quarta-feira, 4 de julho de 2012

LIÇÃO 02 – OS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS


LIÇÃO 02 – OS PRIMEIROS DISCÍPULOS DE JESUS

08 DE JULHO DE 2012



LEITURAS COMPLEMENTARES



Segunda feira: Jo 40.1

Terça feira: Jo 1.39

Quarta feira: Mt 19.27

Quinta feira: Jo 14.9

Sexta feira: Pv 18.13

Sábado: At 1.13



TEXTO ÁUREO



"Os dois discípulos, ouviram- no dizer isso e seguiram a Jesus". Jo 1.37



VERDADE APLICADA



Depois de encontrarmos Jesus, devemos ajudar os nossos familiares e amigos a fazerem o mesmo.



OBJETIVOS DA LIÇÃO



·         Conscientizar quanto à responsabilidade de conduzir os nossos familiares e amigos a Jesus Cristo;

·         Demonstrar, por meio dos relatos bíblicos, que quando fazemos a nossa parte, o Senhor Jesus sempre faz a dEle;

·         Extrair exemplos da vida evangelística de André.



GLOSSÁRIO



·         Consanguínea: que é do mesmo sangue, mesma origem;

·         Devastador: que ou o que devasta;

·         Messias: para os cristãos, esse ser na pessoa de Jesus Cristo;



HINOS SUGERIDOS



65, 167, 395



TEXTOS DE REFERÊNCIA



Jo 1.35 - No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos.

Jo 1.36 - E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

Jo 1.37 - E os dois discípulos ouviram-no dizer isso e seguiram a Jesus.

Jo 1.38 - E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?

Jo 1.39 - Ele lhes disse: Vinde e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.

Jo 1.40 - Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João e o haviam seguido.

Jo -1.41 - Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).



INTRODUÇÃO



“Apesar de Jesus ter começado o seu movimento espiritual com apenas dois homens da pobre região da Galileia, há mais de 2000 anos, a Sua figura continua em evidência. Seus primeiros discípulos: André e João, e depois Pedro são personagens importantes que com seus testemunhos conseguiram impactar o seu mundo com a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus.”



- Jesus só começou seu trabalho como obreiro depois de ser batizado, vemos aqui a importância do batismo, isto é, do discipulado e do conhecimento das doutrinas e costumes da igreja antes de se lançar a obra.

- Jesus, mesmo sendo sem pecado, quis ser batizado para não dar motivo para que outros não quisessem passar pelo batismo Mt 3.15.

- Todos os discípulos foram também batizados antes do trabalho evangelístico.

- Os primeiros discípulos saíram da escola de João Batista, mostrando a importância de estar buscando a Deus  para ser chamado;

- André, João e Pedro, eram homens simples, que vieram de locais simples o que mostra que Deus é quem capacita os escolhidos.



1. ANDRÉ E SUA HISTÓRIA



“As informações bíblicas e históricas disponíveis sobre a biografia do apóstolo André não deixam dúvidas sobre a relevância de sua participação tanto no grupo embrionário de discípulos, quanto na posterior liderança de importantes congregações cristãs do século I.”



- André do grego Andros – Homem, varonil, valoroso – Foi apresentado a Jesus por João Batista (Jo 1. 35 a 42) e decidiu a seguir a Cristo quando Este convidou a ele a ao seu irmão Pedro em seus trabalhos (Mt 4. 18-19);

- André, um homem simples que participou ativamente do início da obra de Cristo e depois nos primórdios da igreja primitiva.



1.1. A ORIGEM DE ANDRÉ:



“André celebrado pela tradição ortodoxa grega como o primeiro apóstolo, conforme João 1.40. Era irmão de Pedro, morava em Betsaida do mar da Galileia, onde também desenvolvia ali a sua profissão de pescador. São poucas as informações no Evangelho acerca da sua pessoa, todavia aprendemos com André várias lições nos lances rápidos em que aparece no cenário do Novo Testamento. Apesar de sua origem humilde, ao encontrar Jesus, procurou demonstrar uma atuação efetiva nos fatos que envolveram a sua vida (Jo 6.5-9).”



- Os doze apóstolos:



1) André;

2) Bartolomeu (Natanael);

3) Tiago (Filho de Alfeu);

4) Tiago (Filho de Zebedeu);

5) João;

6) Judas (não o iscariotes);

7) Judas Iscariotes;

8) Mateus;

9) Filipe;

10) Simão Pedro;

11) Simão Zelote;

12) Tomé; 

13) Matias (Substituindo a Judas)



- André – Considerado o primeiro discípulo e apresentou outros a Jesus (Jo 1.41);

- André e Pedro tinham de uma casa em comum (Mc 1.29);

- Eram filhos de Jonas (ou João), homem pescador que ensinou o ofício aos filhos;

- Nasceu em Betsaida, próximo ao mar da Galileia;



1.2. ANDRÉ E JOÃO SEGUIRAM JESUS



“André era um homem insatisfeito com a sua própria condição, pois ele demonstrava preocupações com os valores espirituais. Não estava contente com a religiosidade (não que a quisesse trocar) e precisava aprofundar-se mais nas promessas messiânicas. Naquela época de servidão ao Império Romano de elevados impostos sobre tudo o que era produzido, de corrupção geral no templo de Jerusalém, ele encontrou João Batista, um homem simples, e que não conhecia os limites de sua fidelidade para com o Senhor, vivendo no deserto da Judéia e batizando no rio Jordão (Jo 1.35)”



- André não se tornou crente no momento em que viu Jesus, já era um homem temente a Deus e seguidor da verdade pregada por João Batista;

- André não se acomodou com a realidade religiosa da época – o mundanismo (simbolizado pelo império romano) estava arraigado à religião vigente e corrompia as doutrinas e costumes da época. Será que não estamos vivendo algo semelhante a isto?

- André não se conformava com este mundo (Rm 12.2; 1Pe 1.14)



1.3. ANDRÉ APRESENTOU PEDRO A JESUS:



“Depois que André e João foram apresentados ao Nazareno, seguiram-no prontamente. Eles desejavam saber onde o Mestre de Nazaré morava e Ele os mostrou, assim passaram um dia com Ele (Jo 1.39). André era irmão de Simão, uma conexão consanguínea importante para compor o futuro quadro dos chamados apóstolos, embora ele nem imaginasse que isso poderia acontecer. Na verdade, tudo foi desencadeado mediante a apresentação de Simão a Jesus. André, possivelmente acompanhado de João, foi enfático: ''Achamos o Messias" e imediatamente o conduziu a Jesus”



- André demonstrou um aspecto comum aos líderes – dividiu as oportunidades com as pessoas que ele achava capaz (Pedro);

- Um dia, um minuto, um segundo na presença de Cristo é o suficiente para mudar toda a história de uma vida;

- Como foi dito anteriormente, André passou um dia com Cristo ouvindo seus ensinamentos e em outra oportunidade, quando convidado, resolver seguir a Cristo (Mt 4. 18 e 19);

- André mostrou a importância do testemunho para incentivar a outros a abraçar a causa de Cristo, sua afirmação “Achamos o Messias” foi um testemunho do encontro que ele teve com Jesus, foi tão forte ao ponto de convencer, quase que imediatamente, ao seu irmão Pedro.



2. A CONVERSÃO DE PEDRO



“Quando nos ocupamos em colocar um parente ou amigo diante de Jesus, não precisamos ficar ansiosos quanto ao que vai acontecer. Tenha certeza de que Jesus não irá se embaraçar com quem quer que seja conduzido a sua presença. O mais importante é crermos no Senhor Jesus, e o mais Ele fará (SI 40.1); após apresentá-los precisamos estar orando sempre por eles, pois travamos uma batalha severa contra o pecado e Satanás (2Co 11.14), que não admite perder qualquer espaço no mundo.”



- André, ao conhecer o Messias prometido, não foi egoísta e logo testemunhou do seu encontro com seu irmão Pedro;

- André com espírito missionário ganhou não um membro da futura igreja, mas um importante discípulo;

- Evangelizar a família não é tarefa fácil pois eles conhecem nossas virtudes e falhas mais do que ninguém;

- É preciso muita oração (Tg 5.16b) e bom testemunho (1Co 2. 14-15).



2.1. JESUS RECEBEU SIMÃO



“Quando André conduziu seu irmão Simão a Jesus, o Senhor o recebeu apesar dos muitos compromissos que tinha como Pregador e Mestre. Naquele momento André não foi passivo, antes tomou a iniciativa de colocá-lo diante do Mestre e, Ele o recebeu. Nossos familiares devem ser prioridade na evangelização, pois estão tão perto de nós, que precisamos aproveitar a oportunidade. Quantas vezes pensamos evangelizar pessoas que não conhecemos, que estão distantes, sem primeiro falar aos que estão bem ao nosso lado.



- O Mestre esta pronto para receber a todos que o buscam;

- André mostrou que não basta esperar o milagre da salvação dos seus familiares, é importante agir voluntariamente em várias frentes: oração, testemunho, palavra e paciência;

- O culto doméstico é uma excelente estratégia na evangelização dos pequeninos (Pv 22.6).



2.2. JESUS ALTEROU O NOME DE SIMÃO



“Jesus chamou a Simão de "Kefas" (Jo 1.42) que significa pedra em aramaico, a língua materna de Jesus. Antes era Simão, agora depois de encontrar o Mestre ele é Simão Kefas (Pedro). Seu novo nome indicava uma transformação de vida em função da missão que estava prestes a receber. Simão curiosamente não estava procurando o Messias, se bem que gostaria de encontrá-lo, mas para a sua surpresa, foi achado. E a partir daquele encontro, ele foi sendo transformado dia a dia. Não pensemos que foi uma transformação total e absoluta, aconteceu à medida que ele ia convivendo com Jesus. Imagine quanta paciência Ele teve de ter com Simão Pedro, assim nós devemos agir também com aqueles a quem evangelizamos e discipulamos (Mt 14.28-30; 16.22,23; 19.27; 26.33-35).”



- Da mesma forma que Abrão (Gn 17,3-5), Jacó (Gn 32,27-28), Pedro teve seu nome mudado;

- A mudança indica o caráter do novo homem e sua separação para um ministério;

- Hoje todos os escolhidos possuem um novo nome, somos chamados cristãos e este título deve refletir as mudanças em nossas vidas;

- A convivência com Cristo muda-nos gradativamente, a tempo para tudo, o obreiro não pode ser recém convertido (1Tm 3.6).



2.3. JESUS TORNA SIMÃO O LÍDER DA EQUIPE



“Em Simão Pedro havia um espírito de liderança natural que contagiava seus companheiros. Ele acabou tornando-se o mais notável entre os apóstolos, basta que se observem todas as listas, contendo o grupo apostólico, em que se vê o nome de André vindo sempre após o do seu irmão Simão Pedro, que o apresentou a Jesus. Ao longo dos evangelhos, vemos frequentemente Simão Pedro falando em nome do grupo: "para onde iremos nós ... ", "vamos pescar", etc. Por outro lado, o Senhor Jesus não aceitava disputas de colocação entre seus discípulos, pois sabia que tal sentimento seria altamente devastador. Uma coisa fica claro: a Jesus não importou -quem chegou primeiro; André ou João. Mas o que era mais funcional. Os critérios jurídicos ou sociais quanto a determinadas posições é de quem chega primeiro, porém no Reino é de quem funciona melhor.”



- Pedro, mesmo chegando depois, tornou-se um líder entre os apóstolos;

- Não importa o tempo da chamada, não é necessário lutar pela consagração, ao seu tempo Deus levanta o obreiro e o usa conforme sua vontade;

- Pedro se destacou mais que o seu irmão André, porém não vemos André com ciúmes da posição de destaque de seu irmão. Na verdade importa que Cristo cresça e que eu diminua (Jo 3.30).



3. LIÇÕES DA VIDA DE ANDRÉ



“André alimentava esperança messiânica tão profunda quanto sua insatisfação, assim saiu a procurar pelo contentamento. Tornou-se, então, discípulo de João Batista, e fez-se acompanhar de um colega de profissão, João irmão de Tiago, filho de Zebedeu, também pescador. E mais fácil alcançarmos o que desejamos acompanhados do que só, o que aconteceu com ele pode acontecer conosco também. Vejamos outras coisas que ele fez.”



- Quando procurou a Cristo, Ele perguntou “o que buscam?”. André buscava o Messias, a salvação e a vida eterna.

- Iniciava o tempo da graça, o ano aceitável do Senhor (2Co 6.2);

- Como já foi dito anteriormente, o líder têm prazer em dividir suas tarefas, André dividiu o chamado com Pedro e João e estes abraçaram a causa de Cristo



3.1. BUSQUE JESUS ATÉ O ENCONTRAR



“André procurou o Messias até encontrá-lo em seus dias. Ele foi movido por uma insatisfação espiritual, uma fome de Deus que o impeliu a viajar por aquelas estradas empoeiradas até encontrar João Batista e depois Jesus. Procure, busque Jesus até o encontrá-lo, e Ele satisfará o desejo do seu sincero coração. Nós naturalmente trazemos necessidades que são satisfeitas: temos necessidade de comer, assim temos o alimento; temos necessidade de andar, para isso temos pernas; temos necessidade de ver, temos os olhos; temos a necessidade de Deus e da sua salvação, para isso temos Jesus, e Ele disse: "quem me vê a mim, vê o Pai" (Jo 14.9). Este é um princípio inegociável, somente depois de encontrar Jesus, como fez André, é que poderemos ajudar a outros e colocá-los em sintonia com Ele. Portanto, só podemos compartilhar a Jesus, à medida que o encontrarmos.”



- André já compreendia Mt 6.33 mesmo que estas palavras ainda não tinham sido proferidas por Jesus,;

- André buscava a Cristo e a Sua justiça acima das demais coisas. Primeiro encontrou a João Batista, e este o encaminhou a Cristo;

- Temos tido sede de Deus? E quando alguém nos procura como André procurou à João Batista, estamos apontando Cristo para ele?;

- Todos que encontram com Cristo têm suas vidas transformadas.



3.2. ESTEJA VIGILANTE E SEJA AMISTOSO.



Para sermos bem sucedidos na condução dos nossos familiares a Cristo, devemos ter muito cuidado na forma como nos relacionamos com eles. Mostrando um caráter em constante transformação, que cada vez mais se assemelha com o dEle. Por exemplo, se antes éramos críticos, brigões, rancorosos, etc., não sejamos mais, mas sejamos dóceis, amistosos e perdoadores (FI 4.8). Caso nos desentendamos, procuremos nos reconciliar, pois os humildes, a seu tempo, serão exaltados. Imagine se André tivesse problemas com Pedro, não teria êxito em conduzi-lo ao Salvador. Seja qual for a sua posição na família, seja vigilante com seu exemplo amistoso.



- O bom testemunho resultante do “nascer de novo” é a principal fonte de pregação para os familiares. Neste caso podemos usar a máxima de que “Um gesto vale mais do que mil palavras”;

- Lembremos que o próprio Jesus disse que o profeta não tem honra em casa (Mc 6.4), por isto devemos ser vigilantes no agir e no falar, não com insistência ou tentando vencer pelo cansaço, mas sim pela paciência.



3.3. AJUDE AS PESSOAS ENCONTRAREM JESUS CRISTO



Devemos estar atentos quanto às pessoas que nos cercam, pois o nosso trabalho Evangelizador e missionário está no lugar onde vivemos, são os nossos contatos onde trabalhamos e estudamos. Este é o campo missionário que Deus a nós confiou. É importante prestar atenção, mesmo que seja um número resumido de pessoas ao nosso redor que ainda não se encontraram com Jesus, e interceder por elas. Quando vierem se abrir conosco, demonstremos interesse nos seus problemas, antes de tudo, sejamos bons ou vintes (Pv 18.13). E ofereçamo-nos para orar por ela e ajudá-la em alguma coisa possível. Noutras palavras, conquiste a confiança dessas pessoas e, em seguida, fale-lhes de Jesus Cristo como Salvador. Caso se decidam não a abandonemos, visto que ela precisa ser discipulada e integrada em sua Igreja - apenas ajude-as.



- Como já foi dito, o testemunho é um grande evangelizador, como que alguém irá te procurar para se abrir sobre os seus problemas, sabendo que você é crente mas não age como tal em todos os lugares?

- Somos vigiados por aqueles que querem nos acusar e por aqueles que querem de nós um conselho, uma oração ou apenas um ouvido para um desabafo;

- Você ora pelos seus próximos? Preocupa-se com os problemas deles? Devemos estar sempre acessível a eles com uma palavra de vitória nos lábios.



Fontes:





Um comentário: