quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nicodemos e o novo nascimento

Meus queridos, esta semana deixo com vocês os subsídios criados pelo nosso irmão W Dornele do blog: http://dornele.blogspot.com.br.

Bom proveito a todos.

Lição 04
Nicodemos e o novo nascimento

1-1 Os fariseus explicavam a lei de Moisés e é permitido a nós entender que o povo ouvia sem expressar reação alguma, mas quando Jesus pregava o povo glorificava a Deus, Nicodemos sendo um pregador quis entender qual a diferença que havia no ensino de Jesus.
 
 
1-2 Mesmo sendo famoso e bem relacionado na alta sociedade, Nicodemos estava investigando algo novo para ele. Embora bastante difundido o evangelho ainda é novidade para muitas pessoas e precisamos também de discrição para com as pessoas que tem receio de se envolver no novo.
 
 
1-3 As pessoas se especializam naquilo que gostam e se esforçam para aprender mais, nós os crentes também precisamos nos especializar no ensino do evangelho e acima de tudo buscar em todos os instantes o auxilio do Espírito Santo.
 
 
2-1 É interessante notarmos que ao longo desses últimos dois mil anos os milagres e sinais continuam sendo feitos em o nome de Jesus e pessoas próximas ao evangelho ainda continuam rejeitando Jesus por ídolos, mas pessoas com discernimento espiritual estão se convertendo, muitas religiões estão diminuindo o número de seus fiéis e ao contrário as igrejas evangélicas estão aumentando o seu número.
 
 
2-2 Jesus foi direto ao assunto: “Nascer outra vez é se deixar ensinar”, Nicodemos conhecia apenas o que fora passado a ele e o ensino que recebeu era um ensino torcido da lei de Moisés, Jesus esclareceu os pontos que ele ainda não havia entendido e desse modo entendeu a misericórdia de Deus, pois Nicodemos era legalista.
2-3 Nicodemos tornou-se outra pessoa depois de falar com Jesus. As pessoas podem ser tocadas por Jesus, é nossa missão fazer isto.
3-1 O evangelho é superior a qualquer mensagem, ensino ou doutrina de homens, o evangelho por ser de Deus nos dá a oportunidade de introduzi-lo em qualquer diálogo e pessoas sendo ilustres, mas não conhecedoras do evangelho diante de nós são colocadas em posição de inferioridade sapiencial e o Espírito Santo nos direciona na condução do diálogo.
3-2 O novo nascimento implica em ver a existência do modo que Deus vê. O homem nascido do evangelho muda hábitos e comportamentos e essas mudanças são dignas de apreciação da parte de Deus, mas o estilo de vida mundano não aceita o estilo de vida dos crentes em Jesus, mas importa agradar aquele que tem poder para tirar a vida e lançar a alma ao inferno.
3-3 “É necessário que Jesus esteja acima de tudo”, os judeus que era o povo que esperava o “Messias” não entendeu nem aceitou a figura de um Messias simples como Jesus e queriam um líder guerreiro que livrasse e reinasse sobre Israel. Jesus naqueles dias veio livrar Israel dos seus pecados que era o afastamento de Deus. O mundo precisa entender que Jesus é Deus e está acima de todas as coisas e precisa ser adorado.

Contatos do autor: E-mail: wdornele@gmail.com Twitter: wdornele

Nenhum comentário:

Postar um comentário