quinta-feira, 4 de abril de 2013

A VIDA EDIFICADA SOBRE A ROCHA




Participe do grupo no facebook Escola Bíblica em ação: https://www.facebook.com/groups/353006804818450/

Lição 01 de 07 de Abril de 2013 


A VIDA EDIFICADA SOBRE A ROCHA

Texto Áureo

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Mt 7.24

Verdade Aplicada

A vida cristã deve estar funda¬mentada em Cristo e não nos alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama e da popularidade.

Objetivos da Lição


  • Mostrar que é prudente edificar sobre a Rocha que é Cristo;
  • Explicar que edificar sobre a areia, significa não obedecer aos ensinamentos de Cristo;
  • Alertar para os resultados práticos da obediência a Cristo. sabedoria; qualidade de néscio; tolice.


Textos de Referência


  • Mt 7.24. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
  • Mt 7.25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
  • Mt 7.26. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
  • Mt 7.27. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.


INTRODUÇÃO

Essa parábola é mais um extraordinário exemplo da maneira poética que o Senhor Jesus Cristo usou em grande parte de seus sermões. Nesta parábola, em especial, Mateus destaca a doutrina de que no âmbito espiritual, acima de todas as demais, ser apenas ouvinte não possui valor algum se o discurso não resultar em atitudes. E salienta que a maneira do cristão viver não será bem sucedida se ele não tiver sua vida fundamentada sobre a Rocha, que e Cristo.


  • Seria importante fazer uma breve recordação sobre o sermão da montanha;
  • Em resumo, este sermão fala inicialmente da escolha em seguir o caminho que leva a vida, relatado na parábola dos dois caminhos; Depois o sermão fala sobre a vida de fé e os frutos por ela produzidos ilustrados pela parábola das duas arvores; As duas casas por fim ilustra o fim desta jornada, isto é o julgamento em que a alma firmada em Cristo será salva e a firmada na areia se perderá.


1. A CONSTRUÇÃO SOBRE A ROCHA (Mt 7.24,25)

Essa parábola também é conhecida como a dos Dois Construtores. Ela é o final de uma série de discursos feitos por Jesus, no conhecido Sermão da Montanha, e tanto cristãos, quanto não cristãos, reconhecem igualmente como uma das declarações mais importantes, em todos os tempos, do caráter moral da raça humana. É nesse memorável discurso, que encontramos as qualidades que Deus conclama a seus filhos a porem em prática na vida. Construir sobre a Rocha é fazer exatamente como Jesus ensinou.


  • A ênfase deste lindo sermão esta na obediência a palavra de Deus. Viver na rocha que é Cristo nada mais é do que obedecer a Sua palavra. Jesus como prova disto disse:
  • “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14:23-24
  • Lembremos então que estar em todos os cultos, participar de várias campanhas e reuniões as vezes não é sinônimo de vida firmada na Rocha, é necessário conduta ilibada em todas as relações da nossa vida.


1.2. É OUVINTE E PRATICANTE QUEM CONSTRÓI SOBRE A ROCHA

Ouvir e praticar. Sem dúvida o maior desafio dos discípulos de Jesus em todos os tempos. Tiago 1 22-25 diz: "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Então, aquele que edifica sobre a Rocha (Jesus), é comparado a alguém que dá a devida atenção à mensagem do Senhor e a vive na prática, e nela se firma sem ser mero ouvinte.


  • Interessante o texto de Tiago, seria proveitoso pedir para algum aluno lê-lo em voz alta;
  • Comente que o evangelho no Brasil tem crescido de maneira grandiosa, mas que infelizmente o número de “evangélicos não praticantes” tem crescido na mesma proporção;
  • Hoje parece que é chique dizer “Sou evangélico”, infelizmente nem sempre isto conota uma pessoa com vida firmada na Rocha.
  • Quando me perguntam prefiro dizer que sou crente ou cristão protestante, evangélico parece não ter tanta credibilidade mais (infelizmente);
  • Enfim, importante é crer, observar e praticar a vontade de Deus, isto sim é viver na Rocha.


1.3. ESTÁ PREPARADO PARA O DIA DA ANGÚSTIA

Jesus continuou dizendo que “Desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. Quem ouve e pratica os ensinos maravilhosos de Jesus não é derrotado pelas angústias dessa vida. As palavras de Cristo se tornam alicerces, sendo a base da própria vida. São verdadeiros construtores competentes, que edificam suas casas sobre a solidez da Rocha.


  • O que aprendemos aqui contradiz tudo o que tem sido pregado pela famigerada teologia da prosperidade, tão comum nos púlpitos atuais;
  • Jesus fala da chuva, rios, ventos e combate... É uma reafirmação do termo “no mundo tereis aflição”;
  • A pregação de que o justo não passa por dificuldades é antibíblica. A questão não é a luta, e sim onde você esta firmado, onde tem depositado sua fé, sua confiança;
  • Os que estão na Rocha passam por lutas como os que não estão, mas o fim da provação é diferente.


2. A EDIFICAÇÃO SOBRE A AREIA (Mt 7.26)

Esse texto foi descrito em paralelismo clássico: revelando a sabedoria de quem constrói sobre a rocha (Jesus) e a insensatez de quem constrói sobre a areia (alicerces humanos). “E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”. Um “homem insensato” tem seu sentido principal de alguém que é embotado, pesado e estúpido. E para efeito de comparação, pode ser aplicado à alma e a mente do ser humano que ouve a mensagem do evangelho, mas não consegue praticar os ensinos da Palavra de Deus.


  • Fica claro nesta comparação entre os construtores que, aquele que confia em suas forças (homem insensato) não agrada a Deus e terá um fim nada glorioso, ao contrário daquele que prefere depositar suas forças em Cristo, este estará firmado na Rocha no dia da angústia;
  • Salmo 118.8 diz “É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem”. Este homem inclui você!
  • Provérbios 3:5 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”;


2.1. EDIFICAR SOBRE A AREIA É DESOBEDECER À PALAVRA

Em Mateus 7.21-23 está escrito que nem todo que diz: “Senhor, Senhor” entrará no Reino de Deus, porque pregou a Palavra, expulsou demônios, orou pelos enfermos, mas não provou a fé salvadora que leva à obediência a Deus. Fazer uso da Palavra para edificar e orientar a outros e não praticá-la é um a grande insensatez. Em l Coríntios 9.27, Paulo diz: “Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”.


  • Vamos ler novamente esta passagem?
  • "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " Mateus 7:21-23
  • Observe que estes a quem Jesus refere serão pregadores da palavra, que expulsavam demônios e até curam, enfim, são pastores, missionários, ministros da palavra, mas porque não entrarão no reino de Deus? Porque praticam o mal;
  • Não adianta pregar e não praticar, Deus até usa estes pregadores por amor a Sua obra, mas isto não significa que serão salvos.


2.2. OPORTUNISTAS DE PLANTÃO

Muitos homens e mulheres estão fazendo uso da Palavra de Deus, mas visando o seu próprio benefício, iludindo os fieis e se aproveitando dos incautos. Esses são oportunistas de plantão que usam o Evangelho como trampolim para galgar posições de destaque na sociedade, dizendo se preocupados com as ovelhas, mas são os seus nomes e bens que crescem a cada dia. Mas nada ficará encoberto. Não se deve brincar com a verdade, pois o nosso Deus é um fogo consumidor (Hb 12.29). Muitos ignoraram o que o Apóstolo Paulo ensinou em Gálatas 6.7: “Não erres: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear isso também ceifará”.


  • Muitos homens e mulheres estão fazendo uso da Palavra de Deus, mas visando o seu próprio benefício Iludindo os fiéis e se aproveitando dos incautos (que age se cautela, desprevenido): Você já se deparou com uma situação desta?
  • Infelizmente tenho certeza que sua resposta é sim, se não na sua igreja, em outros ou até mesmo programas de TV religioso;
  • Nesta onda de pregações que oferecem o céu na terra, muitos obreiros estão ganhando fama, sucesso e enriquecendo. Muitos usam do prestígio para se candidatarem a cargos públicos e depois de eleitos esquecem de onde vieram; Devemos orar pelos representantes da igreja que realmente tem compromisso com Deus, mesmo sabendo que são minoria;
  • Estes provavelmente chegarão no céu e dirão, Senhor, trabalhamos pela igreja, ajudamos o povo... E receberão um sonoro “apartai-vos de mim malditos pois não vos conheço”.


2.3. A ILUSÃO DE CONSTRUIR SOBRE A AREIA

A vida de um cristão deve estar pautada nas palavras de Jesus. Cristo é o seu maior mestre, pois Ele abalou os alicerces da história humana através de sua própria história. Seu viver e pensamentos atravessaram gerações, varreram os séculos, embora nunca tenha sido essa a sua preocupação. A cultura humana construída há milênios tem o seu valor para humanidade, no entanto, a experiência humana tem revelado que muitos se firmaram em princípios que não foram aprovados por Deus. Ignorando a maior necessidade, o alicerce na Rocha (Jesus Cristo).


  • A nossa maior alegria é o túmulo vazio! Muitos vieram e pregaram suas filosofias religiosas e alguns até disseram ser enviados exclusivos de Deus, mas em seus túmulos tem uma lápide escrita “aqui jaz fulano”;
  • Jesus mudou a história, hoje a história da humanidade é dividida em antes e depois de Cristo;
  • Suas palavras e ensinamentos mudaram o mundo, mas há aqueles que querem mudar as palavras de Jesus e deturpar a Bíblia sagrada;
  • Há aqueles que preferem desprezas o legado de Jesus e ainda pregam contra tudo o que Cristo ensinou;
  • Estes constroem sua casa sobre a areia.


3. RESULTADOS PRÁTICOS DA OBEDIÊNCIA A CRISTO

Muitos cristãos procuram atalhos para viver o evangelho. Na verdade, o “mundo evangélico” está transbordando de métodos e fórmulas para uma vida bem sucedida. No entanto, a vida cristã autêntica só poderá ser experimentada a partir da obediência aos ensinos de Jesus. Ensinos que modificam a ética e o comportamento morais das pessoas, que se tornam íntegras, honestas e incorruptíveis, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis, contagiando o ambiente em que vivem com honestidade e retidão.


  • Atalhos: Nada mais do que o resultado da ansiedade da humanidade de sempre querer cortar caminho, furar a fila e alcançar algo mais rápido;
  • O pior é que estes métodos tem ganhado grande espaço tomando terreno da pregação verdadeira e eficaz do evangelho;
  • Não há como ser tocado pela pregação de Cristo e não mudar, muitos têm ouvido a pregação, mas não tem sido tocado, não tem permitido a transformação que ela pode dar.
  • O ensino transforma inclusive o caráter e os aspectos éticos e sociais do verdadeiro cristão; Infelizmente muitos querem apenas receber e sequer cogitam em carregar sua cruz e seguir o Mestre.


3.1. ALCANÇA A FELICIDADE PLENA (MT 5.1-12)

As bem-aventuranças, que representam a primeira parte do Sermão da Montanha, resumem e destilam as qualidades que Deus deseja para os seus filhos na vida diária, de sua jornada rumo ao Céu. São características que produzem felicidade no interior dos cristãos. A prática dessas virtudes faz nascer, nos crentes, o caráter ideal que Jesus pretendia para eles ao convidá-los a segui-lo, pois pretendia iniciá-los num período de transformação interior necessária. Aqui descobrimos a imagem do Filho de Deus (Rm 8.29) e a perfeição que o Pai exige de seus filhos (Mt 5.48). Na verdade, esse é o caráter que produz felicidade plena, que conscientiza o cristão, que 'ser’ e não ‘ter’ é primordial para ser feliz.


  • Professor, leia as bem-aventuranças com seus alunos e explique que ela se resume no fato de que ser (uma pessoa com qualidades morais e espirituais) é muito mais importante do que ter (bens, prestígio e fama);
  • Caráter ideal: É importante esclarecer que o conhecimento de Cristo por meio de Sua palavra permite a mudança de caráter, mas esta mudança parte do crente e não de Deus, isto é, Deus transforma se o crente quiser e permitir;
  • Há que se ter vontade de mudança, desejo de ser íntegro e correto, desta forma Deus começa a operar transformando o coração;


3.2. APRENDE A SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (MT 5.13-16)

Nas palavras de Jacques Ellul, ser sal da terra se refere de forma precisa ao livro de Levítico 2, onde nos é dito que o sal é o símbolo da Aliança. O cristão é então, diante dos homens e da realidade espiritual de nosso mundo, símbolo visível da Nova Aliança que Deus fez através de Jesus Cristo com este mundo. Com a capacidade de temperar e preservar a vida neste planeta, ou seja, que em suas vidas e em suas palavras ele faça aparecer essa Aliança aos olhos dos homens. E como luz do mundo deve prevalecer e dominar sobre as trevas. Dando sentido à história com a sua presença como igreja. Acrescentando que, por ser luz, tem a capacidade de trazer revelação sobre este mundo, além do testemunho de salvação de que os cristãos são os instrumentos.


  • O melhor tempero é o sal, desta forma o simbolismo do sal tem a ver com o prazer de viver, da alegria em servir a Deus;
  • Esta alegria como foi dito, esta relacionada com a aliança que temos com Cristo e principalmente com a esperança de Sua volta para arrebatar a igreja;
  • O crente que confia em Jesus se alegra na tempestade pois tem certeza que Seu redentor vive;
  • Esta alegria da salvação deve contagiar a outros, que sem esperança podem recorrer a nós para resolver os seus conflitos;
  • De mesma foram, somos a luz que além de iluminar, tem a função de revelar Jesus em um mundo cego pelas trevas do pecado.


3.3. VIDA CRISTÃ TRANSFORMADA (Mt 5.17-7.1-28)

Com os ensinos de Cristo, o crente passa entender as Escrituras e busca cumprir a Lei de Deus (Mt 5.17-20), porque aprende que ela é mais real e duradoura que as estrelas do céu. Valoriza os sentimentos e o valor das palavras diante dos homens (Mt 5.21-26); protege o coração para não ser corrompido pelo desejo ardente do corpo (Mt 5.27-32); compreende que as palavras não devem ser manipuladoras, um sim e um não é suficiente (Mt 33-37); que amar aos inimigos e os que os perseguem em atitude de oração é ser semelhante ao Altíssimo (Mt 5.43-48); que o mundo não é um palco (Mt 6.1-4); que a oração deve ser simples (Mt 6.5-18); que a vida deve ser um culto a D eus (Mt 6.19-34); que a conduta simples (Mt 7.1-12), e a autenticidade os guiará a uma vida bem sucedida (Mt 7.13-23).


  • Recomendo simplesmente que leia este tópico com os alunos, esta completo e muito bem desenvolvido pelo autor.


CONCLUSÃO

Quando o Senhor Jesus concluiu o Sermão do Monte com a parábola dos dois construtores, do prudente e o insensato, a multidão maravilhada se entusiasmou pela sua autoridade de mestre. Pois Ele não ensinava como os seus oponentes religiosos, que citavam outros rabinos para a fim de apoiar seus ensinos particulares. Jesus na verdade falava com autoridade divina. Naquele dia, foi como a melhor aula que o povo já havia ouvido. Portanto, que possamos fundamentar as novas vidas nos ensinos incomparáveis de Jesus, que é a Rocha verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário