sexta-feira, 28 de junho de 2013

A IGREJA DE CRISTO VENCENDO OS DESAFIOS

A IGREJA DE CRISTO VENCENDO OS DESAFIOS

LIÇÃO 13 – 30 de Junho de 2013

TEXTO AUREO
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18

VERDADE APLICADA
A igreja é o corpo vivo de Cristo e ativo no mundo, agindo em prol do conhecimento de Deus para a humanidade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Explicar o que é e o que não é igreja;
  • Enfatizar quem é o fundamento da igreja;
  • Ensinar que o preconceito existe, porque falta conhecimento.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

  • Mc 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
  • Mc 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
  • Mc 16.17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
  • Mc 16.18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
  • Mc 16.19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.


INTRODUÇÃO
Há dois significados fundamentais no Novo Testamento para a palavra igreja. Em um número grande de ocorrências, a palavra igreja significa congregação, pois a ênfase está num grupo de pessoas que acreditaram no evangelho de Cristo, foram batizadas, e que se reuniam para a adoração, companheirismo e serviço cristão. Em outras partes das Escrituras, a palavra igreja foi usada para descrever todas aquelas pessoas que aceitaram Jesus como Salvador de suas vidas. Esse segundo tornou-se o sentido global e mais amplo para a palavra igreja.

  • O sentido real do termo igreja refere-se as pessoas que aceitaram a Jesus.
  • A igreja não se determina por uma placa, por um templo ou por uso e costumes, antes a igreja é composta por pessoas marcadas por Cristo, que foram compradas, lavadas e remidas pelo precioso sangue do cordeiro e tornaram-se estrangeiros nesta terra pois aguardam o dia em que irão morar com Deus.
  • Quando membros da igreja se juntam, forma-se uma congregação, termo este que quer dizer ajuntamento.


1. ENTENDENDO MELHOR O QUE É A IGREJA
Uma instituição ou uma organização se tem por definição de igreja nos dias de hoje. No entanto, nas páginas do Novo Testamento, ela era identificada mais como um organismo vivo e dinâmico, do que uma estrutura de poder e concentração de riquezas. No grego clássico, a palavra igreja (ekklesia) significa “ajuntamento popular” e designava as assembleias locais da Grécia antiga, em que os magistrados decidiam a vida jurídica dos cidadãos (At 19.32,39). Mas, no Novo Testamento, essa expressão indica dentre outras uma congregação local de redimidos em Cristo (Rm 16.5; ICo 16.19; Cl 4.15; Fm 2).

  • A igreja em sua origem era um organismo vivo e dinâmico, isto é, ela crescia e multiplicava por meio da pregação do evangelho;
  • Hoje não é diferente, a igreja viva é aquela que prega o evangelho. A igreja que se acostumou com o mundo e vive uma relação social com as pessoas esta morta e ainda não percebeu.
  • Nunca foi objetivo da igreja ser uma estrutura de poder e concentração de riqueza. Historicamente vemos que a igreja romana dominou a terra por muitos séculos e ainda hoje ostenta uma riqueza incalculável.
  • Por outro lado, vivemos em uma época de denominações evangélicas bilionárias, líderes cada vez mais ricos e menos preocupados com o verdadeiro evangelho que liberta.


1.1. A IGREJA É UM GRUPO DE COMPANHEIROS (AT 2.42)
O único livro, considerado histórico do Novo Testamento, Atos dos Apóstolos, começa a descrever os atos da igreja, como uma comunidade praticando o que os apóstolos ensinaram, na comunhão, no partir do pão, e na prática constante das orações. Esse grupo de companheiros chamados de igreja tinha no relacionamento um estilo de vida particular. Por isso a palavra comunhão descreve bem aquele estilo de vida que os crentes tinham. Eles se consideram iguais e se amavam mutuamente. Eles pertenciam a uma nova família, a família de Deus.

  • Cabe ressaltar que a igreja do primeiro século esperava a volta iminente de Jesus, por isto venderam tudo o que tinham e passaram a viver em uma grande comunidade onde tudo era de todos;
  • Vemos aqui o plano de Deus para espalhar o evangelho pois, uma vez vindo a perseguição romana, os crentes não tinha mais casa para voltar e foram dispersos levando as boas novas por onde passaram;
  • Não podemos desprezar porém o exemplo de amor fraternal e comunhão entre eles, principalmente no partir do pão (refeições feitas em conjunto semelhantes a de Jesus com seus discípulos) e nas orações.
  • Não havia espaço para intrigas, dissenções e invejas, antes todos consideravam a todos em alta estima e desejavam apenas o bem para a comunidade.


1.2. A IGREJA É COMPARADA A UM CORPO
Em uma definição cientifica, “o corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, uma depende da outra”. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida. Movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Isso mostra que mesmo o corpo humano se dividindo em cabeça, tronco e membros, nenhuma das partes tem vida própria ou são independente uma da outra. Todas trabalham juntas (Rm 12.3-9).

  • Esta explicação do corpo é a beleza da igreja, como esta escrito, nem todos tem a mesma função, antes todos somos diferentes na igreja, temos nosso próprio DNA, nossa impressão digital de maneira que somos únicos.
  • A igreja como um corpo também é assim, cada um de nós representa um órgão, um membro ou até mesmo uma pequena célula. Por menor que seja a estrutura no corpo, ela é importante para a manutenção da vida.
  • De nada adianta um coração bater se não há sangue para correr nas artérias e veias. De nada adianta o sangue se este não leva consigo oxigênio, nutrientes e células de defesa para preservar a saúde de todo o corpo. Os músculos não funcionam sem o estômago que tem que começar a digestão para que a comida vire energia para este músculo...
  • Poderíamos dar muitos exemplos, mas a ideia é esta, todo membro tem valor na igreja e é parte fundamental da existência dela.


1.3. A IGREJA É UM TEMPLO ESPIRITUAL.
No Antigo Testamento, essa imagem do povo de Deus como edifício do Senhor ensinava que Deus permanecia no meio do seu povo (Tabernáculo/Templo). No entanto. Deus. cuja presença é encontrada em todo o universo, não está limitado a um templo. Assim no Novo Testamento, os cristãos passam a representar o templo de Cristo. Ele é a pedra fundamental (ICo 3.11; Ef 2.20), em que a igreja de Cristo é edificada como santuário do Altíssimo (ICo 3.16), e habitação do Espírito (Ef 2.22).

  • Tabernáculo era uma tenda conhecida como a casa de Deus. Esta tenda era desmontável e acompanhava o acampamento em seus deslocamentos.
  • A adoração a Deus deveria ocorrer no tabernáculo, bem como os sacrifícios a Ele realizados;
  • Um grande templo foi erguido para abrigar a arca da aliança e servir de local de adoração a Deus. Acreditava-se que o templo era o lugar da adoração, porém Jesus em um ato profético determinou que esta forma de adoração acabaria quando teve aquele diálogo com a mulher samaritana como segue abaixo:
  • Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
  • Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
  • Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
  • Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
  • Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
  • Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
  • João 4:19-24
  • Hoje a adoração deve ocorrer em Espírito e em Verdade. O templo é um ótimo lugar para que a liturgia do culto ocorra, para que os irmãos possam disfrutar da comunhão uns com os outros, para que os testemunhos sejam compartilhados dentre várias outras funções. Porém, a verdadeira adoração se faz em Espírito de maneira que, existem muitos “crentes” que estão dentro do templo, mas os corações estão fechados para Deus.
  • De nada adianta ir ao templo se o nosso coração esta inundado com as preocupações deste mundo.


2. O FUNDAMENTO, A MISSÃO E O FUTURO DA IGREJA.
Os historiadores entendem que desde o início, havia uma forte igreja em Jerusalém dirigida e organizada pelos apóstolos. No entanto ela tem seu início já nos primeiros movimentos de pregação e ensinos de Jesus Cristo, que é de fato o fundador da igreja. Durante seu ministério, Jesus viveu como quem tinha a missão de começar uma nova comunidade. Ele, antes de qualquer nova proposta, dirigiu-se à antiga comunidade (a nação de Israel), mas esta o rejeitou (Jo 1.11-12). Então, começou a chamar um grupo de novos alunos, ou seguidores e deu-lhe os princípios normativos dessa nova comunidade (Mt 5.1-10). A partir daí, Ele designou doze homens como liderança daquele novo grupo. Esses homens ensinaram e pregaram em vários lugares os seus ensinos. E, até hoje, continuadamente Jesus está convocando os pecadores, a fim de que desfrutem das bênçãos do reino de Deus.

2.1. A IGREJA E SEU FUNDAMENTO
Apesar de sua constituição humana, a igreja de Cristo tem procedência divina, pois ela foi pensada pelo próprio Deus que a sustenta e faz com que tudo quanto projetou para ela, em sua jornada de peregrinação rumo ao Céu, realize-se. Ela é uma edificação de Deus, e como tal tem um fundamento, sem o qual não pôde ser construída e não poderá se manter de pé ou suportar a ação do tempo em suas estruturas (Mt 7.24-27). E esse fundamento é Jesus Cristo (Mt 18.13-20).

  • Se a igreja fosse obra das mãos de homens ela não resistiria ao inferno, mas por ser obra de Deus e por Ele sustentada, as portas do inferno não prevalecem contra ela;
  • Temos que entender, pregar e ensinar que Jesus é o criador da Igreja e também o sustentador dela. Além disto, a igreja existe para glória dEle e trabalha em Sua obra.
  • Há hoje muitas igrejas voltadas a um evangelho de homens, preocupada em agradar os desejos carnais, em enriquecimento e vida boa nesta terra, estão esquecendo que o centro é Cristo e o alvo é o céu;
  • Muitos hoje não desejam mais fervorosamente a volta de Jesus, ficam preocupados com as coisas deste mundo e não se consideram mais peregrinos nesta terra, antes fizeram aqui morada definitiva e estão assim acomodados e confortáveis;


2.2. A MISSÃO DA IGREJA
Antes de qualquer coisa, a igreja existe essencialmente para adorar a Deus (Jo 4.24). O ensino, a comunhão e o serviço na comunidade cristã têm exatamente essa finalidade, glorificar a Deus em toda a sua grandeza. A igreja proclama o evangelho e faz missões em todos os níveis para que o Senhor seja exaltado entre todas as pessoas e todas as nações. Então, a igreja é um grupo de pessoas redimidas que existem e vivem para a glória de Deus. Jesus disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16). Portanto toda ação da igreja na terra é para glorificar a Deus.

  • Como falamos no tópico anterior, tudo que existe, toda a criação inclusive a igreja foi criada para glorificar a Deus.
  • Partido desta premissa, tudo o que a igreja faz, em qualquer departamento tem que ter como finalidade a glorificação a Deus;
  • Quando surgem escândalos, quando pessoas agem de má fé e exploram os membros, vemos a igreja descumprindo o seu papel principal de glorificar a Deus.
  •  

2.3. O FUTURO DA IGREJA
A igreja de Cristo, em sua jornada neste mundo, mesmo influenciada pelos poderes das trevas, tem um futuro de vitória. Ela aguarda ansiosamente, o retorno de Cristo para buscá-la. Será um maravilhoso evento. A transitoriedade histórica da igreja terá sido consumada naquele dia. A igreja estará para sempre com o Senhor Jesus, nas mansões celestiais, aproveitando o gozo e alegria do futuro celeste. A igreja não está sem direção, ela tem um caminho (Jesus), ela participa do projeto de restauração de Deus para a humanidade. A ela resta apenas a fidelidade até o dia final (Mt 10.22)

  • Esta é a nossa maior vitória, ter o nome escrito no livro da vida e ouvir o som da trombeta naquele grande dia;
  • Nada substitui esta glória, não há dinheiro, conquistas pessoais, grandes feitos que se compare a este dia.
  • Infelizmente, muitos não estão mais desejando o arrebatamento. Há pastores que estão pregando que o arrebatamento é uma grande utopia, algo imaginário e fantasioso e que na verdade o arrebatamento é individual que chegará com a morte de cada crente. Que Deus nos livre destas pregações heréticas dos últimos dias.


3. A MULHER, A POLÍTICA E A DISCIPLINA NA IGREJA
A mulher, a política e a disciplina na igreja são assuntos que ainda são difíceis de discutir com alguns cristãos. Tudo porque alguns perpetuam conceitos preconceituosos.

  • Segundo o Wikipedia: Preconceito (prefixo pré-e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
  • As mulheres estão ganhando seu espaço na obra de Deus, mas a duras penas.
  • No Brasil e nos EUA, já existiram igrejas ditas Cristãs que não aceitavam negros em seu rol de membros.
  • Todos foram criados por Deus e estão aptos a exercer o trabalho em Sua obra.
  •  

3.1. O MINISTÉRIO FEMININO NA IGREJA
Apesar de estarmos no século XXI, ainda existe muita resistência ao ministério feminino na igreja cristã brasileira; evidentemente, por existir muitos preconceitos da parte de alguns. Entretanto, encontramos no ministério de Jesus, muitas mulheres presentes com sua relevante contribuição para a vida comunitária e a expansão do reino de Deus (Lc 8.1-3). Jesus, de certa forma, proporcionou melhores condições para a mulher na sociedade. Ele a colocou no lugar que merecia. Destacou sua importância e a necessidade de tê-las presentes, na igreja, com suas funções e habilidades. Elas aparecem na genealogia de Jesus (Mt 1.3,5,6,16), e como mulheres de destaque na preservação da história de Israel (Gn 38.12-39; Js 2.1; Hb 11.31; 2Sm 11.1-4); e ficou subtendido que mesmo as transgressoras se arrependeram de suas práticas pecaminosas, e creram na obra redentora de Cristo (Hb 11.1,2,32-40).

  • Estamos no século XXI, Jesus veio no século I, na época de Jesus a sociedade era muito mais machista do que hoje, podemos notar isto pela própria Bíblia Sagrada, mas mesmo assim Jesus fez questão de mostrar o quanto as mulheres eram importantes em Sua obra;
  • Biologicamente a capacidade do homem e da mulher em fazer a obra de Deus é o mesmo, não há distinção, mas os costumes ainda barram a maior atuação da mulher na igreja e isto só traz prejuízo para a obra de Deus.
  • O que seria da igreja sem as esposas de obreiros, das irmãs do círculo de oração, do trabalho social por elas desenvolvido. Agora imagine o quanto mais a igreja cresceria se estas irmãs pudessem assumir cargos de gestão e eclesiásticos...


3.2. O PODER POLÍTICO E A IGREJA
Erra quem pensa que não deve se envolver com a esfera política. É preciso estar a par dos assuntos civis que afetam a vida. Participar dos debates da sociedade e se envolver através do voto e da opinião emitida, é muito importante para que o crente contribua contra as impunidades e injustiças praticadas na sociedade. O crente tem que contribuir para a prosperidade de seu país, com motivações positivas e ideias inteligentes (Rm 13.1-17). O que se tem que fazer como igreja, é se manter fiel andando na verdade denunciando o pecado, seja em que esfera for, ajudando a promover a justiça, praticando através da vida a espiritualidade sadia e combatendo o mal (lPe 2.9,10).

  • Vivemos em sociedade, por este simples motivo somos seres políticos. Discutimos os rumos do país, exercemos o direito do voto, reclamamos quando o preço da carne sobe ou a lâmpada do poste em frente nossa casa queima... Devemos sim nos inteirar da política e saber o que acontece em nosso redor;
  • A igreja como agente político tem o dever de denunciar o pecado e os abusos contra os menos favorecidos, tem que ser exemplo de honestidade e transformação de vidas, mas não pode se envolver nas falcatruas tão comuns no meio político.
  • Elias, João Batista e muitos outros denunciaram os abusos dos governantes, mas não se envolveram com a corrupção que tão de perto os rodeavam.


3.3. A DISCIPLINA NA IGREJA
A disciplina cristã tem a função clássica de assegurar o bem-estar na igreja e o seu bom funcionamento. Sendo ela uma instituição divina quanto humana, ela necessita de normas para o seu bom desempenho. Em seu caráter temporal, dispõe de personalidade jurídica e obriga-se a explicitar em estatuto, e, em alguns lugares, o seu regimento interno. Na verdade, a disciplina é um pressuposto em qualquer área da vida. Além das normas, a disciplina ajuda as pessoas em seu caráter preventivo, com o ensino adequado, protegendo os cristãos para que obedeçam as Escrituras. E, é nessa rotina que a Bíblia sempre será a fonte cristalina da disciplina, ela é a base, o parâmetro, a verdade absoluta, com autonomia espiritual, para qualquer assunto que for tratado no seio da igreja de Cristo (2Pe 1.19-21).

  • Vivemos dias em que não se pode disciplinar. O pai não pode disciplinar o filho pois causa nele trauma psicológico, o professor não pode “chamar a atenção” de um aluno e muito menos reprová-lo pois isto não contribui em nada, antes o prejudica pedagogicamente.
  • Esta linha de pensamento tem chegado a muitas igrejas que não mais disciplinas seus membros quando estes pecam. Isto é grave pois esta sendo criada uma cultura de banalização do pecado e consequentemente perda de temor a Deus.


CONCLUSÃO

A igreja de Cristo tem muitos desafios a vencer. Com conhecimento necessário das Escrituras, uma vida de santidade, de comunhão com o próximo e com Deus será possível vislumbrar a vitória diante dos assuntos da atualidade. É preciso se contextualizar sem abandonar as doutrinas elementares das Escrituras. Dialogar com o mundo sem negociar os pontos cardeais de nossa fé. A vida simples, a prática das disciplinas espirituais, é do que precisamos para cumprir o nosso papel de igreja de Cristo no mundo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A CONTENDA PRODUZ A DESUNIÃO - LIÇÃO 12 – 23 de Junho de 2013

A CONTENDA PRODUZ A DESUNIÃO

LIÇÃO 12 – 23 de Junho de 2013

TEXTO AUREO
 “E rejeita as questões insensatas e absurdas, sabendo que produzem contendas”. 2Tm 2.23

VERDADE APLICADA
As questões polêmicas nunca ajudaram o cristão ser convicto; pelo contrário, geram contendas no meio da igreja.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Ressaltar que é papel da igreja admoestar os insensatos que vivam procurando assuntos polêmicos;
  • Deixar claro que a correção precisa ser com mansidão para não perder os transgressores;
  • Conscientizar de que o amor deve superar todas as nossas diferenças teológicas, administrativas e eclesiásticas.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  • 2Tm 2.24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente.
  • 2Tm 2.25 - Corrigindo com mansidão os que resistem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.
  • Tt 1.10 - Pois há muitos insubordinados, faladores vãos, e enganadores, especialmente os da circuncisão.
  • Tt 1.11 - É preciso tapar-lhes a boca, porque transformam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
  • Tt 1.14 - Não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade.
  • Tt 3.9 - Mas evita questões tolas, genealogias e contendas, e debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs.


INTRODUÇÃO
A ocorrência de conflitos em uma igreja local é muito comum. O que não deve ser considerado comum é a aceitação de uma comunidade cristã com essas características, norteando a sua rotina religiosa. As divergências entre os irmãos, ou até mesmo entre as lideranças acontecerão. Cumpre a cada um procurar a melhor forma para a conciliação amigável. O conselho pastoral de irmãos mais experientes, ou até em um grupo de irmãos mais maduros, podem ajudar, mas nunca substituir a orientação das Escrituras. Não podemos deixar de seguir o padrão da Palavra de Deus, pois nEla estão as orientações básicas para uma igreja vitoriosa.

  • A igreja deve ser imaginada como uma grande família que possui membros com os mais variados comportamentos. É normal que os conflitos surjam quando a família se reúne, nem sempre as opiniões são as mesmas, muito menos os desejos e a sensação de certo e errado.
  • Agora, estas divergências devem ser resolvidas com amor de maneira que não fique rancor em ninguém.


1. AS QUESTÕES TOLAS DEVEM SER EVITADAS
Para que ficar debatendo assuntos de difícil interpretação (2Pe 3.16) que, às vezes, têm vários significados ou sentidos que não foram revelados a nós? (Dt 29.29). Procuremos nos deter no que é explicável. Muitas igrejas nascem como resultado de visões e interpretações de homens carnais que sempre levantam polêmicas sobre questões bíblicas dizendo que os outros estão errados.

  • Como professor da EBD a muitos anos, tive que interromper discussões acaloradas por muitas vezes sempre sob o mesmo argumento: “estas discussões não cooperam para nada em nossa caminhada para o céu”.
  • Há quem goste de discutir os detalhes que não foram plenamente revelados e fazem disto um grande debate nada proveitoso.
  • Em meio a estas “revelações” muitas seitas surgiram, muitos se desviaram do caminho e hoje estão sem salvação.


1.1. PROCURE NÃO OCUPAR TEMPO COM FALATÓRIOS INÚTEIS
Há muita coisa a fazer, não gaste o seu tempo discutindo ideias tolas, mas use sua energia na conservação do trabalho cristão e na consagração da vida por meio da oração, jejum, leitura bíblica e outros assuntos importantes (lTm 4.7; Tt 3.9-11). Não podemos nos ocupar e perder tempo com falatórios e questões que não levem a nada, a não ser para criar polêmicas, transtornar e confundir os ouvintes. É bom que a nossa mente esteja ocupada com coisas sadias e frutíferas.

  • Creio que não podemos ser tão radicais assim, conversar sobre outros assuntos que não a Bíblia é importante pois vivemos em uma sociedade e devemos nos posicionar nela, porém a conversa que não leva a nada e ainda traz conflito deve sim ser evitada pois fatalmente gerará mal testemunho;


1.2. REJEITA AS FÁBULAS PROFANAS
“Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé” (lTm 1.3-4). “Mas rejeita as fábulas profanas e exercita-te a ti mesmo em piedade” (lTm 4.7). Procure não se ocupar com elas, pois trazem controvérsias (Tt 3.8-11). Tudo que não convenha ou que não edifique não se deve dar atenção (ICo 10.23).

  • O que seriam estas fábulas profanas? Seriam histórias mirabolantes sem base bíblica sobre algo sobrenatural que aconteceu. Isto geralmente era atribuído a Deus.
  • Nos dias de hoje não é diferente, ouvimos histórias e “testemunhos” que alguém ouviu dizer que ouviu de outro alguém... O pior é que repassamos isto a outros sem confirmar a veracidade do fato.
  • A questão da genealogia (história dos antepassados) existia pois os judeus acreditavam que só os que tinham descendência judia seriam salvos. Isto gerava grandes debates e muitas desavenças.


1.3. NENHUMA PROFECIA É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO
As profecias não foram produzidas por vontade dos homens (2Pe 1.20-21). Por mais que o homem queira dar resposta a todos os enigmas bíblicos, ele não conseguirá; não podemos interpretar a Bíblia de acordo com as nossas filosofias e conveniências. Ninguém está autorizado a mudar o sentido da Palavra de Deus para seu próprio proveito (2Co 4.2). Cuidado! Ao torcer a Palavra estarás caminhando para a sua própria perdição (2Pe 3.16-18).

  • Nada absolutamente nada substitui a palavra de Deus!
  • Nem profecia, nem palavra de homem nem revelação, nada é superior à sua Bíblia.
  • Existem vários religiosos apegados a profecias de homens, tais como os mórmons com Joseph Smith, os adventistas com Helen White dentre outros, pessoas valorizam a profecia e os profetas ao ponto de colocar seus escritos no mesmo patamar que a Bíblia Sagrada.
  • A interpretação da Bíblia se dá pela própria Bíblia como esta escrito em Isaías 28:10 “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.”
  • Para interpretar bem a palavra de Deus é necessário ler o versículo, ler o capítulo e estudar o contexto em que aqueles escritos estão inseridos, bem como a época em que foram escritos, para quem e com qual finalidade.


2. NÃO HÁ LUCRO NAS CONTROVÉRSIAS
Alguns irmãos extremistas consideram ultrapassado, o conjunto de normas e funções que as Assembleias de Deus utilizam para promover a vida cristã sadia, e não querem mais os cultos de doutrina; Escola Bíblica Dominical tradicional; questionam as nossas literaturas e querem criar novos métodos paralelos para outros estudos, onde levantam polêmicas a respeito da administração eclesiástica, da figura do pastor, da forma de governo ministerial, dos líderes de departamentos e dos pontos bíblicos de difícil interpretação (2Tm 4.3,4). Isso nunca rendeu lucro para ninguém, mas tem causado muitos aborrecimentos à direção das igrejas.

  • O tópico acima já diz tudo e deve ser abordado com detalhe, mas gostaria de acrescentar algo que por vezes foge da memória dos membros das nossas igrejas.
  • Quando fomos batizados fizemos uma promessa diante de Deus que obedeceríamos a doutrina e os COSTUMES da nossa igreja. Quando nos rebelamos contra ela, estamos quebrando um juramento e isto é grave. Junte-se a isto o pecado de rebelião.


2.1. O PARTIDARISMO DENTRO DA IGREJA DEVE CESSAR
Nós temos que parar com o partidarismo dentro da igreja, dizendo: “Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo” (ICo 1.10-13). As divisões e os grupinhos que seguem ideias e escolas diferentes devem cessar. Precisamos entender que igreja e pastor não são perfeitos. Mas é claro que buscamos o equilíbrio, a unidade e o aperfeiçoamento do Corpo de Cristo (Ef 4.12-16). Nenhuma pessoa questionadora alcançou ou parou numa posição de destaque. Evitemos os grupos murmuradores e desagregadores. Embora não devamos abrir mão do diálogo construtivo.

  • Como foi dito, não podemos abrir mão do diálogo construtivo, isto é, a igreja é formada por pessoas pensantes com opiniões próprias e que não aceitam tudo de qualquer forma, porém criar grupos dentro da igreja e promover comportamentos diferentes dos demais é egoísmo e altivez, isto não deve existir.
  • É normal que os integrantes da banda tenham mais harmonia entre si, bem como os obreiros, os professores da EBD, o Coral e os músicos devido à proximidade que surgem nos ensaios e encontros, mas devemos lembrar que todos somos de CRISTO.


2.2. PENSAMENTOS DIVERGENTES DEVEM SER CONTIDOS
“Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, pensando a mesma coisa” (Fp 2.2). Especulações teológicas inúteis e insensatas têm dividido o povo de Deus, levando a ter dentro da igreja a ala X e a ala Y. É preciso ficar claro que muitas coisas nós aceitamos pela fé e será em vão o esforço de certos doutrinadores tentarem outro ensino diferente da verdade bíblica. Alguns se levantam como cabeças para conseguir adeptos que se juntem a eles para implantar a dissidência. Precisamos conter essas ondas dentro das igrejas do Senhor Jesus. Admoestar no mínimo duas vezes e depois, se for preciso, evitá-los (Tt 3.8-11; Mt 18.15-17).

  • Isto não é novo, desde a época de Jesus já havia divergência. Os saduceus e os Fariseus divergiam quanto a ressurreição e não se davam bem.
  • Nos dias de hoje não é diferente, muitos obreiros estão se apegando a questões teológicas que nada edificam a igreja e consequentemente tem criado grupos de seguidores que se opões a outros obreiros com visões diferentes. Resultado disto? Muitas divisões na igrejas, criação de inúmeros ministérios e muitos perdidos no meio do caminho.


2.3. A BRIGA NÃO PROMOVE A PAZ E NEM A UNIÃO
Muitos pontos de vista antagônicos acabam em discussões e acusações de parte a parte sem nenhum objetivo claro, colocando algumas pessoas contra outras e impedindo a paz entre os irmãos. Quando uma puxa para um lado e a outra para o outro, ambas não podem estar sentindo a mesma coisa (Fp 2.2), nem há união de propósitos. Não dá para ficarmos nos digladiando. Ao invés disso, seguir a paz é a recomendação bíblica (Hb 12.14). E, enquanto depender de vós, tende paz com todos (Rm 12.18). Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (SI 133.1).

  • Lembrem-se que nos cumprimentamos com a Paz do Senhor, esta paz não pode ser fingida, antes, esta é a “paz de Deus, que excede todo o entendimento, que guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai... e o Deus de paz será convosco.” Filipenses 4:7-9


3. AO SERVO DO SENHOR NÃO CONVÉM CONTENDER
“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus” (ICo 11.16). No Evangelho de Jesus, não pode haver rixas, litígios e disputas entre os irmãos. "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Fp 2.14). A recomendação de Paulo a Timóteo diz que, ao servo do Senhor, não convém contender, mas exercer a mansidão (2Tm 2.24).

3.1. CONTENDER NÃO LEVARÁ A NADA, A NÃO SER A DESGASTE PÚBLICO.
Nas contendas de palavras, nascem provocações, difamações e suspeitas malignas (lTm 6.3-5). O desgaste perante a igreja virá para quem é contencioso, o seu nome será questionado ao ser indicado para qualquer atividade. Aliás, ninguém quer trabalhar com quem reclama, murmura e questiona tudo, é durão, rabugento, ranzinza, briga com todos e desestabiliza a obra de Deus. Muitas contendas têm nascido ao discutir sobre tradições, usos e costumes nas igrejas. Estamos vivendo uma época que todos os conceitos estão sendo colocados em xeque, mas de uma coisa tenho certeza que tudo aquilo que for realmente de cunho bíblico ficará para sempre e ninguém poderá mudar.

  • Há pessoas que reclamam por não ter oportunidade de trabalhar na igreja (de fazer a obra de Deus), mas não percebem que sua atitude arrogante o torna insuportável e consequentemente não desejado pelos líderes.
  • Quem gostaria de “contratar” um ranzinza e mal educado para trabalhar com ele?
  • Sobre uso e costumes já falamos em tópicos anteriores, mas fico pensando, com tantas igrejas porque se rebelar naquela em que se prometeu seguir os usos e costumes? Porque não mudar de denominação?


3.2. NÃO PROMOVA DISPUTAS OU FALATÓRIOS INÚTEIS
Evite os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade (2Tm 2.16). A pessoa que promove disputas e que dispersa o povo de Deus, com certeza cairá no descrédito e, consequentemente, será colocada de lado. Os insensatos levantam discussões maldosas que não levam a lugar nenhum, só causam prejuízos. A verdadeira atividade do cristão deve ser o cultivo das virtudes e não o fruto das controvérsias e discórdias que tiram a paz, dividem as igrejas e afastam os crentes, principalmente os neófitos.

  • Se um não quer dois não discutem! Temos que exercer a sabedoria de encerrar um debate quando constatarmos que ele esta caminhando para algo ofensivo.
  • Não tem muito tempo eu me peguei em uma discussão acalorada pela internet com outros irmãos, depois de muitos textos, um querendo convencer o outro que estava certo, eu parar para refletir que proveito estaria surgindo daquilo tudo. Não pensei duas vezes, encerrei o assunto e apaguei minhas postagens.


3.3. SE EU NÃO POSSO AJUDAR, NÃO DEVO ATRAPALHAR
Se você não ajunta, com certeza poderá espalhar. Quem não ajuda o Reino de Deus não deve também atrapalhar seu andamento. Não dê ouvido a mandamentos de homens desviados da verdade (Mt 15.8.9; Tt 1.14). “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando as conversas vãs e profanas e as oposições da falsamente chamada ciência” (lTm 6.20-21). Muitos têm prestado um desserviço ao Reino de Deus atrapalhando a harmonia e consequentemente a união. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando (Mt 23.13).

  • Muito ajuda quem não atrapalha, já dizia o ditado.
  • Temos três tipos de pessoas na igreja, os que fazem a obra, os que assistem os outros fazerem a obra e os que atrapalham.
  • Infelizmente a minoria são os que fazem e a maioria os que assistem, sendo que alguns atrapalham.
  • Afirmo que só assistir e não atrapalhar também não é a melhor atitude, pois “os campos estão brancos e poucos são os ceifeiros” e “Há trabalho pronto para ti, cristão; Que demanda toda a tua devoção; Vem, alegremente, a Cristo obedecer, Pois só tu, ó crente, o poderás fazer!”
  • Façamos então a obra de Deus!


CONCLUSÃO

Os conflitos pessoais, conflitos políticos e conflitos doutrinários em uma comunidade cristã infelizmente ainda acontecem. As pessoas ainda tem uma visão particular de como a igreja deve ser conduzida e vivida. Há cristãos por exemplo, que julgam que as Escrituras é de particular interpretação; outros que não precisam ser pastoreados por uma liderança instituída. A maneira como vamos enfrentar os problemas e encontrar as soluções, é que vão revelar a nossa coragem e maturidade. Como disse no início: a Palavra de Deus deve ser sempre a maior ferramenta para trazer soluções a esses problemas que vivemos em nosso tempo. 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A BÊNÇÃO DA BOA E SOBERANA VONTADE DE DEUS - LIÇÃO 11 – 16 DE JUNHO DE 2013

A BÊNÇÃO DA BOA E SOBERANA VONTADE DE DEUS - LIÇÃO 11 – 16 DE JUNHO DE 2013

LIÇÃO 11 – 16 de Junho de 2013

A bênção da boa e soberana vontade de Deus

TEXTO AUREO
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rm 12.2

VERDADE APLICADA
Fazer a vontade de Deus é a mais sábia decisão que podemos tomar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Aceitar que Deus tem um plano para os seus filhos;
  • Discernir a vontade de Deus em cada área específica da vida;
  • Sujeitar-se à vontade de Deus como a melhor opção.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  • SI 143.7 - Ouve-me depressa, ó Senhor! O meu espírito desfalece; não escondas de mim a tua face, para que eu não seja semelhante aos que descem à cova.
  • SI 143.8 - Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
  • SI 143.9 - Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio.
  • Sl 143.10 - Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.
  • SI 143.11 - Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.
  • SI 143.12 - E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo.


INTRODUÇÃO

O nosso valor diante de Deus, tem maior compreensão, a partir do estudo sistematizado das Escrituras Sagradas. Percebemos o quanto somos importantes para o Senhor. E nesse sentido, é que descobrimos que Ele tem um Plano especial para cada um dos seus filhos. Ao navegar pelas águas da Bíblia, encontramos o quanto a palavra “melhor” é uma das preferidas de Deus. Surge a pergunta: por que Ele insiste tanto nesta palavra? Cremos que é para nos revelar o quanto Ele deseja o melhor para o seu povo. E, se muitas vezes nos encontramos na pior, não é porque seja da responsabilidade de Deus, mas única e exclusivamente da nossa.
  • Temos a mania de justificar nossos erros, de preferência colocando a culpa em alguém. Foi assim com Adão que colocou a culpa em Eva e esta por sua vez colocou a culpa de sua desobediência na Serpente.
  • Não que este erro se justifique, porém tem pessoas que agem de forma ainda pior, quando colocam a culpa de seus problemas e do mundo em Deus.
  • Quando acontece uma tragédia diz, porque Deus permitiu isto? Algo não sai conforme o planejado, diz que Deus poderia ter evitado que isto acontecesse...
  • Não reconhecemos nossos erros, não entendemos que o mundo caminha cada dia mais para longe de Deus. As pessoas pedem indiretamente para Deus não fazer parte de suas vidas, não o querem mais em suas casas, mas quando algo trágico ocorre, colocam a culpa no criador.


A história abaixo é bem interessante para ilustrar o que o tópico diz, se achar interessante pode contá-la aos seus alunos:

Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem, e eles começaram a falar sobre Deus.
O barbeiro disse: Eu não acredito que Deus exista como você diz.
Por que você diz isto? O cliente perguntou.
Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas!
O cliente pensou por um momento, mas não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.
Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e arrepiado.
Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
Sabe de uma coisa? Barbeiros também não existem!
Como assim eles não existem? Perguntou o barbeiro.
Eu sou um!
Não! O cliente exclamou.
Eles não existem, pois se eles existissem não haveriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está ali na rua.
Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas. Responde o barbeiro.
Exatamente! – Afirmou o cliente. É justamente isso! Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas e é por isso que há tanta falta de amor, dor e sofrimento no mundo.

1. O QUE É PRECISO PARA SABER A VONTADE DE DEUS?

Para saber a vontade de Deus, há, pelo menos, três movimentos importantes a serem dados. O primeiro é fundamental para que os outros aconteçam: é o novo nascimento, que acontece a partir de uma entrega real e irrestrita ao Senhor Jesus, reconhecendo-o como o único Senhor e Salvador de sua vida. O segundo é passar a ter compreensão espiritual, evidentemente fruto do primeiro movimento, sem novo nascimento não há percepção espiritual verdadeira. O terceiro e não menos importante, seria a obediência a Palavra de Deus.

1.1. NASCER DE NOVO

Em primeiro lugar, para que haja uma compreensão da vontade de Deus, a pessoa precisa reconhecer sua condição de pecador e, a partir do arrependimento, se tornar uma nova criatura (2Co 5.17), pelo incomparável poder do Senhor Jesus Cristo. O homem é denominado pecador, não só porque comete atos pecaminosos, mas porque a sua natureza interior é pecaminosa. O salmista disse: "‘Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (SI 51.5). Então, a solução única para esse problema humano é ter a sua natureza transformada. A isso a Bíblia chama de novo nascimento (Jo 3.1-7). Sem essa transformação, não se pode viver uma vida segundo a vontade de Deus, pois só as pessoas nascidas de novo saberão de fato qual a direção que Deus tem para as suas vidas.
  • Nascer de novo vai muito além do simples fato de aceitar Jesus como um ato exterior, é preciso transformação interior.
  • Note que Pedro, mesmo andando com Jesus ainda não tinha nascido de novo. Ele foi inclusive duramente repreendido por Jesus que ainda disse a ele que "quando" se convertesse...
  • Será que realmente nascemos de novo, o velho homem com seus pecados e manias realmente ficou pra trás? Se isto não acontecer, não há como ter perfeita comunhão com Deus.
  • O ato de nascer de novo gera um novo homem que passa a ter um novo relacionamento com Deus. É importante porém frisar que o nascer de novo gera um novo relacionamento com o mundo também, a nossa forma de agir perante o mundo muda e isto deve servir de testemunho para com os demais.


1.2. TER COMPREENSÃO ESPIRITUAL

Assim como os homens entendem as leis da natureza através dos sentidos humanos (tato. visão, gustação, olfato e audição), o Senhor nos revestiu de compreensão espiritual para termos uma vida altaneira na sua presença. É uma compreensão da certeza da existência de Deus, da sua presença e atuação em cada filho. Revelando a Sua vontade em cada decisão que se toma. É na verdade uma percepção espiritual que os crentes passam a ter, como bem disse o Apóstolo Paulo: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (ICo 2.14,15).

  • Falamos sobre isto na lição passada, o homem que aceita a Jesus alcança uma graça maravilhosa que é a salvação de sua alma, porém a salvação traz benefícios imerecidos ao homem, dentre eles podemos citar a morada do Espírito Santo em nossos corações.
  • Quando o Espírito Santo começa a agir em nossa vida, passamos a ter esperança na vida eterna e a certeza da existência de Deus. Isto é inexplicável e só pode ser sentido por quem já nasceu de novo;
  • Além disto, temos agora alguém que nos consola, nos dá força em meio as lutas e ainda no mostra quando estamos nos desviando do caminho do Senhor.
  • Enfim, Jesus nos criou, depois deus Sua vida por nós, ressuscitou, enviou o Espírito Santo para habitar em nós e ainda voltará para nos buscar.


1.3. OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

Ao contrário do que os mais simples possam pensar, o Senhor não revela a Sua vontade simplesmente para satisfazer a curiosidade das pessoas. Ele faz para que as pessoas possam orientar suas vidas. Por isso, para saber da vontade de Deus, é preciso antecipadamente decidir se vai ou não ter uma vida de obediência ao que o Senhor nos revelar, não importando a que circunstância vai nos encaminhar. Isso sempre envolve uma significativa medida de fé e confiança da sabedoria de Deus. Sabendo que a sua vontade é revelada progressivamente, à medida que caminhamos com Ele no estudo da Palavra de Deus.
  • Comunhão com Deus se adquiri com falta de comunhão com o mundo. Deus só revela Sua vontade para aqueles que estão em comunhão com Ele;
  • Importante ressaltar que as revelações são dadas para que se tenha um fim espiritual, isto é, por uma revelação o crente têm sua fé renovada, seu espírito consolado, sua alma impedida de cair em pecado... É preciso separar profecia de profetada, Deus revela Sua vontade para crescimento do crente, par Sua glória e para que Sua vontade seja feita, o que passar disto de nada serve.



2. INSTRUMENTOS CONFIÁVEIS PARA SABER A VONTADE DE DEUS

Os indicadores seguros da vontade de Deus são muitos, mas alguns fundamentais não podem faltar na vida dos cristãos que desejam conhecer os conselhos de Deus.

2.1. A PODEROSA PALAVRA DE DEUS

Como Palavra de Deus, a Bíblia é portadora dos conselhos de Deus para os homens. Por isso, para uma vida de orientação, faz-se necessário examiná-la constantemente. Jesus disse acertadamente: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Isso não quer dizer que, ao se abrir as Escrituras aleatoriamente, conhecer-se-á todo o conselho de Deus, e assim, concluir que o primeiro texto encontrado é a resposta de Deus para aquela situação específica. É claro, que não se quer aqui discutir a experiência particular das pessoas, mas, em geral, essa é uma atitude de muito risco. O normal é que, através de um estudo sistemático das passagens, o cristão passe a ter uma compreensão do todo, e não apenas das partes.
  • Quem nunca passou por uma situação desta? Antes de uma oração uma irmã ou irmão abre a Bíblia aleatoriamente para ver o que Deus quer falar para aquela pessoa naquele momento. Não duvido que Deus possa falar com alguém por intermédio desta prática, mas o “saber” a vontade de Deus vem de conhece-lo cada dia mais.
  • A bíblia diz que em Oséias 4:6 (NIV) que “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”, então é o estudo sistemático da Bíblia e uma vida de oração e obediência que leva o crente a compreender a vontade de Deus para sua vida.
  • A Bíblia é um livro que NÃO foi escrito para ser lido, foi escrito para ser meditado.


2.3. O BOM SENSO E OS SÁBIOS CONSELHOS
O bom senso é primordial para todas as decisões. É sinônimo de prudência, circunspecção, de bom julgamento, de sentir, de apreciar, de ter entendimento. Quando o raciocínio humano está orientado pelo Espírito, o bom senso há de indicar a vontade de Deus, pois a igreja possui a mente de Cristo (ICo 2.16). A partir daí a mente estará pronta para reter os sábios conselhos, que evidentemente, serão dados por alguém mais maduro espiritualmente de sua confiança. Como bem disse o sábio Salomão: “Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança” (Pv 11.14). Os conselheiros mais adequados são aquelas pessoas salvas em Cristo, que possuem não somente maturidade espiritual, mas são merecedoras de sua confiança.
  • A Bíblia diz em Tiago 1:5 (NIV) que Se qualquer de vocês tiver falta de sabedoria, peça a Deus que dá generosamente a todos sem achar falta, e será dado ao que pedir;
  • Bom senso e sabedoria andam juntas, a pessoa sábia sabe falar na hora certa, não provoca o outro à ira ou desanima aquele que esta passando por luta, antes sempre tem uma palavra correta para a hora correta;
  • O sábio sabe também a hora de não falar nada, há momentos em que o silêncio é a única ferramenta eficaz de comunicação.
  • Prov. 13:20 (NIV) Aquele que caminha com o sábio, se torna sábio, mas um companheiro de tolos sofre dano. Lembra aquele provérbio popular “Diga-me com quem tu andas que te direi quem és”. A pessoa sábia procura andar com pessoas sábias pois isto a ajudará quando precisar de um conselho...


3. QUAIS OS RESULTADOS DA VONTADE DE DEUS?
Antes de comentar sobre os resultados da vontade de Deus, é preciso dizer que há uma distinção muito importante quando se trata de outro assunto: a vontade objetiva de Deus e a vontade permissiva de Deus. Há situações que Deus determina na vida dos cristãos, por Sua vontade objetiva. Valendo lembrar que sempre são coisas positivas e boas. No entanto há momentos na vida dos cristãos que não se constituem a vontade objetiva de Deus, mas a sua vontade permissiva, isto é, Ele não planejou que fosse desta forma, mas permite que o seja em favor de seus propósitos eternos e sábios.
  • Uma coisa importante de se destacar no texto acima é que Deus deixou para o homem a capacidade de decidir a quem seguir e o que fazer da sua vida. Isto chamamos de “livre arbítrio”;
  • As vezes queremos dar uma “forcinha” para Deus. Como se Ele precisasse de ajuda de alguém! Digo isto pois as vezes não queremos aguardar o agir de Deus, antes criamos algumas situações na expectativa de se ter uma resposta de Deus, na maioria das vezes isto não dá certo;
  • Nesta de querer a resposta rápida, acontecem situações que não são vontade de Deus, mas que por escolha do homem (e sua insistência), Deus permite que aconteça.
  • Seria semelhante a uma criança que de tanto insistir consegue algo do Pai, mesmo que aquilo não seja o melhor para a criança naquele momento.


3.1. UMA VIDA DE PAZ
A Bíblia diz assim: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15). Aqui está o desejo de Deus, que em cada vida a tranquilidade dos Céus esteja no interior de cada um. No entanto, isso só é possível enquanto estamos dentro da vontade de Deus. Quando algo nos incomoda, tirando a tranquilidade, a paz interior e a alegria de continuar a jornada de fé, é por que alguma coisa está errada. E o momento em que o Espírito Santo nos incomoda, sinalizando que não estamos dentro da vontade de Deus.
  • Tem uma frase do filme Desafiando Gigantes que acho bem interessante que é “Nas palavras de Deus Ele disse 365 vezes diferentes: não tenha medo! Com tantas vezes assim Ele devia estar falando sério, não é mesmo? "
  • Temos que ter segurança da salvação pois a segurança traz a paz que excede todo entendimento;
  • Quanto mais o crente pensar no céu, mas paz ele terá e maior a esperança de um dia estar no céu com Deus;
  • Quanto mais o crente se envolve com as coisas deste mundo, bem como com estas teologias modernas do viver bem nesta terra e prosperar por aqui, mas ele ficará ansioso pelo dia de amanhã e menos paz irá sentir no seu coração.


3.2. UMA VIDA BEM SUCEDIDA
A vontade de Deus é que seus filhos sejam bem sucedidos. Nas Escrituras, há um número grande de declarações para uma vida de sucesso (Sl 1.3; Gn 39.3,23). Deus não fica feliz por ver seus filhos viverem uma vida de derrotas constantes. Fracassos após fracassos. No entanto uma vida bem sucedida só poderá ser experimentada a partir da obediência consciente à voz do Espírito Santo.
  • Se estamos ligado na árvore que é Cristo, temos que dar frutos;
  • O maior fruto é o da obediência a Deus e a Sua vontade;
  • Os que agem assim são abençoados e prosperam em tudo quanto coloca a mão;
  • Esta prosperidade a que me refiro não é só a financeira, muito pelo contrário. O crente próspero é aquele em que tudo quanto ele coloca a mão prospera. Desta forma sua família é próspera, sua relação com os filhos é próspera, o pagamento de suas contas, o cumprimento de suas obrigação, Sua obediência a Deus, tudo isto é próspero;
  • Lembre-se porém, não há como ser abençoado estando meio convertido, com Deus é assim, ou você esta 100% com ele ou esta 100% longe dele, não há meio termo.


3.3. UMA VIDA DE CONVICÇÃO
Quando se decide fazer a vontade de Deus há um alto preço a pagar. Muitas pessoas vão discordar de você, outras vão ridicularizá-lo e poderão ser chamados de loucos ou alienados. Às vezes, você poderá até ser perseguido. Os resultados positivos dessa obediência nem sempre surgirão de imediato. Para manter-se firme, será preciso uma vida plena de convicção - aquela certeza de que se está fazendo o que deve ser feito, mesmo que tudo indique ao contrário. E aí que experimentamos um crescimento pessoal progressivo, através de uma vida plena no Espírito, vivendo em fé (Hb 11.1-6), até que cheguemos à maturidade cristã. E passaremos a orar como Jesus ensinou “Seja feito a Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).
  • Uma vida de obediência nem sempre produz todos os frutos nesta vida, muitos deles serão colhidos na vida eterna com Deus;
  • Infelizmente estamos vivendo tempos de uma pregação fácil, descompromissada e com ausência de verdade, precisamos resgatar nossa identidade cristã de homens e mulheres que não se conformam com este mundo, mas luta para transformá-lo por meio das conversões de almas a Cristo.


CONCLUSÃO
O segredo da felicidade e da paz perfeita não são as circunstâncias que estão ao redor, mas a certeza de que se está exatamente no centro da vontade de Deus. Isto é, sem sombra de dúvidas o melhor da vida. Pode ser até que alguém lhe pergunte: “Como você sabe que esta é a vontade de Deus?”. E talvez a única resposta coerente seja: “Como eu sei, eu não sei; eu só sei que eu sei”. Pode ser estranho, porém esta é a resposta de quem tem uma convicção íntima muito definida, que não pode ser explicada humanamente, mas simplesmente ser vivida.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR



LIÇÃO 10 – 09 de Junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR

TEXTO AUREO

“Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”. ICo 11.29

VERDADE APLICADA

Quando julgamos a nós mesmos, não precisamos ser julgados e disciplinados pelo Senhor.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar os riscos que correm os que participam da Ceia do Senhor indignamente;
  • Conscientizar de que o autoexame é necessário antes de participar da Ceia do Senhor;
  • Ressaltar que só os que confessam e deixam alcançam misericórdia.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

  • ICo 11.27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
  • ICo 11.28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
  • ICo 11.29 - Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
  • ICo 11.30 - Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.
  • ICo 11.31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados.


INTRODUÇÃO
Como fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. A Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.

  • Meus queridos irmãos, geralmente passamos rápido pela introdução, mas há algo aqui de extrema importância que deve ser comentado na aula, a importância das escrituras como verdade inegociável.
  • O crente tem primeiramente que crer na Bíblia, não há como ser cristão e duvidar da Bíblia ao mesmo tempo;
  • Segundo, o crente tem que seguir os princípios bíblicos, confessá-la como verdade absoluta e inegável;
  • Terceiro, o crente tem que ler, estudar e meditar na Bíblia com a inspiração do Espírito Santo. Este livro não foi escrito para os sábios interpretarem e sim para os cheios do Espírito Santo, então quando for ler a Bíblia “tire as sandálias do seu pé pois este território é santo”. Isto é, prepare-se espiritualmente para ler a Bíblia e peça o auxílio do Espírito Santo.


1. QUEM PARTICIPA INDIGNAMENTE ESTA CRUCIFICANDO JESUS DE NOVO
Esse peca contra o Senhor e será culpado da crucificação e da morte de Jesus, do corpo dilacerado e do sangue derramado (ICo 11.27). Não esta discernindo o corpo do Senhor. É como uma criança brincar com arma de fogo: o fim pode ser uma tragédia.

  • O que é NÃO discernir o corpo do Senhor? Seria o mesmo que não valorizar o Seu sacrifício, como se a morte de Cristo não fosse nada de mais.
  • A pessoa participa da ceia, come o pão como se fosse apenas um pedaço de pão e não atenta para a simbologia daquele momento e nem para a ordenança de Jesus.


1.1. EXAMINE-SE, POIS, O HOMEM A SI MESMO.
Os insensatos pensam que podem ficar escondendo seus pecados. Quando perdemos o temor a Deus é porque a nossa consciência já esta cauterizada e não nos acusa mais. Nessa situação, tudo é lícito e relativo, porque a insensibilidade espiritual já avançou muito. A falta de respeito às coisas sagradas e a de discernimento espiritual levam ministérios e vidas a um esfriamento sem precedente. Muitos crentes estão mais afiados para examinar o próximo do que para avaliar a si mesmos. Mas a recomendação bíblica é que cada um prove a si próprio, isto é, se já não estiver reprovado (ICo 9.27; 11.28; 2Co 13.5).

  • Sabe frio na barriga, aquele aperto no coração, aquela sensação de que estamos fazendo algo errado, ou ainda aquele arrependimento e sensação de vergonha quando fazemos algo que não agrada a Deus? Isto nada mais é do que o Espírito Santo nos mostrando quando estamos saindo do “aprisco” do Senhor.
  • Infelizmente de tanto negarmos o Espírito Santo, de tanto dizermos não para Ele, de tanto desprezá-lo e exercer o direito do livre arbítrio, Ele educadamente se afasta de nós. Neste momento nossos corações endurecem, e o que antes nos ofendia espiritualmente, agora é tolerado e até desejado.
  • Só o arrependimento e a humilhação quebra um coração endurecido.


1.2. SE NÓS NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS, NÃO SERIAMOS JULGADOS.
Se isto acontecesse não precisaríamos ser julgados, mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Logo, o julgamento divino é por amor (ICo 11.31-32). Antes que alguém nos julgue devemos corrigir os nossos erros, falhas e pecados cometidos. Precisamos ter a consciência sadia, sem qualquer temor e acusação. Julgar os outros é muito fácil, mas antes de fazê-lo precisamos corrigir a nós mesmos. Jesus diz: “Hipócrita, tira primeiro a grande trave de madeira do teu olho, e então, verás claramente para tirar o pequeno cisco de palha do olho do teu irmão” (Mt 7.5).

  • O auto julgamento nada mais é do que o reconhecimento das nossas falhas e do quão dependentes somos de Deus. Geralmente temos a tendência de achar que estamos certos, ou que “desta vez passou mas, sou humano e errar é humano”.
  • Lembre-se, toda alma que pecar, esta morrerá, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia;
  • Temos dificuldade em julgar a nós mesmos, mas uma grande facilidade em julgar o próximo;
  • Uma certa vez em uma porta de um Igreja em Uberlândia chegou um homem, maltrapilho e cheirando a bebida alcóolica. Ao se aproximar da porta, ele intencionou entrar, mas uma irmã na portaria o repreendeu perguntando se ele não tinha vergonha em estar daquele jeito, bêbado e querendo ainda entrar na igreja. Ele respondeu para ela à vista de todos. Irmã, tira primeiro a trave que esta no teu olho para depois julgar o seu irmão...


1.3. QUEM CONFESSA ALCANÇA MISERICÓRDIA
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9). A grande dificuldade neste item é não ver o próprio erro ou mesmo vendo não assumi-lo. Muitos acham que ao confessar as transgressões estarão sendo depreciados ou não serão mais os mesmos na opinião pública. Mas é melhor estar bem com Deus, ter a consciência em paz e ganhar a salvação do que viver mascarado de hipocrisia e sem a aprovação de Deus.

  • Muitos estão presos em seus pecados pois tem uma reputação a zelar e não podem expor suas fraquezas;
  • Isto é pior do que estar em uma prisão!
  • O homem que confessa é por Deus justificado e limpo por seu sangue precioso;
  • Confessar é se humilhar na presença de Deus e este é o melhor caminho para ser honrada perante os homens.
  • Jesus falou claramente dos crentes mascarados, comparando-os com “sepulturas de granito” que por fora são belas obras de arte, dignas de serem admiradas, mas por dentro só há podridão.
  • Ps: Jesus referiu-se a sepulcro caiado (pintado com cal), mas se fosse nos dias de hoje, referiria com certeza a mausoléus de granito, mármore Carrara e até pedras preciosas.


2. QUEM PARTICIPA INDIGNAMENTE SE EQUIPARA A JUDAS, PILATOS E CAIFÁS.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós (lJo 1.8). Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a Sua Palavra não esta em nós (lJo 1.10). Torna-se fácil fazer o que estes homens fizeram, não se comprometendo ou querendo passar por bonzinhos diante do povo. Porém nada pode tirar a culpa ou os pecados cometidos, a não ser pela confissão com pedido de perdão através do arrependimento e coração quebrantado diante de Deus.

2.1. SÓ JOGAR AS MOEDAS FORA, NÃO ADIANTA, NÃO TIRA O PECADO.
‘‘Então, Judas, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar” (Mt 27.5). Não adianta jogar as moedas fora nem se enforcar. Para tirar o pecado precisa confessá-lo e deixá-lo. “Vai, e não peques mais”, disse Jesus à mulher adúltera, depois de perdoá-la (Jo 8.11b). “Não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior”, disse Jesus ao homem ex-paralítico, de Betesda (Jo 5.14b).

  • Conheço um hino muito bonito do Grupo Prisma Brasil intitulado Graça, se tiver tempo ouça este hino, ele é facilmente encontrado no youtube.
  • Nele existe uma frase que diz assim: “Graça simples assim. Perdão se recebe se aceita e fim. Pecado não se explica. Pecado se paga e Cristo pagou por mim.”
  • Creio que, após a queda, somente a graça para nos ajudar. A graça é simples, não precisa de promessa, penitência, fórmulas, ela simplesmente age em nosso favor. Pela graça somos perdoados, pela graça o abismo que existia entre nós e Deus acabou, pela graça fomos reconciliados, pela graça temos vida abundante em Cristo.
  • Pecado, como esta na letra da música, não se explica, não se justifica, não se troca por outra coisa, pecado se PAGA e Cristo já pagou por nós!


2.2. SÓ LAVAR AS MÃOS, NÃO ADIANTA, NÃO SE INOCENTA.
“Então, Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; considerai isso” (Mt 27.24). Não adianta lavar as mãos nem falar que não faz parte do processo. Para tirar o pecado e implantar a inocência não é tão fácil assim. Pilatos pensa que não tem participação, que pode ficar com a consciência tranquila diante das barbáries, que nunca se meteu em nada errado, que tudo é intriga da oposição, nunca assume a responsabilidade das coisas malfeitas ou erradas. O covarde é assim: não assume o erro que pratica e insiste em sua “inocência”. A este filme estamos assistindo todos os dias.

  • A culpa é do Diabo! Já ouviu esta frase? Muitas pessoas (crentes) quando caem põe a culpa no anjo caído. Aprendemos isto com Adão. Quando ele foi questionado por Deus, pois a culpa em Eva (A mulher que me destes me deu e eu comi), Eva por sua vez pois a culpa na Serpente. Ninguém quis assumir seu erro e desde Adão e Eva o homem continua colocando a culpa em terceiros.
  • Temos que assumir a culpa de nossas falhas e humildemente pedir perdão à Deus pelas nossas falhas. Assumir a culpa é um ato de coragem. Transferir a culpa é um ato de covardia.


2.3. SÓ RASGAR AS VESTES, NÃO ADIANTA, NÃO TIRA A CULPA.
“Então, o sumo sacerdote (Mt 26.57) rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes. agora, a sua blasfêmia” (Mt 26.65). Não adianta rasgar as vestes nem dar sinal de tristeza; é melhor rasgar o próprio coração endurecido e tirar a pedra escondida nele. Culpar os outros não resolve nem tira o seu próprio pecado; nada justifica sua falha: você não pode acusar ninguém, pois cada um dará conta de si mesmo a Deus (Rm 14.12).

  • Rasgar as vestes mais do que colocar a culpa em alguém, era a simbologia da indignação ante a algo que ofendia a Deus. O problema é que muitos rasgavam as vestes em protesto somente para aparecer pois seus corações estão longe do arrependimento;
  • Não adianta fazer penitências, pagar promessas, subir escadarias de joelho ou chicotear as próprias costas, Deus não quer sacrifício e sim obediência.


3. QUEM PARTICIPA INDIGNAMENTE TRAZ CONSEQUÊNCIAS PARA SI MESMO
O texto diz que o risco é por conta da pessoa. Por isso, cada um deve examinar a si próprio. Se você participar indignamente estará procurando sofrimento contra si mesmo. Há riscos que não compensa correr. É melhor procurar a porta do perdão enquanto a mesma ainda esta aberta. A decisão é sua! Paulo estava muito atento a esta situação. Ele dizia que precisava conservar-se puro para que pregando aos outros, não viesse de alguma maneira a ficar reprovado (ICo 9.27).

  • Esta questão do perdão é algo que intriga muitos crentes.
  • O homem é por natureza orgulhoso. Existem situações em que a pessoa está com a razão mas seu irmão está “emburrado” com ele. Ele diz, “quem me ofendeu foi ele, ele é que tem que me pedir perdão”.
  • Do ponto de vista da “justiça” ele até está correto, mas do ponto de vista de Deus até quem está certo deve pedir perdão.
  • Se a situação esta ruim e a culpa não é sua, nada impede de procurar o irmão e dizer para ele. “Olha, nós não estamos nos entendendo bem e, independente de quem for a culpa, queria que esta situação acabasse e que você me perdoasse caso tenha te ofendido em alguma coisa”.


3.1. FICA SUJEITO A JUÍZO E CONDENAÇÃO
“Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor" (ICo 11.29). "Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7. 21-23). Não podemos esperar pelo juízo de Deus para ser condenado com o mundo, é melhor nos corrigir antes (ICo 11.32).    Se você sabe que esta errado, não espere ser chamado atenção, se antecipe e comece a fazer o certo.

  • Há pouco tempo comentamos em uma lição sobre esta passagem de Mateus. Você já imaginou que surpresa para alguém receber esta mensagem de Jesus? Que pessoas seriam estas? A passagem diz que eram profetas usadas na igreja, profetizavam e se cumpria, diz também que tinham autoridade espiritual ao ponto de expulsarem demônios e ainda faziam maravilhas no meio do povo e ainda assim foram chamados de malditos...
  • Sabe porque foram chamados de malditos? Por que, mesmo fazendo várias obras na casa de Deus, ainda assim praticavam iniquidade, tinham negócios suspeitos, sonegavam impostos, faziam a obra por ego e por orgulho e não por amor às almas...
  • Mesmo que tenhamos cargo na igreja, que façamos algo na casa de Deus, temos que atentar para nossa condição espiritual pois trabalho não garante salvação.


3.2. FICA FRACO, DOENTE E PRECISA DE UTI ESPIRITUAL.
Quantos irmãos estão enfermos espiritualmente dentro das igrejas?! Não sentem mais nada, vão aos cultos e voltam da mesma maneira, sem nenhuma mudança! A mensagem não arde mais nos seus corações (Lc 24.32); os hinos não fazem diferença: não exercitam os dons espirituais: não glorificam mais a Deus: não abrem a boca nem para cantar os hinos sacros. Alguns nem estão indo mais aos cultos, não têm força, porque ficaram fracos demais, outros são verdadeiros murmuradores e precisam de ajuda espiritual urgente.

  • A fraqueza é traduzida no comodismo, há crentes que se acostumaram a ir a igreja no domingo, não vão por gratidão a Deus, mas porque isto faz parte da rotina de sua vida;
  • Estas pessoas perderam a sensibilidade ao Espírito, seus ouvidos se fecharam para o evangelho e o coração endureceu para Deus.
  • Infelizmente perdem tempo, mas pelo menos estão no lugar do bálsamo, no lugar da cura. Se quiserem ser curados e restaurados, o Senhor que sara esta presente.


3.3. DORME ESPIRITUALMENTE
Quantos irmãos estão dormindo espiritualmente dentro e fora dos templos! Quem dorme não enxerga, não escuta, não come, não anda, não vive com Deus. Em algumas passagens bíblicas, dormir significa estar morto (ICo 11.30; Ef 5.14). Quantas pessoas estão desviadas do Evangelho e nem se dão ao luxo de lembrar-se de seus erros! Frequentaram por um tempo as reuniões da igreja tomando a ceia regularmente estando em pecado e enfraqueceram-se. Atraíram consequências espirituais desagradáveis para suas vidas. Cuidado irmão! Indignamente nem pensar.
  • Quantos mortos espirituais!
  • Há uma coisa que me preocupa em nosso país. É claro a todos que o evangelho tem crescido em nossa nação e isto é bênção de Deus, porém em meio aos novos crentes, tem surgido uma geração de evangélicos não praticantes, pessoas que se dizem crentes mas que não largam os velhos hábitos e acham que isto é normal.
  • Para estas pessoas não há mais a necessidade de carregar a cruz e muito menos renunciar a si mesmo, antes tem no evangelho um amuleto para a prosperidade financeira e sentimental.
  • Lembremos do que disse Jesus: “Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e segue-me”.


CONCLUSÃO
A Ceia do Senhor é algo sagrado de que não se pode participar com irreverência. É preciso ter cuidado para evitar sempre a indiferença, falta de conhecimento do seu real significado, de comunhão com os irmãos e de perdão dos pecados cometidos. Muitos descuidam e participam da ceia com exaltação espiritual como se fossem mais crentes do que os outros. A comunhão envolve santidade e simplicidade diante de Deus e da Igreja.