sábado, 20 de outubro de 2012

O discipulado do Apóstolo Paulo - Lição 3 - 21 de outubro de 2012


Caros professores, a paz do Senhor Jesus!
Esta semana não tive como preparar a lição, desta forma estou colocando nos subsídios os excelentes comentários do Prof. Marcos André do site http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/
Bons estudos


O discipulado do Apóstolo Paulo - Lição 3 - 21 de outubro de 2012

TEXTO ÁUREO

“Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi”. At 22.13

VERDADE APLICADA

Todos os grandes homens de Deus, em algum momento da sua vida, precisaram do cuidado de outros irmãos na fé, até mesmo, com menos potencial do que eles.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

At 9.13 - E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
At 9.14 - E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
At 9.15 - Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
At 9.16 - E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
At 9.17 - E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tomes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
At 9.18 - E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

Introdução
Paulo era um homem de grande valor para o judaísmo, uma pessoa preparada desde o seu nascimento, na convivência, na escola da sinagoga e, até, finalmente, tornar-se um pupilo do famoso Gamaliel. Tudo isso para lutar apologética e juridicamente pela causa do judaísmo do mundo pagão de sua época. Mas bastou uma aparição do Filho de Deus em sua glória para abater todo o seu orgulho genealógico, toda a soberba intelectual e ignorância espiritual.

  • Professor(a), com esta lição aproveite para ensinar o que é ser discipulado, pois muitos querem pular esta importante fase. Querem sair pregando sem conhecerem quase nada de teologia.
  • “Gamaliel”, era um sábio erudito da Lei, aparece uma vez no Novo Testamento acalmando o ânimo dos judeus para deixarem de perseguir os apóstolos At 5.34-40.
  • “orgulho genealógico”, genealogia é a linhagem familiar, esse orgulho genealógico era pelo fato de ele pertencer a tribo de Benjamim.


1. A necessidade de cuidado
Após o encontro de Paulo com Jesus, no caminho de Damasco, ele fora curado e imediatamente começou a pregar. Isso aconteceu, mas não tão imediatamente, pois levou alguns dias. Veremos que foi necessário pelo menos três dias aguardando outra resposta de Jesus.

  • “aguardando a resposta de Deus”, alguns estudos afirmam que mesmo depois de receber a sua cura Paulo não saiu pregando, mas ele teria se retirado para a Arábia a fim de meditar e retornou depois de três anos.
  • O fato é que ele não saiu sem uma direção como alguns fazem hoje em dia, não sabem nem qual é o seu chamado e saem pregando por ai sem nenhuma visão do seu chamado.


1.1. Paulo não podia ver (At 9.8a)
A Bíblia omite que tipo de transporte Saulo estava usando para chegar a Damasco, afirmar conclusivamente que Saulo caiu do cavalo é dizer uma coisa que a Bíblia não diz. Cavalos e mulas eram animais muito caros e a maioria das pessoas costumavam viajar muito a pé. Enquanto Paulo estava a caminho, acompanhado de alguns que formavam a sua comitiva, por volta de meio-dia, repentinamente brilhou uma forte luz do céu ao redor de Paulo, e tal luz falava com ele referindo-se ao seu nome hebraico, “Saulo, Saulo, porque me persegues?”. Depois de palestrar com a luz, levantou-se do chão, mas a ninguém via (At 22.6). Precisou terminar a viagem conforme as instruções do Senhor Jesus, mas agora amparado.

“A Bíblia omite”, algumas pessoas afirma algo que a Bíblia não, como o aquela velha afirmação de que “Paulo caiu do cavalo”, é necessário entender que a Bíblia só trata do que é necessário para a salvação. Muita gente fica ponderando  sobre detalhes.
“mas agora amparado”, há um primeiro momento na nossa caminhada que precisamos ser conduzidos, pois nossos olhos não estão completamente abertos, é o momento em estamos aprendendo as doutrinas, depois que passamos a conhecer, podemos então pregar.

1.2. Limitado para andar (At 9.8b)
Paulo, agora cego, foi conduzido pelas mãos de outros ao seu destino. Dessa maneira, o Senhor Jesus o estava humilhando, abatendo-o para que Paulo aprendesse mais sobre Ele. O andar de Paulo por melhor que fosse não estava agradando a Deus, e essa sua arrogância natural precisava ser abatida até o chão a fim de aprender um novo andar, que repetidamente Paulo ensina e relembra às igrejas que fundou. Deus resiste ao soberbo e pessoas normais evitam o soberbo. Mas, no caso de Paulo, era um agir divino na experiência dele para que ficasse marcado para sempre. Depois, quando necessário, ele testemunhava dessa sua queda visando a que alguém se convertesse.

  • “precisava ser abatida”, algumas pessoas para serem usadas pelo Senhor precisam primeiro serem libertadas da arrogância pessoal e esse foi o caso de Paulo. Outro casa conhecido foi o de Moisés que precisou passar quarenta anos no deserto, antes de ser enviado pelo Senhor par libertar o seu povo. 


1.3. Sem comer e beber (At 9.9)
Onde estava hospedado, Paulo permaneceu sem comer e beber, entendendo a grandeza de seu pecado. Dá para imaginar a agonia em sua alma e as lembranças de determinados momentos em que havia perseguido os discípulos do Senhor Jesus. Mesmo depois de muito tempo, ele demonstra esse sentimento nas suas cartas (Fp 3.6; lTm 1.13). Mas por outro lado o que lhe confortava, era o fato de Jesus lhe ter aparecido e falado, impedindo a sua completa perdição. O jejum é uma forma de demonstrar fraqueza, auto humilhação diante de Deus, visando buscar e praticar a vontade de Deus. É também uma maneira de romper com as ataduras firmes da ignorância espiritual, injustiças cometidas, e falta de fé. Não se jejua para conseguir o perdão de Deus, o preço já foi pago, antes, jejua-se para que a vontade divina seja exercida e fortalecida em nós.

  • O jejum também demonstra prioridade ao Senhor, por isso foi instituído para adoração ao Senhor. Quando alguém se dedica a fazer algo pra Deus e o faz em jejum, essa pessoa tem mais chance de ser aceita por Deus.
  • Não é correto um jejum para troca, pois o Senhor quer um coração contrito e não um coração ganancioso.
  • Não existe uma doutrina bem definida sobre jejum, o que muitas igrejas fazem é seguir as tradições.


2. A visão de cuidado
O Senhor Jesus havia começado uma obra de conversão ao aparecer repentinamente para Paulo. Mas continuou operando no sentido de aperfeiçoar a fé que começara a despontar. Deus não começa nada que não possa terminar e tudo faz com perfeição. Todavia essa segunda parte ficaria por conta de Ananias, um legítimo representante do Senhor Jesus pertencente à igreja de Damasco.

2.1. Levanta-te e vai à... (At 9.11)
Paulo estava hospedado em residência de um certo Judas, ali em Damasco, e repousava aguardando uma resposta do Senhor Jesus. E ela veio, pois Paulo tivera uma visão espiritual disso, ao ver entrar um homem chamado Ananias e impondo as mãos sobre ele para que fosse curado. Simultaneamente, Ananias recebeu em visão a orientação para ir num lugar exato, pois ele estava orando e aguardando resposta. Pensemos uma coisa, o Senhor Jesus não poderia curar Paulo diretamente? É claro que sim. Ou então, se Judas, o anfitrião de Paulo fosse um discípulo, e tudo indica que ele o era, não poderia curá-lo através dele? Perfeitamente. Mas por que Cristo não fez assim? Para que a experiência de Paulo tivesse testemunhas e ele mesmo sempre tivesse aceso em sua lembrança. Outra coisa é que Cristo deseja usar os vários membros do seu corpo para edificação espiritual mútua.

  • “Por que Cristo não fez assim?”, essa é a pergunta chave, recomendo que você deixe os alunos responde-la e veja se tem coerência com as respostas apresentadas nesse tópico.
  • Eis as respostas: 
  1. “para que as experiência...tivesse testemunha”, mostrando para todos que o Senhor é quem estava levantando aquele vaso, se Cristo mesmo curasse Paulo, poucos acreditariam nele e o inicio da obra estaria prejudicado.
  2. “ele mesmo...acesso em sua lembrança”, Deus nos permite passar por situações mais adversas para que tenhamos experiências de vida, pois poderemos e seremos usados para fortalecer pessoas que estarão passando pelas mesmas provações.
  3. “usar os vários membros”, o Senhor deseja que vivamos em união, por isso Ele se agrada em que trabalhemos unidos, ele sempre envia de dois em dois, às vezes, com tantos irmãos perto de nós, mas o Senhor trás um servo de longe para falar algo. Assim o Senhor faz a integração do seu povo.


2.2. Punha sobre ele a mão... (At 9.12)
É importante também notar que, nessa passagem, o Senhor Jesus demonstra que Paulo estava avisado, em visão, de que o próprio Ananias iria ao seu encontro para curá-lo. E essa cura sucederia mediante a imposição de mãos de Ananias. O ato de impor às mãos é abençoador, capaz de transferir virtudes que vão além do calor humano. Na verdade, o poder de Deus é completo em si mesmo e não se faz necessário impor as mãos. Todavia se torna muito importante e marcante para quem recebe tal imposição. O Senhor Jesus fez isso incontáveis vezes, e as Escrituras determinam que se imponham as mãos sobre os enfermos e eles serão curados (Mc 16.18; At 4.30).

  • O Senhor sabe que o ser humano é psicologicamente frágil, nem todos os irmãos aceitam quando dizemos: “Quando eu chegar em casa eu oro por você.” ou se dizemos: “Nós já oramos por você na igreja.”, muitos não aceitam isso, pois eles querem que vamos até suas casas, e lá estendamos as mãos sobre seus filhos seus móveis, suas camas, etc.


2.3. Senhor, de muitos ouvi... (At 9.13)
Quando Ananias entendeu que se tratava de Saulo, o perseguidor, arguiu o Senhor acerca de seu procedimento. Os males que tinha causado aos santos através da perseguição em Jerusalém, eram bem nítidos para ele. Reconhecemos que era uma missão difícil a ser realizada, mas o Senhor disse a Ananias que Paulo já o aguardava, pois já o tinha visto numa visão, entrando onde estava, e impondo-lhes as mãos, e curando-o de sua cegueira. Foi importante Ananias ter esse relevante detalhe para que executasse essa missão sem temor, visto que a fama de Paulo como perseguidor oficial do judaísmo corria entre as colônias judaicas para onde os cristãos fugiram. Quanto à visão simultânea de Ananias e Paulo, o sentido disso era para que não houvesse dúvida alguma de que o Senhor estava orquestrando a situação mostrando que era seguro para ambos.

  • Às vezes ocorre conosco como com Ananias, demonstramos uma falta de fé em relação a algum ímpio, mas o Senhor pode tudo.
  • Temos que acreditar que o Senhor pode fazer uma grande obra na vida do pior bandido.
  • Cristo estava também discipulando a Ananias para que ele aprendesse que Deus pode levantar pessoas de onde menos esperamos. Alguns agem como Ananias e colocam empecilho para tudo que lês são ordenado a fazerem, esses precisam aprender que se eles não quiserem trabalhar, o Senhor pode salvar um traficante e levantá-lo com o servo fiel e corajoso.


3. A missão cumprida
É interessantíssimo que o Senhor se permite arguir por Ananias e com ele palestra, ainda que brevemente. Depois de Ananias falar o que pensava demonstrando a necessidade de prudência, as providências para que tudo saísse perfeitamente em ordem e segurança estavam sendo tomadas naquele momento, em que Paulo como já foi dito, simultaneamente tinha uma visão acerca do próprio Ananias (At 9.15,16).

  • Deus permite que alguns irmãos ponderem com Ele, porém somente os servos, como foi com Moisés que intercedia pelo povo e com muitos outros servos.


3.1. Ananias foi ao encontro de Paulo (At 9.17)
Uma vez que tudo se tornara claro para Ananias, ele entendeu que se deveria apressar. Pois Paulo de Tarso não poderia ficar esperando indefinidamente em casa de Judas. Assim, pôs-se a caminho para achar o endereço que o Senhor lhe havia mostrado. A narrativa que se segue demonstra diligência, fé e muita alegria de Ananias ao encontrar a Paulo. Suas palavras são auspiciosas e demonstram conhecimento de tudo o que estava se passando, pois ele disse, “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”.

  • O Evangelho precisa de servos como Ananias, que tem uma palavra de esperança o abatido, encontramos irmãos que ao verem alguém na dificuldade ainda aponta dizendo que está em pecado ou que não tem fé.
  • No tempo em que vivemos em que não há aquela perseguição como no tempo de Ananias e Paulo, deveria existir mais irmãos do tipo de Ananias, Barnabé, Silas, Tito, Apolo, Áquila e outros, que mesmo não sendo muito famosos, mas são verdadeiros exemplos de simplicidade e disposição, e alegria de coração.


3.2. Paulo foi batizado (At 9.18)
O certo é que Paulo estava deitado ou sentado, de qualquer maneira sua posição indicava estar esperando, ou pelo menos se recuperando do tratamento de choque recebido da parte do Senhor. O texto não afirma claramente quem batizou Paulo, mas diz que ele “foi batizado”. É bem provável que tenha sido o próprio Ananias quem realizou o seu batismo ou outra pessoa próxima. No caso dos judeus, o batismo ocorria imediatamente, pois eles apenas aceitavam as promessas de Deus reveladas no Antigo Testamento, uma vez identificando que o homem Jesus era mesmo o Messias, tudo acontecia automaticamente.

  • “deitado ou sentado”, não convém debater se o batismo de Paulo foi por imersão o ou aspersão, é interessante não deixar a aula entrar nesse problema que nunca foi resolvido.


3.3.  Paulo com outros discípulos (At 9.19)
Após o batismo, Paulo se alimenta, pois ele estava afligindo seu corpo físico com o jejum até aquele momento. Mas também a sua alma sofria por lembrar-se de que, como oficial do Sinédrio, perseguira implacavelmente inofensivos cristãos tratando-os como bandidos. A comida lhe confortou, Deus lhe perdoou, mas, a partir dali, usou a sua vida para Deus. Ao que tudo indica, Ananias era um líder local, e ali em Damasco, Paulo pôde permanecer alguns dias, até que foi à Arábia, ficando por três anos conforme seu pequeno relato autobiográfico (G11.17).

  • Paulo não se achava digno de ser um servo do Senhor, pois ele havia perseguido o povo de Deus.
  • Paulo também não conseguiu ter um relacionamento muito próximo dos doze apóstolos, devido a sua obra e o seu temperamento.


Conclusão
Os cuidados básicos desfrutados por Paulo de ser assistido, batizado, usufruindo da convivência com outros discípulos mais experientes são os mesmos direitos de todo o cristão neófito que entra nas milícias do Senhor Jesus Cristo. Se isso for ignorado, estar-se-á gerando um cristianismo normal.

  • Para encerrar, comente que aqui tem um esboço do discipulado de um servo que foi um grande vaso nas mãos do Senhor.
  • Faça um resumo e apresente aos alunos.
  • O discipulado é uma obra tão importante quanto evangelismo, pois se o evangelismo a alma pra Cristo, é o discipulado que ajudará essa alma a permanecer firme.


Original de Marcos André - professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário