sexta-feira, 12 de julho de 2013

APLICANDO PRINCÍPIOS DIVINOS À DISCIPLINA FAMILIAR

LIÇÃO 2 – 14 de Julho de 2013

APLICANDO PRINCÍPIOS DIVINOS À DISCIPLINA FAMILIAR

TEXTO AUREO
“E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. Hb 12.11

VERDADE APLICADA
Uma vez aplicada com sabedoria na escolha dos métodos e da ocasião adequados a cada caso e, sendo executada com amor, misericórdia e graça, os resultados da disciplina serão eficientes e duradouros.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Reafirmar que o único modo de obtermos sucesso na formação e criação de nossas famílias é imitando a Deus;
Enfatizar que no lar onde o marido e a esposa recepcionam sem reservas o Divino Agricultor, nascerão e se desenvolverão filhos para o louvor, a honra e a glória de Deus;
Entender que o processo de disciplina na família é um processo que exige paciência.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Gn3.9 - E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
Gn 3,10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
Gn 3.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Gn 3.17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Hb 12.11 - E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.


INTRODUÇÃO
Não bastou a Deus criar uma habitação para o homem e provê-lo de todos os meios de vida e de desenvolvimento. O Senhor também decidiu que acompanharia de perto a humanidade, que a disciplinaria, a corrigiria quando necessário fosse, e a restauraria quando ela viesse a se corromper. Ele tomou todas estas medidas e ordenou que fossem registradas para que nós pudéssemos imitá-lo também, na disciplina de nossas famílias. No entanto, é muito comum as pessoas confundirem os métodos de aplicação com a disciplina propriamente dita.

  • Estamos diante de uma lição um pouco mais complexa e difícil de explicar aos nossos alunos, porém te convido a dedicar um pouco mais dado a importância deste tema para os dias atuais;
  • Deus quando criou o homem, decidiu acompanha-lo em todas as sua existência, Ele nunca nos abandonou, pena que o contrário aconteceu, o homem abandonou a Deus;
  • Foi nos dado também o livre arbítrio onde temos a liberdade de fazer as nossas escolhas, inclusive de negar o Criador e não crer em Sua existência.
  • O problema é que as escolhas do homem as vezes ferem a Deus, sendo assim Deus age com correção e disciplina para os que o seguem.
  • Igualmente Deus age com ira e vingança para aqueles que o ofendem, sendo que a justiça de todas as coisas será aplicada no fim dos tempos. Todos darão conta de seu mau perante Deus.


1. DEFINIÇÃO DE DISCIPLINA
Vem da mesma etimologia da palavra discípulo, de seguidor: cristãos são aqueles que seguem a disciplina de Cristo. Também é chamado de disciplina o conjunto de matérias que formam uma ciência, uma área de conhecimento. Os que se dedicam ao estudo de uma ciência e se graduam nela são chamados pelo nome da disciplina que escolheram: teólogos, matemáticos, geógrafos, médicos, pedagogos, cientistas sociais e etc.

  • Pelo teor da lição, disciplina pode ser definida como punição ou correção a uma atitude inadequada. Na igreja usamos muito o termo: “O irmão foi disciplinado” isto é, ele foi corrigido devido a uma infração que cometeu.


1.1. O SENTIDO MAIS AMPLO DE DISCIPLINA
Em sentido amplo, disciplina envolve a formação do caráter, da cidadania e da consciência do ser humano e pode ser percebida no conjunto de princípios, valores, ensinamentos e regras seguidos por uma pessoa, comunidade, instituição, profissão, etc. A disciplina religiosa, a filosófica e a moral são comumente chamadas de doutrina. Os códigos de ética das profissões são a sistematização da disciplina comportamental que os profissionais devem seguir.

  • Sem disciplina, sem correção, não se forma um bom caráter. O caráter está sempre em formação, sendo assim, a disciplina é necessária para a formação de um bom caráter;
  • Temos um exemplo no Brasil de um filho que não teve disciplina, infelizmente sua vida até virou filme, falo do Cazuza, um jovem mimado que não tinha limites e que contraiu AIDS tendo um fim muito triste;


1.2. DEFINIÇÃO DE MÉTODO
É o caminho ou processo racional para atingir um fim específico, Para aplicar determinado método é necessária prévia análise dos objetivos que se pretende atingir, as situações a enfrentar, os recursos e o tempo disponíveis, e por último, das várias opções possíveis. Trata-se, pois, de uma ação planejada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e de antemão conhecidos. A Pedagogia chama de métodos os diferentes modos de proporcionar uma dada aprendizagem. O método não diz respeito ao fim que se deseja alcançar nem aos vários saberes que são transmitidos, mas sim ao modo como se pode atingir o objetivo pretendido ao realizar a transmissão do conhecimento.

  • Resumindo, há várias formas (métodos) de disciplinar alguém por um erro cometido, porém a escolha do método depende do objetivo que se quer alcançar.
  • Além do objetivo, deve-se pensar nas consequências do método escolhido para disciplinar. Por exemplo, disciplinar alguém em público (até mesmo ao microfone) pode causar um dano enorme e não permitir atingir o objetivo proposto.
  • Não é só disciplinar, a forma (método) de se fazer isto focando o objetivo que se quer atingir leva a uma maior porcentagem de acerto.


1.3. DISCIPLINA E MÉTODO
A disciplina e os meios de aplicá-la são inseparáveis, a ponto de, como foi dito na introdução deste tópico, muitas vezes ser confundida com os métodos de sua aplicação. Em Jó 36.10, Eliú fala da doutrina de Deus, da disciplina propriamente. Em Provérbios 23.13, 14, Salomão aponta um método de levar a criança a obedecer à disciplina que pode livrá-la do inferno. Em Hebreus 12.8 o escritor chama correção de disciplina. Paulo, em Efésios 6.4, refere-se à disciplina e aos métodos de sua aplicação: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos (método errado de aplicar a disciplina), mas criai-os na doutrina (disciplina) e admoestação do Senhor (método correto de aplicar a disciplina)”.

  • Vejamos o que diz Pv 23.13-14: “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura.”
  • Fica claro aqui que a criança deve ser disciplinada, o problema é que hoje existem teorias que dizem que as crianças não podem passar por disciplina pois tornam-se seres psicologicamente afetados e que desenvolverão sequelas psíquicas e traumas que as tornarão rebeldes e revoltadas na vida adulta;
  • Se olharmos a educação das crianças e adolescentes em nossas igrejas, constatamos facilmente que estas teorias não funcionam. É comum crianças mau educadas com pais “liberais”.
  • O contrário também existe, é triste ver uma criança acuada com “medo” dos pais, sinal de que sofre de violência física e psicológica. Esta criança não é obediente, antes tem nos pais verdadeiros terroristas e têm um grande medo deles.
  • Como foi dito, os pais não devem irritar seus filhos, existem pais que são verdadeiros mestres na arte da irritação, sempre zombam dos filhos, apontam seus defeitos, corrigem de forma exagerada, são agressivos, usam de sua autoridade para humilhar os filhos e ainda não são capazes de elogiar quando estes fazem algo certo...
  • Criar os filhos na doutrina (disciplina) e admoestação do Senhor é mostrar, pela Bíblia, que aquelas atitudes não agradam a Deus nem aos pais e que por isto ele deve mudar de atitude. Mostrar ainda que o maior prejudicado por estas atitudes é ele mesmo pois o que plantamos fatalmente colheremos.


2. ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL DA DISCIPLINA
Deus preparou o Éden com todo o conforto, segurança, abundância de recursos e o entregou a Adão e sua esposa. O casal não tinha necessidade alguma nem corria risco, exceto o de fazer uma escolha equivocada; no entanto Deus os visitava todos os dias. Oferecia-lhes Sua maravilhosa companhia enquanto os ouvia contar de como estavam se saindo e o quanto se deleitavam com cada descoberta (Gn 3.8). Naturalmente o Criador não precisava usar nenhum destes expedientes, visto que, sendo Deus, não carecia da companhia humana nem de se informar através de relatórios, pois é onisciente. Mas Deus não levou em conta a Si mesmo, e sim o Homem, que dada a sua condição de criatura, precisava da assistência do Criador. Assim como a presença divina é necessária à humanidade, a presença dos pais é necessária aos filhos para:

  • O amor de Deus é tão grande que Ele se preocupou em se fazer um de nós para que pudéssemos ser salvos. Deus se revela a nós não para que Ele nos compreenda e nos conheça, mas para que nós, em nossa pequenez possamos compreendê-lo e sentirmos protegidos por Suas poderosas mãos.
  • A visita a Adão e Eva é para que eles presenciassem o carinho e o amor do Pai, por mais que Deus provia tudo o que era necessário a eles, Ele fazia questão de estar presente todos os dias.
  • Infelizmente estamos vivendo dias em que os pais estão mais preocupados em prover o sustento dos filhos do que prover a carência de amor e companhia.
  • A resposta mais comum aos filhos hoje é: Não tenho tempo! Tenho que trabalhar... Se não trabalhar não tem comida na mesa... Resultado disto, filhos que tem nos pais seres completamente estranhos. A babá conhece mais os filhos do que os pais, o mesmo se aplica aos colegas de escola, amigos da rua...
  • O problema é que, quando o pai resolve disciplinar o filho, ele não tem mais moral para isto pois a vida toda foi alguém ausente e completamente estranho ao filho.


2.1. APLICAR E MANTER A DISCIPLINA
Os casais cristãos precisam ter em mente que devem criar a família na disciplina de Cristo, porém, só conseguirão êxito pleno em ensinar e formar de modo satisfatório o caráter dEle nos filhos, se puderem passar com eles boa parte de seu tempo. Precisam considerar também, que a aplicação de métodos e medidas disciplinares é necessária mesmo aos bebês e aos filhos mais dóceis e obedientes. Filhos menos dóceis tenderão a considerar os pais severos e injustos, quando os privarem de algo que eles desejam possuir ou gostam de fazer, ou quando solicitarem a execução de tarefas que eles não gostam de realizar.

  • Como falamos no item anterior, um dos grandes problemas na disciplina dos filhos é a falta de tempo dos pais. Desde muito novos os filhos são criados por “terceiros” sejam em creches, escola de tempo integral... Se isto for uma necessidade, escolha bem onde seu filho passará a maior parte do tempo porque ali ele será educado;
  • Se o tempo com os filhos é curto, transforme este tempo em um tempo de qualidade, abrindo mão de seus desejos e compartilhando este tempo com seus filhos, fazendo o que eles gostam de fazer;
  • Desde criança os filhos precisam ser repreendidos, há quem ache bonitinho um bebê batendo no rosto dos pais, não há nada de graça nisto, por mais que o bebê venha a chorar ele deve ser repreendido para aprender que isto é errado e não se faz.


2.2. PROVER OS MEIOS NECESSÁRIOS PARA A REABILITAÇÃO DO TRANSGRESSOR
Observamos em Gênesis 3 que Deus não se afastou do Éden, nem manteve incógnita sua presença, nem se tornou inacessível a Adão e Eva depois que eles O desobedeceram. Ao contrário, permaneceu lá em completa disponibilidade, Como o casal não buscou por sua companhia como fazia habitualmente, Ele os procurou e proveu os meios necessários para a reconciliação. Assim também nossos filhos tendem a se afastar" de nós quando cometem alguma falta grave, por julgarem que não serão mais aceitos por nós, pais. Além disso, o orgulho impede que haja reconhecimento da falta cometida, a fim de ser confessada e perdoada.

  • Estão ai dois motivos pelos quais temos que atentar para as atitudes de nossos filhos:
  • 1-   Quando eles fazem algo errado a tendência e esconder, seja por vergonha, seja por medo da repreensão;
  • 2-   Quando erram, não dão o braço a torcer e o orgulho os leva a não se retratar;
  • Independentemente da situação, é dever dos pais ir ao encontro dos filhos e não deixar a situação mal resolvida. Já vi muitos pais dizerem, “ele errou, ele que me procure e peça desculpas pelo que fez”. Há pais esperando isto por anos, enquanto isto os filhos estão distantes cultivando uma mágoa que não para de crescer.
  • Como provedores, devemos estar sempre à disposição dos nossos filhos e fazer com que eles saibam disto.
  • Veja a parábola do filho pródigo, ele demorou a voltar para casa pois fez uma imagem errada do pai que não o receberia bem por todo o erro que cometeu, sabemos que o desfecho desta história foi bem diferente do que o filho imaginou.
  •  

2.3. PROVER EXEMPLO E REFERENCIAL
Filhos precisam de exemplos constantes e claros que os pais só poderão oferecer se estiverem presentes na criação e desenvolvimento deles. Tais exemplos só se transformarão em princípios norteadores para suas vidas e caminhos se puderem ser observados com frequência e se as razões das atitudes e comportamentos dos pais lhes forem informadas, a fim de que sejam assimilados, imitados e sedimentados na alma dos pequenos (Jo 13.15). Não podemos, por exemplo, orar somente se estivermos em apuros, falar a verdade somente se não houver alternativa, honestos e fiéis somente quando não tivermos oportunidade e vantagens na desonestidade e na infidelidade, tratar amavelmente e com cortesia somente as pessoas que considerarmos importantes, etc.

  • O “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” não pode estar presente na educação dos filhos. O exemplo é uma das maiores ferramentas para uma boa educação;
  • Infelizmente vivemos em uma sociedade onde o “jeitinho brasileiro” impera. Educa-se os filhos com palavras, mas dão-se maus testemunhos o tempo todo.
  • Veja alguns exemplos de situações corriqueiras que já nem é considerado algo errado por muitos crentes:

  1. Coloca nome em trabalho que não fez;
  2. Coloca nome de colega que faltou em lista de presença;
  3. Paga para alguém fazer seus trabalhos (de faculdade, escolar, etc.);
  4. Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas;
  5. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas;
  6. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração;
  7. Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura;
  8. Fala no celular enquanto dirige;
  9. Usa o telefone da empresa para ligar para o celular dos amigos (“me dá um toque que eu retorno”), assim o amigo não gasta;
  10. Trafega pela direita nos acostamentos quando há congestionamento;
  11. Para em filas duplas, triplas, em frente às escolas;
  12. Viola a lei do silêncio;
  13. Dirige após consumir bebida alcoólica;
  14. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas;
  15. Espalha churrasqueira e mesas nas calçadas;
  16. Pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho;
  17. Faz “gato” de luz, de água e de tv a cabo;
  18. Registra imóveis no cartório com valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos;
  19. Compra recibo para abater na declaração de renda para pagar menos imposto;
  20. Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas;
  21. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20;
  22. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes;
  23. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes e idosos;
  24. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado;
  25. Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata;
  26. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca;
  27. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem;
  28. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA;
  29. Frequenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo do bicho;
  30. Leva, das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis… como se isso não fosse roubo;
  31. Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha;
  32. Falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado;
  33. Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem;
  34. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve;
  35. E quer que os políticos sejam honestos! Escandaliza-se com o mensalão, o dinheiro na cueca, a farra das passagens aéreas…


3. PREPARANDO-SE PARA A DISCIPLINA DO LAR
É um erro deixar para pensar em disciplina depois que os filhos nascem ou quando eles já puderem compreender o sentido da instrução. Na verdade, os jovens devem aplicar-se à disciplina pessoal e ao temor do Senhor antes do namoro e do casamento, e persistir nisso depois de casados, para que tenham condições emocionais, morais e espirituais de organizarem e manterem a vida do lar. Como fazer isto?

  • A escolha da família se faz no namoro. Se uma moça namora com um rapaz mal educado com os pais, que acorda tarde e vai mal na escola, com certeza será um péssimo marido. O contrário também é verdadeiro.
  • Se o namoro não cumpre a vontade de Deus e dos pais, tem uma grande chance de não dar certo.
  • Um namoro sadio é a base de um casamento segundo a vontade de Deus e a criação de uma família abençoada.


3.1. ATRAVÉS DA AUTODISCIPLINA
Muitos casais não têm tempo um para outro, nem para desfrutar do convívio dos filhos e oferecer a eles educação e disciplina presenciais, porque deixaram para depois de casados muitas providências que deveriam ter sido tomadas até mesmo antes de começarem o namoro, como por exemplo, concluir os estudos, aprender uma profissão, buscar uma fonte de renda suficiente para a manutenção da futura família, ou ainda adquirir um imóvel para residência do casal. O resultado do adiamento na tomada destas providências, normalmente é desastroso: com o nascimento das crianças, pai e mãe terão que trabalhar dobrado para atender às necessidades básicas da família, enquanto os filhos crescem sem a presença deles; os cônjuges se distanciam física e emocionalmente, o que pode ocasionar desentendimentos constantes e até culminar em divórcio, entre outros.

  • Como já foi dito, hoje na geração do consumismo, muitos filhos estão órfãos de pais vivos pois não tem o convívio deles no seu dia a dia;
  • Interessante o que o comentador disse sobre planejamento de futuro, seria interessante reforçar isto para os jovens. Existem várias etapas que devem ser seguidas e não podem ser puladas sob o risco de causar danos no futuro conforme citado no tópico acima.


3.2. PREPARANDO-SE PARA ACOMPANHAR DE PERTO O CRESCIMENTO DOS FILHOS
Crianças precisam estar expostas à presença dos pais. Necessitam ver como eles resolvem os problemas, como organizam a casa, o orçamento doméstico, como se relacionam um com o outro, com Deus e com o próximo. Esta exposição constituirá para eles valioso modelo e referencial para toda a vida. Portanto, pais, eduquem seus filhos para serem educadores eficazes dos seus netos, pessoas cujas presenças sejam exemplos de integridade, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

  • Já falamos sobre a importância da presença dos pais e do seu modelo na educação dos filhos, é importante frisar neste tópico que o esforço para gerar nos filhos uma boa educação fará deles bons pais no futuro que levarão a frente este legado recebido.


3.3. LIDANDO POSITIVAMENTE COM POSSÍVEIS FRACASSOS DOS MEMBROS DA FAMÍLIA
Não há casais que nunca falhem, não há pais que nunca errem, não há filhos perfeitos, enfim, não há humano que não peque (Ec 7.20). Mas isto não é motivo para que o jovem cristão evite se casar e ter Filhos, ou que perca a esperança de constituir uma família do agrado de Deus. Ao contrário, o casamento propicia excelentes oportunidades de aperfeiçoamento do caráter, de santificação e de honra ao Nome do Senhor. Portanto, candidatos ao matrimônio, prepararem-se para possíveis defeitos, pecados, falhas, erros e imperfeições dos membros da família.

  • Cada dia mais cresce o número de casais que não querem ter filhos, porque estes tomam a liberdade do casal, porque não se sentem preparados para criar filhos ou ainda com medo que algo dê errado na criação deles. Todas estas desculpas são abominação ao Senhor, Deus deseja que tenhamos filhos pois só assim experimentaremos a perfeita sensação do amor incondicional. A família é a base da igreja e está no centro da vontade de Deus.


CONCLUSÃO

Após sabermos diferenciar métodos e disciplina, chegou a hora de, com aplicação e paciência, cuidarmos dos nossos filhos à maneira de Deus, não esquecendo que o caminho da disciplina é árduo e muitas vezes demorado, exigindo de quem tem a responsabilidade muito empenho, carinho, amor e muita compreensão. Que Deus nos ajude na aventura de criar filhos aplicando os princípios divinos.

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