sábado, 25 de maio de 2013

DEUS PROCURA OS VERDADEIROS ADORADORES











DEUS PROCURA OS VERDADEIROS ADORADORES
Lição 8 - 26 de Maio de 2013


TEXTO AUREO

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem”. Jo 4.23

VERDADE APLICADA

Através da adoração pública doméstica e individual, demonstramos o quanto é importante reconhecer o Deus cristão.

OBJETIVOS DA LIÇÃO


  • Definir a verdadeira adoração;
  • Conscientizar de que a verdadeira adoração não é somente nos cultos, com o louvor que sai da boca, mas com a própria vida no dia a dia diante de Deus e das pessoas;
  • Enfatizar a exclusividade na adoração.

TEXTOS DE REFERÊNCIA


  • Jo 4.20 - Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
  • Jo 4.21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
  • Jo 4.22 - Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
  • Jo 4.23 - Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
  • Jo 4.24 - Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

INTRODUÇÃO

Há basicamente dois pilares principais históricos que determinam a adoração cristã na igreja primitiva do ponto de vista de seu contexto litúrgico: o primeiro, é que Jesus Cristo era adorado como um ser divino juntamente com Deus Pai; o segundo, qualquer possibilidade de adoração a qualquer outra divindade era veementemente rejeitada. Para a comunidade gentílica da época neotestamentária grande estranheza. O cristianismo primitivo herdou uma adoração monoteísta exclusivista que exigia de seus adoradores a renúncia prestada a outros deuses.

  • Duas colunas: 1) Jesus como ser divino, reconhecido pela igreja primitiva como filho de Deus. Há hoje várias seitas querendo tirar esta característica comum desde a igreja primitiva que é a soberania divina de Jesus, alguns até ousam dizer que Ele não morreu na cruz, mas se casou com Maria Madalena e se mudou para Índia... 2) A adoração é a 1 só Deus. Isto foi herdado da religião judaica que é monoteísta (adora apenas a 1 Deus). A igreja continua a adorar a um só Deus, porém que faz parte de uma trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).


1. O QUE É A ADORAÇÃO CRISTÃ?

O ajoelhar-se, inclinar a cabeça e prostrar-se são atitudes que revelam o estado da alma, diante do poder inigualável de Deus. É assim que encontramos os personagens bíblicos em suas histórias. Através da adoração pública, doméstica e individual esses homens e mulheres ensinaram o quanto é importante reconhecer o Deus cristão como único e singular Senhor, entre todos os outros. No entanto, a palavra adoração traz conotações mais íntimas e afetivas, que apontam para expressões de amor (ágape). Ela não se materializa na gênese do louvor e da liturgia.

  • O ato de prostração, inclinação diante de uma autoridade significa honra e respeito. O ato de ajoelharmos diante de Deus demonstra externamente que nossas almas estão humilhadas e ao mesmo tempo honradas de estar em Sua presença;
  • Devemos porém deixar claro que nem todo que se inclina perante uma autoridade o faz com prazer. Muitos fazem por obrigação, medo ou um mero costume.
  • A postura de adoração pode dar aparência de adorador, mas o verdadeiro adorador adora a Deus em Espírito e em verdade.
  • Diante disto, o comentador destaca o amor ágape que é o amor sem barganha, sem querer nada em troca, ama-se simplesmente movido pelo sentimento do amor e nada mais;
  • Infelizmente, há muitos nas igrejas que tem na relação com Deus uma relação de negócio e não de amor. Diz ele: “Eu dou, para receber 100 vezes mais”; “Vou à igreja para buscar uma bênção”...


1.1 A INTIMIDADE E A PARTICIPAÇÃO DO ADORADOR

Nascemos para relacionar-nos uns com os outros e para vivermos em comunidade com a raça humana. Percebemos essa verdade na linguagem do discurso cristão primitivo, enfatizado na maneira como eles se relacionam na adoração coletiva. Eles se referiam uns aos outros como irmãos e irmãs, adorador de um mesmo Deus, e consideravam-se membros de um mesmo corpo (1 Co 12.27). Não importava o status social, características econômicas ou até mesmo o sexo (Gl 3.28; Cl 3.11). A profecia de Joel é citada como explicação dessa intimidade e participação da igreja do Novo Testamento (At 2.17; Jl 2.28-32).

  • O homem é um ser relacional, não foi criado para ficar só e eu não estou falando de casamento apenas, o ser humano precisa de amigos, precisa de outros seres humanos para ser feliz.
  • Diz o ditado que “ninguém é feliz sozinho”. A verdade é que muitos tentam se isolar para buscar paz interior, fazem retiros, vão para mosteiros e se trancam em salas isoladas. Não é este o desejo de Deus.
  • Deus deseja que a Sua igreja se relacione com Ele e com os demais irmãos. Por isto o nome irmão, vem de sangue, compromisso, DNA, história.
  • Mais do que irmãos, é desejo de Deus que sejamos um com Ele e com os demais, já parou para pensar na profundidade disto?


1.2 A CHAMA NA ADORAÇÃO

A repetição com que a palavra alegria (gr. Chara) e as referências a “regozijo” (Gr. Aglliomai) são frequentes no Novo Testamento é uma amostragem do júbilo avivado e experimentado especialmente na adoração dos cristãos primitivos. Essa chama estava relacionada à ideia de um contato direto com Deus na pessoa do Espírito Santo que havia sido derramado. Para os cristãos, Deus se comunicava diretamente com eles através daquele acontecimento (At 2.26-47). Os dons do Espírito Santo e o sucesso na proclamação do evangelho retratavam o fervor na adoração da igreja. Eles haviam experimentado o dom celestial e estavam participando do Espírito Santo, que promovia neles uma alegria constante e um fervor em suas vidas.

  • Quando lembro das referências a alegria e regozijo na Bíblia, me faz lembrar do filme “Desafiando Gigantes”, um filme cristão que recomendo a todos que assistam.
  • Há uma frase no filme onde um irmão diz: “Deus disse 365 em sua palavra não temas. Com tantas vezes assim Ele deveria estar falando sério não acha?”.
  • Adorar a Deus é sinônimo de alegria, não combina um crente salva de cara amarrada, triste pelos cantos e murmurando da vida;
  • A alegria da salvação e a comunhão uns com os outros era a maior ferramenta missionária da igreja antiga. A alegria era gerada pela presença do Espírito Santo em suas vidas e o amor uns pelos outros pela transformação do velho homem em uma nova criatura.


1.3 A RELEVÂNCIA E O PODER DA ADORAÇÃO

É indispensável para um cristão levar uma vida de adoração. Tendo em vista que os crentes do Novo Testamento foram discipulados a pensar sobre si mesmos a partir de um modo de ver coletivo, ou seja, abrangendo todos no Reino, por isso, que o culto cristão deve ser repleto de significado e de plena relevância. Naquela época não havia templos majestosos, nem uma liturgia pirotécnica, mas um grupo de cristãos reunidos como sacrifício vivo apresentado a Deus (Rm 12.1-3). A vida deles e suas reuniões de cultos, não eram apenas um exercício religioso, mas uma oportunidade para reafirmar o que eles acreditavam. Era uma ocasião para a manifestação dos poderes divinos (1 Co 12-14).

  • “Pensar sobre si mesmos a partir de um modo de ver coletivo”= Isto é, os cristãos eram e ainda são levados e pensar num estilo de vida que nega o egoísmo. O crente não pode ser egoísta. O egoísmo vai contra tudo o que Deus propôs para a igreja, a começar do sacrifício de Jesus, homem que sem pecado e sem culpa não pensou em si, mas se entregou por toda a igreja.
  • “Naquela época não havia templos majestosos, nem uma liturgia pirotécnica”: Pirotecnia é o mesmo que fogos de artifício. Vemos com tristeza que muitas igrejas perderam a forma simples de anunciar o evangelho, antes se preocupam em construir templos suntuosos e modernos enquanto há irmãos passando necessidade. Outros criam ferramentas de animação de auditório para animar o público, como se o culto fosse um programa de auditório de TV.
  • Devemos aprender com Jesus, principalmente na sua forma de anunciar o evangelho.

2. A ADORAÇÃO VERDADEIRA

A verdadeira adoração é prestada somente por aquelas pessoas que nasceram do Espírito Santo. Tem sua forma auxiliada pelas Escrituras e centralizada em Deus. É fruto da convivência que o novo cristão tem com Deus, pois requer preparação prévia. Toda adoração verdadeira tem a perspectiva de que Deus é grande, e que, Ele merece louvor e honras por parte da humanidade.


  • Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade – Não há como se tornar um verdadeiro adorador sem a experiência da transformação em Cristo e o novo nascimento do Espírito Santo;
  • Há um ditado popular que todos são filhos de Deus. Biblicamente falando, todos são criaturas, mas filhos de Deus somente aquele que nascerem de novo e tornarem-se filhos de Deus por adoção em Jesus Cristo.


2.1 OS VERDADEIROS ADORADORES

Adorar é agir em sinceridade de coração, autenticidade e não só de lábios, da boca para fora, pois em vão adoram os que assim procedem (Mt 15.9). Chega de hipocrisia! A falsa adoração é abominável ao Senhor. Deus não Se deixa enganar. A convocação do salmista ecoa até os nossos dias dizendo: “Vinde, cantemos ao Senhor! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação! Apresentemo-nos ante a sua face com louvores e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande e Rei grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do Senhor que nos criou” (Sl 95.1-6).


  • Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:8-9;
  • Estas palavras de Jesus são extremamente esclarecedoras, louvor vem de dentro, é algo sincero e espontânio. Não é um ato forçado com aparência externa de devoção.
  • Interessante o salmo apresentado pelo comentador bem como a afirmação: Deixemos de hipocrisia. Quantos entram na igreja, mas deixam a cabeça lá fora presa a problemas e conflitos. Não se entregam totalmente à adoração a Deus e, ainda muitos não adoram a Deus em casa, nos seus relacionamentos e no trabalho.
  • Lembre-se, a adoração é uma grande ferramenta de evangelismo.



2.2 A ESPIRITUALIDADE VERDADEIRA

A nossa adoração de fachada não move o coração de Deus! Precisamos estar alicerçado na Palavra, nos princípios e nas leis espirituais e não em doutrinas que são preceitos de homens (Mt 15.8-9). É preciso tirar a máscara da mentira, da falta de união, da murmuração; não adianta adorar a Deus não tendo comunhão com os irmãos (1 Jo 4.20-21; Mt 15.13),mostrando espiritualidade só nos cultos diante do pastor, em casa ser um inferno e na sociedade não ter testemunho de crente (1 Tm 3.7). O cristão não pode ter do que se envergonhar (2 Tm 2.15).


  • Adoração da fachada, isto é, da boca para fora, apenas de aparência;
  • A adoração verdadeira porém deve seguir o que disse o comentador: Deve estar alicerçada na palavra, nos princípios e nas leis espirituais e não em doutrinas que são preceitos de homens.



2.3 SACRIFÍCIO VIVO E AGRADÁVEL A DEUS.

Oferecer sacrifício vivo e agradável a Deus é entregar a vida a Ele. Dormir, comer, trabalhar, passear, tudo como se fosse uma oferta a Ele. E nunca se ajustando às culturas demonizadas, a ponto de não poderem pensar mais com razoabilidade. Na verdade, quando o apóstolo pede para que ofereçam sacrifício vivo a Deus, é uma contraposição aos animais mortos praticados no Antigo Testamento, pois a vida cristã é a nova vida no Espírito Santo (Rm 6.4). É um culto com a participação da mente, do coração e vontade no serviço obediente ao Senhor Jesus.

  • Porque sacrifício? Por que não é fácil ao homem abrir mão de suas vontades e subjugar seus desejos para agradar a Deus. O homem, pela natureza pecaminosa, tenta a todo tempo satisfazer seus desejos e ao mesmo tempo, acha-se auto suficiente, não aceitando ser “mandado” por ninguém;
  • Antes, os sacrifícios eram de animais, agora, são das nossas atitudes. A entrega da nossa vida a Deus deve ser sem reserva, tudo deve ser entregue ao ponto de todos os nossos atos serem ofertas agradáveis a Deus.


3. ADORAÇÃO EXCLUSIVA A DEUS

Adoração exclusiva a Deus é a essência da adoração, e uma exigência divina (Jo 4.23). Das coisas nós gostamos; as pessoas nós amamos (Mc 12.31), mas só a Deus adoramos (Mt 4.10). Não devemos falar nem por brincadeira que adoramos alguma coisa ou pessoa, a não ser Deus! Não mude a sua adoração e não adore pessoas nem coisas. Faça tudo em Nome do Senhor Jesus dando a Ele toda honra e toda a glória. Não devemos atrair para nós atenção em nossas celebrações, roubando de Deus a honra que lhe é devida.

  • “Das coisas nós gostamos; as pessoas nós amamos (Mc 12.31), mas só a Deus adoramos (Mt 4.10)”. Esta deve ser nossa atitude, porém existem pessoas que infelizmente adoram a coisas e pessoas o que concorre com a adoração a Deus. Lembre-se, Deus não divide Sua glória com ninguém;
  • Tudo quanto fizermos, que Deus seja o centro, nunca a atenção deve ser centrada em nós.



3.1 OS ÍDOLOS ESTÃO DENTRO DAS IGREJAS

Certas pessoas são verdadeiras vedetes nas igrejas: procuram ser reconhecidas, buscam fama e brilho, apresentam-se como salvadoras do Evangelho, gostam de passar imagens de super-crentes e que nelas se possam confiar. Porém chegam somente para cantar ou pregar depois saem, não assistem aos cultos completos; passam vários minutos falando das suas realizações e fazendo marketing dos seus produtos. Filhinhos, guardai-vos desses ídolos (1 Jo 5.21).


  • Infelizmente creio que todos os leitores deste blog já vivenciaram situações parecidas com as relatadas pelo comentador.
  • Hoje muitos cultos só ficam cheios se houver nele uma celebridade cristã.
  • Já tem cantor e pregador exigindo alimentação especifica. Hotel 5 estrelas, voô de determinada companhia aerea. Carro de marca e modelo especifico a disposição além de grande cachês.
  • O pior é que atrás destes  "astros da fé" há uma legião de fãs, ou porque não dizer idolatras que os acompanham histéricamente.


3.2 OS PAPARAZZOS CAUSAM VERGONHA DENTRO DAS IGREJAS

Preparam suas máquinas fotográficas ou seus celulares e ficam tirando fotos ou filmando cenas sem respeito à casa de Deus e ao pastor. Eles vivem à caça de ídolos ocupando a frente do púlpito e atrapalhando a liturgia do culto. A reunião já não parece mais ser de adoração a Deus e, sim, de reverência às celebridades. Sem submissão alguma e sem espiritualidade, procuram saber primeiro quem é que vai cantar ou pregar naquele dia para sair de casa, se não for um dos seus ídolos nem lá vão.

  • Outra coisa comum é o fato dos fãs se acotovelarem para tirar fotos. Ficam em pé diante do púlpito e nem se importam se estão atrapalhando a visão de outros.
  • O problema é que muitos artistas acham isto o máximo.
  • Muitos dançam, assoviam, gritam como se estivessem em um show.

3.3 VERDADEIROS PALCOS SÃO MONTADOS DENTRO DAS IGREJAS

Para receber mais público com fim de realizar shows, montam estruturas gigantescas dentro dos templos descaracterizando o lugar de adoração. O altar fica em constante mudança para se adaptar a tais apresentações, uma verdadeira falta de respeito ao lugar que biblicamente deveria ser chamado casa de oração. Fora os estragos deixados nos bens e utensílios. Esses palcos e teatros dentro dos templos descaracterizam e profanam a casa de Deus, pois não atraem adoradores, mas plateias para aplaudir os Pops Stars; não adoram a Deus, mas personalidades que se apresentam. A Igreja do Senhor Jesus deve atrair as pessoas pelo testemunho dos fiéis, vida exemplar do pastor, pregação do autêntico Evangelho e pelos sinais que devem acompanhar (Mc 16.15-18).


  • Jogo de luz, neon, luz negra, gelo seco, laser, efeitos especiais, pirotecnia são alguns dos recursos usados dentro de algumas igrejas que as transformam em verdadeiras casas de show.
  • Tem templos que possuem pistas de skate em seu interior, bem como ringue de luta como o MMA.
  • Deus não precisa de nada disto, o que atrai e convence o pecador e o Espirito Santo, este sim deveria encher a igreja.


CONCLUSÃO

Adorar a Deus, além de exigir uma vida santa de fé, fidelidade e submissão a Ele, é também oferecer algo capaz de mexer com o coração do Todo-Poderoso, sem mistura, contaminação nem para aparecer e receber glória e aplausos dos homens (Jo 7.18). A adoração deve ter exclusividade, ser total e nunca dividida ou parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário