segunda-feira, 9 de julho de 2012

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS


O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS
Lição 03 - 15 de Julho de 2012

TEXTO ÁUREO
“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”. Jo 2.11

VERDADE APLICADA
O milagre da transformação da água em vinho tem como propósito mostrar a glória de um renovo espiritual.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar como compartilhar sobre Jesus através das necessidades das pessoas próximas a nós;
Revelar que os problemas são oportunidades para Jesus manifestar a sua glória na vida das pessoas;
Apresentar alguns benefícios àqueles que ajudam as pessoas resolverem seus problemas através da fé em Jesus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Jo 2.2 E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas.
Jo 2.3 E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Jo 2.4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Jo 2.7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
Jo 2.8 E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram.
Jo 2.9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
Jo 2.10 E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

INTRODUÇÃO
“Enquanto o capítulo I de João tem a preocupação de apresentar Jesus como o Deus antes da história, o mesmo não acontece no capítulo II. Neste caso o Mestre da vida é apresentado à humanidade por João como um ser social, humano, com expectativas bem semelhantes aos seus amigos. Todavia motivado em cumprir sua missão, começa a fazer sinais reveladores da era messiânica tão esperada.  E então, faz um primeiro milagre, realizado em uma festa em Cana da Galileia.”

- Jesus, depois de apresentado como o filho de Deus e tendo cumprido o batismo, começa seu ministério;
- Seu ministério começa com um milagre no meio do povo, mostrando seus propósitos:
  • ·         O milagre indica sua divindade;
  • ·         O milagre entre pessoas foi para despertar a fé na divindade de Jesus;
  • ·         O milagre também serviu para firmar a fé dos discípulos. “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”. Jo 2.11.

- Aprendemos que Jesus tinha vida social e a aprovava, ele ia a festas, participava de jantares e se reunia constantemente com os seus;
- A presença de Jesus em um casamento mostra que este aprova o casamento como a vontade de Deus, caso contrário Jesus não estaria lá;
 Jesus sente prazer em ver o povo alegre, Jesus não era um religioso de cara amarrada, contra o sorriso e semblante sério, mas se alegrava e gostava de ver a alegria dos outros, várias vezes ouvimos ele dizer “tenha bom ânimo”.

1. O PRIMEIRO SINAL DE JESUS:
“"E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho." (Jo 1.3). Ela assim o fez porque esperava que Ele pudesse ajudar na situação. Numa cultura que honrava a hospitalidade, ficar sem vinho seria um desastre social, por isso Maria tentou fazer com que Jesus a ajudasse.”


- A falta do vinho era sem dúvida algo desesperador para a família que se sentia envergonhada, porém, uma excelente oportunidade para o primeiro milagre de Cristo;
- O vinho pode ter acabado por situações como o excesso de convidados (ou penetras) na festa, o tempo da festa que costumava ser de 7 dias ou mesmo as condições financeiras das famílias dos noivos.
- Note que, quando o desespero aparece, Jesus traz esperança e milagre.


1.1. O SIMBOLISMO DO VINHO:
“Os casamentos nos dias de Jesus eram eventos importantes carregados de simbolismos. Amor e alegria eram sentimentos ligados ao vinho em uma celebração de casamento, sinalizavam marcas de tempos messiânicos. As comemorações associada ao vinho, na cultura judaica, também caracterizavam temas como: fim dos tempos e Reino de Deus (Mt 22.1-4).
Neste episódio o simbolismo dos ritos judaicos continua sendo destacados. São mencionados seis potes de pedra, que guardavam água para a purificação que estava protegida da impureza (Lv 11.29-38). Eram cerca de sessenta e nove litros por pote, totalizando cerca de 300 a 550 litros. Aqui o simbolismo salienta a riqueza de provisão na celebração messiânica.”



- Imagine-se naquele momento! As talhas eram exclusivas para água e serviam para a limpeza cerimonial dos judeus. A limpeza já havia ocorrido e as talhas estavam vazias;
- Jesus pede para encherem as talhas na presença de todos;
- Algo entre 300 a 550 litros de água são transformados em puro vinho diante de todos;
- A dinâmica do milagre ocorreu para que não houvesse dúvidas, as talhas estavam lá antes, pois fazia parte da cerimônia, não houve nenhuma desconfiança de truque ou mágica pois tudo foi feito diante de todos;
- As bodas podem aqui simbolizar o futuro casamento da noiva (igreja) com Jesus (noivo);
- O vinho simboliza a alegria e o amor bem como a ira de Deus aos pecadores (Ap 14.10)


1.2. A CONFIANÇA DE MARIA:
“Maria, depois de falar com Jesus, deu-se por satisfeita. Sabia que Ele encontraria uma solução para a falta de vinho, pois disse aos serventes, "fazei tudo quanto Ele vos disser" (Jo 2.5). Noutras palavras, ela dizia: obedeçam a Ele, confiem na maneira de Ele agir, pois Ele saberá o que fazer. Os problemas que as pessoas nos trazem podem ser a grande oportunidade que temos para ajudá-las a resolver mediante o uso da fé (Mt 7.7). Gostaríamos de atender as pessoas resolvendo os seus problemas, mas não somos mais sábios do que Deus, Ele é quem dará a solução a sua maneira, como Lhe compete.”

- É importante observar que a resposta de Jesus não indica falta de educação, a tradução para mulher poderia ser substituída por senhora. Veja que na cruz, Jesus de forma carinhosa, usa a mesma expressão.
- A expressão “fazei tudo o que Ele vos disser” é a chave para o sucesso na vida cristã. Maria entendeu isto muito bem;
- A confiança se dá por meio da fé, sem a qual ninguém agrada a Deus (Hb 11.6)

1.3. O MILAGRE REALIZADO:
“A espera de um milagre pode variar, mas o caso de suprir o vinho da festa de casamento não demorou para Jesus resolver. Na verdade, Ele surpreendeu aqueles que sabiam do problema com a sua forma prática e rápida de agir. Mandou Jesus que enchessem de água as seis talhas que eram usadas para lavar as mãos. Logo depois ordenou que tirassem o suficiente para que o mestre-sala provasse do novo vinho, e ele então se admirou da qualidade do mesmo, indo em seguida elogiar o noivo pela sua alta qualidade naquela altura da festa (Jo 2.8-10).”

- Importante é perceber que Jesus fez o milagre, mas as talhas não foram cheias por Ele. Isto indica que, para que o milagre aconteça, é necessário fazermos a nossa parte e não apenas esperarmos passivamente e inertes o agir de Deus.
- Outro ponto importante é perceber que existem milagres imediatos e outros que demoram décadas.
- Quando o milagre acontece, a situação nova se torna muito superior a anterior. O vinho milagroso se mostrou de qualidade muito superior ao antigo.

2. A PEDAGOGIA DO MILAGRE:
“Quando o autor do Evangelho selecionou a narrativa desse milagre ele tinha em mente confirmar o que já escrevera anteriormente, "Vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai", e que também veio manifestar graça e verdade. A presença e a glória de Jesus tinham como propósito alcançar o coração dos que ali estavam e enchê-los de fé, principalmente o coração dos seus discípulos. Nós nos sentimos renovados em nossa fé quando vemos Jesus operar, pois Ele sabe como conquistar os corações através do seu agir.”

- O motivo imediato do milagre era livrar um jovem e recém-casal da vergonha perante seus convidados;
- Ninguém reprovaria a Jesus por esta atitude, porém o seu ato foi muito além, mostrou sua divindade, iniciou seu ministério, os que ali estavam creram nEle e os seus discípulos tiveram sua fé fortalecida.

2.1. ENSINAR PELA ATITUDE:
“"Enchei de água essas talhas" (Jo 2.7). Os problemas em si não são exatamente para nos destruir, podemos aprender bastante com eles, e eles dão oportunidade para despertarmos a nossa fé e ver a mão de Deus agir em nosso favor (Rm 5.1-6). A nossa experiência em muitas áreas resolvidas através da fé nos ajudará, nunca esquecendo que novas situações poderão acontecer (Tg 1.12). Mas não há problema tão grande que o Senhor não possa resolver (Is 43.13). Basta revigorar nossa fé por meio das disciplinas espirituais para que estejamos preparados para o dia difícil (Mt 26.41; 4.4; SI 12.6; 1.2; 119.103; Mt 17.21).”

- Não vemos relatos na Bíblia de reclamação dos serventes quando lhes foi ordenado encherem as talhas com água, nem sequer um pedido de explicação ou dúvida do porquê daquela ordem;
- Na nossa vida de fé passamos pela mesma situação, somos impelidos a fazer coisas que fogem da razão humana (como esperar com paciência quando tudo indica que é hora de agir), esta obediência nos é premiada com o poder da fé.

2.2. ENSINAR PELO MILAGRE:
“Ainda que o homem esteja distante de seu Criador, mesmo que Ele viva uma vida indiferente a Deus, e que haja em rebeldia, pois "todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus" (Rm 3.23), Deus continua amando o homem e quer ajudá-lo em seus problemas e salvá-lo dos seus pecados, daí ter amado a humanidade de tal maneira (Jo 3.16-18). Por isso os milagres como da água transformada em vinho e tantos outros são maneiras de manifestar o Amor divino em favor daquele que carrega a imagem e semelhança do Senhor consigo (Gn 1.25-27).”

- Mais do que uma demonstração de amor, temos a demonstração da graça de Deus, o favor imerecido de um Deus todo poderoso a uma raça caída e pecaminosa;
- Graça não se explica, se recebe e fim;
- Vemos neste milagre que Deus se preocupa inclusive com o nosso dia-a-dia, com os milagres diários, o livrar-nos do mal cotidiano e o direcionarmos no caminho correto da nossa caminhada.

2.3. ENSINAR PELA REVELAÇÃO ESPECIAL:
“A transformação da água em vinho é um milagre inédito no Novo Testamento, que visa despertar a fé dos discípulos em Jesus como o Messias. Foi realizado na presença dos serventes em talhas de Pedras onde lavavam as mãos, e ali não havia sequer resíduo de vinho algum, onde as águas foram depositadas novamente, mas com um propósito de revelar-se num relacionamento redentor, é que Jesus faz o primeiro milagre. A isso, os teólogos chamam de revelação especial (particular) de Deus (Ex 3.14; FI 3.10).”

- A teologia fala de 2 tipos de revelação a geral e a especial;
- Revelação geral: Deus revela suas verdades por meio da natureza, motivo pelo qual nenhum homem pode se dar por inocente em não glorificar a Deus, pois “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos...” Sl 19. 1-4, Rm 1.20;
- Revelação especial onde Deus se revela pela Sua palavra e pelos Seus atos. Deus se revelou por meio de aparições físicas (Gn 3.8), sonhos (IRs 3.5), visões IICo 12.1-7), e principalmente por Sua palavra, desde as tábuas da lei até a Bíblia que conhecemos hoje.


3. A METÁFORA DO VINHO:
“Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho (ele não sabia o que havia acontecido, mas os empregados sabiam), ele disse ao noivo que todas as pessoas que conhecia começavam as comemorações com os vinhos melhores, e depois que os convidados bebiam bastante, servida o inferior. Mas o mestre de cerimônias reclamou dizendo que eles haviam guardado o melhor para o final. Com esse milagre de transformação aprendemos metaforicamente que o bom vinho representa o Evangelho que dá salvação pelo sangue de Jesus (Mt 9.17).”

- O bom vinho virá no final: Hoje conhecemos em parte, vivemos em parte, nos alegramos em parte, mas a alegria completa ainda esta por vir (1 Jo 3.2);
- Observe que, quando é Jesus que faz, até os que não viram o milagre se admiram do resultado;

3.1. A NECESSIDADE DE UMA RENOVAÇÃO:
“O velho vinho acabara, e agora urgia a necessidade de uma reposição (renovação), nos odres vazios. Sem o vinho, a festa seria prejudicada, e os noivos ficariam envergonhados. Maria entra em cena, porque vê em Jesus o único que poderia dar solução, para aquela dificuldade desafiadora. Então, Jesus com uma abrupta, mas não indelicada repreensão, diz a sua mãe que ainda não havia chegado há "sua hora", mas sinaliza com o milagre da reposição com vinho novo. Assim como o Senhor trouxe vinho novo para aquele casamento, também, trouxe uma renovação espiritual para a humanidade através de seu sangue derramado na cruz (Jo 7.30; 8.20; 12.23; Lc 22.18-20).”

- Como foi dito antes, a resposta de Jesus indica autoridade e não falta de educação, Maria percebia que a partir daquele momento seu filho pertencia a uma missão no mundo ao qual veio salvar e não mais a ela como mãe;
- Maria reconhecendo a divindade do filho o aponta como único capaz de resolver aquela situação;
- A renovação do vinho aponta para a renovação espiritual pelo qual o homem brevemente passaria quando o sangue de Cristo fosse derramado.

3.2. AS NECESSIDADES LEVADAS A JESUS:
“Não podemos esquecer que o Senhor Jesus sempre estará pronto para atender-nos. Assim como atendeu Maria naquela festa de casamento, atender-nos-á em nossos pedidos. Mesmo que não nos atenda como desejamos, mas Ele nos ouvirá. E saber que somos ouvidos por Ele é um estímulo contagiante (SI 3.4; 22.24; 34.6; 66.19; Jr 33.3). Ele nos ouve, e tratará de nos ensinar através de suas respostas mais convincentes.”

- Jesus esta pronto para ouvir o pedido de todos nós, isto indica que não é necessário nenhum ajudante, nem intermediário, nem outra forma de divindade, anjo, santo ou o que quer que seja, Ele é onipotente, onisciente e onipresente para nos ouvir, saber do que precisamos e nos ajudar onde estivermos;
- Importante lembrar que sempre seremos ouvidos pelo nosso mestre (Is 59.1) mas, a reposta pode não ser a que desejamos receber pois as vezes nem sabemos pedir (Rm 8.26);
- A resposta de Deus deve primeiro ser aceita pela pessoa, depois é necessário observar a forma que a resposta vêm, pois dela tiraremos um grande aprendizado.

3.3. A VIRTUDE DE OUVIR:
“Quem responde antes de ouvir, demonstra tolice em sua atitude. Aquele que fala sem refletir assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar. É preciso ter cuidado com as palavras. A Bíblia manda que sejamos tardios no falar e pronto para ouvirmos (Tg 1.19). Após ouvir o problema da festa, Maria, mãe de Jesus, empenhou-se numa solução, e pelo amor que tinha por aquelas pessoas, conseguiu o que tão urgentemente queria. A lição desse episódio nos mostra o quanto é importante ouvir as pessoas nos seus mais variados problemas. Algumas vezes será necessário apenas ouvi-las, em outras, será fundamental agir. Mas só se deve agir, se tivermos uma solução coerente, que traga benefícios para quem nos pede ajuda (Pv 15.22; 20.5).”

- As vezes somos impelidos a tomar decisões e emitir opiniões sem ouvir os dois lados de um problema (Pv 18.13);
- Outro aprendizado que tiramos deste episódio é que devemos ouvir e interceder. Vivemos em tempos de individualidade, se o problema não envolve minha família eu nem ligo, mas Cristo nos diz que devemos nos preocupar com o próximo e orarmos uns pelos outros.

CONCLUSÃO
“Esse ato de Jesus, em Caná da Galileia, foi o primeiro sinal, o primeiro vislumbre de Sua Glória. E por isso os seus discípulos passaram a crer Nele num grau de fé bem maior. Os milagres de Jesus tiveram essa pedagogia eficiente, de ensinar aos Seus discípulos a viver uma vida de maior vitalidade espiritual; de promoção da alegria; de pregação da esperança; e ainda, de promover aproximação cada vez maior da humanidade para Ele mesmo. Sua participação, na temporalidade da história humana, só nos mostrou o seu grande e incomparável amor por nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário