LIÇÃO 05 – A COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO
29 DE JULHO DE 2012
TEXTO ÁUREO
“Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para
que não mais tenha sede e não venha
aqui tirá-Ia.". Jo 4.15
VERDADE APLICADA
Pregar o Evangelho de forma clara e inteligente
proporcionará melhores resultados para o Reino de Deus.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
·
Apresentar os passos que levaram Jesus à
mulher samaritana;
· Analisar
como aprofundar a comunicação do evangelho;
· Mostrar
que o trabalho evangelístico, quando não esmorece, tem sempre bons resultados.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Jo 4.9 - Disse-lhe, pois, a mulher samaritana:
Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana
(porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
Jo 4.10 - Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu
conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá me de beber, tu lhe
pedirias, e ele te daria água viva.
Jo 4.11 - Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens
com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
Jo 4.13 - Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que
beber desta água tornará a ter sede,
INTRODUÇÃO
“Nesta lição,
estudaremos como Jesus estabeleceu um contato de maneira criativa a partir de
algo simples com uma mulher. Veremos que, ao fazer isso, Ele demonstrou o seu
interesse na pessoa dela, não fazendo caso de onde procedia, e aí aproveitamos
para expor quão necessário é compartilharmos o Evangelho com os marginalizados,
estigmatizados e desprezados da nossa sociedade.”
-
Comunicação: Este é o maior trunfo da igreja na luta da divulgação do
evangelho;
- Sua igreja
se comunica bem? Possui um departamento de comunicação? A comunicação interna e
externa funciona?
- Observe
que Jesus se comunicava com fatos cotidianos, comuns as pessoas que o rodeavam,
será que fazemos isto ou usamos jargões, frases de efeitos que soam de forma
estranha aos ouvidos dos pecadores?
1. Comunicação pessoal:
“Estava Jesus
no sul de Israel, mas por causa da oposição farisaica retornou para a Galileia.
Pusera-se a caminho e fora necessário passar por Samaria, por estar na região
central de Israel entre a Judéia e a Galileia. Em Sicar, cansado da viagem
decidiu sentar e conversar com uma samaritana. O registro dessa comunicação
pessoal com uma mulher desencadearia uma série de consequências que afetaram a
evangelização e o mundo. Ali Jesus transmitiu a maior das revelações no que
tange a adoração, num golpe mortal nos preconceitos raciais deixou ao mundo um
legado de evangelização insuperável!”
1.1. Jesus iniciou o diálogo (Jo 4.10):
“Uma mente
mais arguta desconfiaria que na vida daquela mulher, as coisas não estavam bem.
Afinal, uma mulher tirar água na hora da refeição, era no mínimo, uma prova de
desordem pessoal. Jesus, no entanto, olha e vê além da própria etnia dela, vê
além das diferenças históricas que geraram rivalidades, vê um ser humano
portador da imagem e semelhança de Deus, digno de ser dessedentado em sua sede
espiritual. Um verdadeiro evangelizador tem o seu coração mergulhado no amor do
Mestre, e assim reflete o mesmo sentimento para com as pessoas, não se
importando com as diferenças étnicas, sociais, de cor, etc., e com tais pessoas
estabelece contato criativo.”
- Jesus deu
o exemplo mostrando que cabe ao cristão tomar a iniciativa da evangelização;
- Não basta
aguardar na igreja, deve-se ir ao campo;
- As
mulheres buscavam água de manhã ou a tardinha, o fato dela ir na hora do almoço
significa que ela queria esconder sua situação da sociedade. Jesus como um
grande evangelizador não a condenou, nem a acusou, mas apresentou a ela as boas
novas do reino dos céus.
1.2. Jesus despertou o interesse (Jo 4.10):
“Assim como o
Mestre Galileu chamara a atenção da mulher de Sicar para algo comum devemos nós
fazer o mesmo com o propósito de evangelizar, em meio aos nossos contatos
diários ou ocasionais. Ele a disse inicialmente, "dá-me de beber". O
que chamou a atenção dela foi o fato dele ser um judeu pedindo água a uma mulher,
ainda mais, uma samaritana. Coisa jamais vista na existência dela, todavia
Jesus aprofunda a conversa e desperta ainda mais o interesse da mulher ao
dizer: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de
beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva". A mulher ao constatar
naquele judeu um ar amistoso lhe oferecendo água viva, que se refere a água
corrente ou manancial, demonstra interesse. Porém Jesus utiliza a água viva
como símbolo da salvação com seus dons, mas ela inicialmente não compreende
assim.”
- Observe
que Jesus quebrou barreiras históricas e foi muito além do legalismo e costumes
da época para alcançar aquela alma;
- Observe
também que Jesus usou de um assunto simples para chamar a atenção. A beira de
um poço ele pediu, dá-me de beber, motivo que serviu para começar o assunto.
- Água viva
significa água corrente, pura que sai imediatamente de uma mina ou nascente,
diferente da água parada de um poço;
- Água viva
era algo raro, por isto o grande interesse da mulher, mal sabia ela que Jesus
estava falando de algo ainda mais nobre.
1.3. Jesus expôs a
realidade espiritual:
“A água viva
que a mulher entendera era para a sua satisfação física, afinal ele não tinha
nem com o que tirar água do poço, como poderia ter água viva? Esse foi o
questionamento dela. Jesus, no entanto, mostrou que a água por Ele oferecida se
faz na pessoa que bebe "uma fonte de água a jorrar para a vida
eterna". Porém a mulher não havia entendido ainda que Jesus estava falando
de um assunto espiritual, imaginou ela que fosse alguma coisa mágica capaz de
impedir a sua sede física e a necessidade de ir e vir ao poço continuamente,
como precisava fazer. Observe a sabedoria de Jesus no uso cuidadoso das
palavras, ele se utiliza da água alegoricamente para falar de um assunto
espiritual, a sede interior que ela tinha. A vida dela refletia uma busca
espiritual espelhada nos vários relacionamentos que teve até ali sem sucesso. “
- Ao
questionar a Jesus sobre como Ele tiraria água do poço, visto que não tinha
sequer um vasilhame nas mãos, Jesus revela a ela que da água que Ele tinha para
oferecer, faria brotar nela uma fonte a jorrar para a vida eterna. Era a água
da salvação!
- Esta água
mataria outro tipo de sede, a sede de ser aceita na sociedade, a sede de ter
uma alma tranquila, a sede de ter os pecados perdoados, a sede de ter o nome
escrito no livro da vida...
2. Aprofundar a
Comunicação:
“Para que a
mulher pudesse beber da água que na pessoa torna-se uma fonte que salta para a
vida eterna, ela precisava ser despertada da sua real condição pecaminosa até
aquele momento. Todavia, o Mestre não lança em rosto os pecados da mulher
grosseiramente, sob pretexto de estar falando a verdade ou em nome de Deus, mas
trata da situação com muito cuidado, como um verdadeiro sábio que foi.”
2.1. Denunciar o Pecado:
“Um dos
princípios da evangelização pessoal é convencer que o homem é pecador e que
está condenado. Infelizmente, há pessoas que exageram na aplicação da dose
desse princípio, confrontando as pessoas de modo grosseiro chamando as de
"ímpias", "condenadas", etc., e até recitando seus pecados
indelicadamente. Note que Jesus não deixou de tratar da situação pecaminosa da
samaritana, mas com habilidade disse, "vai e chama o teu marido e vem
cá". Ela lhe respondeu francamente: Não tenho. E Jesus a elogiou por sua
honestidade e foi mais além, mostrando-lhe que já tinha tido cinco, e o de
agora, não era seu marido. A mulher entendeu que estava diante de um profeta de
Deus e encaminhou o assunto para a adoração. E comum ao evangelizador lidar com
essa situação do evangelizando mudar para sub-assuntos, o mais importante é que
ele não perca o foco de sua entrevista, apresentar a solução em Cristo.”
- Devemos
denunciar o pecado, mas com habilidade e amor cristão;
- Existem
evangelizadores que mais acusam e afastam os ouvintes do que os aproximam da
verdade do evangelho;
- O amor as
almas deve sempre estar a frente da pregação, amor que entende o próximo, sente
seus anseios e medos, deseja libertação e salvação...
2.2. Adorar Verdadeiramente (Jo 4.23):
“A conversa
entre a samaritana e Jesus é dinâmica e, ao mudar relativamente de assunto, Ele
não se perde, mas lhe revela coisas novas. A questão de onde deve se adorar é
levantada por ela, se era em Jerusalém onde está o templo ou no Monte Gerizim
em que foi pronunciadas as bênçãos da Lei (Dt 11.29). Jesus lhe mostra que
deveras a salvação vem dos judeus, e que a questão de onde se adorar será
superada, posto que se entenderá que os verdadeiros adoradores não se limitarão
a templos, mas que eles adorarão ao pai em espírito e em verdade (Jo 4.24).
Ainda hoje, temos esse problema quanto ao lugar de adoração, mas Jesus
inaugurou um novo tempo em que os adoradores não dependem de lugar, mas de uma
disposição interior que reflete adoração em tudo quanto faz, ou seja, tudo o
que é feito deve refletir uma sacralidade. Visto que, seja o comer, beber,
vestir ou qualquer outra coisa ética deve ser feita para Deus (Rm 11.36).”
- Tudo em
nossas vidas deve glorificar à Deus, em todo momento, em todo lugar, sozinho ou
acompanhado, todos os nossos atos devem agradar ao nosso Salvador;
- Esta
afirmação de Jesus não significa, porém que devemos ignorar o templo (igreja)
construído para reunir os crentes. Na igreja a adoração é coletiva e é o local
onde mantemos a comunhão uns com os outros;
- Por outro
lado, não é necessário andar vários quilômetros para adorar a Deus, muito menos
fazer peregrinações, às vezes a pé, de joelho, para chegar a um santuário e
prestar culto a Deus. Não havendo uma igreja perto, o crente pode adorar a Deus
onde estiver.
2.3. Jesus traz nova revelação:
“Quando a
mulher finalmente disse que a vinda do Messias encerraria tais questões, para
Jesus chegou o momento de se revelar dizendo: "eu o que falo
contigo". Aqui está outro importante princípio da evangelização, mostrar a
providência divina para o pecador, capaz de salvá-lo perfeitamente. E
importante apontar o problema do pecado, mas, em seguida, mostrar-lhe a
provisão divina, ou seja, em que se coloca pecador e salvador face a face.
Nessa hora, mostramos o incomparável amor de Deus, a missão salvadora de Jesus
e o que essa pessoa precisa fazer para alcançar a vida plena espiritual nele
(Jr 29.13). E claro que esse trabalho não deve ser encerrado aí, caso alguém
deseje entregar a sua vida a Cristo. Tal pessoa precisará de receber
orientação, proteção e acompanhamento para sua própria sobrevivência nessa nova
vida em Cristo (Mt 28.20).”
- Apontar o
pecado sim, porém com ternura, todavia de nada adianta apontar o pecado e
esperar que o Espírito Santo convença o pecador do seu pecado e não apontar a
ele o escape, Àquele que tira o pecado do mundo, o Salvador Jesus;
- Importante
também é convidar o novo convertido para o nosso local de reunião, a igreja
onde congregam os santos;
- Na igreja,
é importante acompanha-lo nos primeiros passos, explicando a liturgia, os
cânticos, a localização de versículos bíblicos bem como os princípios básicos
do cristianismo.
3. Resultado de uma boa Comunicação:
“Depois de
colocar a pessoa frente a frente com Cristo e instruí-Ia quanto ao que se deve
fazer, devemos estar preparados para a aceitação ou rejeição da mensagem. A
princípio alguém poderá aceitar ou rejeitar o evangelho e posteriormente esse
resultado ser alterado.”
3.1. Ela se torna um agente multiplicador (Jo 4.28-29):
“A mulher
samaritana ao se defrontar com o Messias, concluiu que era Ele. Ficou tão
impressionada com a conversa e o seu interior lhe confirmava que de fato era
Ele o Messias, aquele Galileu com quem conversara até aquele momento. Largou o
seu cântaro de água e correu à cidade anunciar aos homens de lá,
convidando-lhes para que averiguassem o caso, e quem sabe chegariam a mesma
conclusão que ela. Que aquele profeta era o Messias, pois Ele lhe dissera tudo
a seu respeito. O impacto desse encontro foi tão poderoso em sua alma que a
mulher de quem não sabemos o nome, convenceu os homens, como disse João:
"saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele". Há pessoas que são
verdadeiros multiplicadores, ou seja, verdadeiras varas da videira altamente
frutíferas, com uma capacidade enorme de influência adormecida, mas que
despertadas para Deus se tornam valorosos conquistadores de almas para o
Senhor.”
- O efeito
da pregação foi tão poderoso que Jesus não apenas converteu aquela mulher ao
evangelho, mas formou ali uma missionária que rapidamente saiu a distribuir o
que de graça tinha recebido;
- O exemplo
desta mulher serve para todos os cristãos da atualidade, pois ela deu fruto,
multiplicou o que recebeu e não chegará diante de Deus de mãos vazias.
3.2. Os samaritanos insistem para que Jesus permaneça
(Jo 4.40,41):
“Atravessar
Samaria, era para ser apenas um atalho, aguardar o retorno dos discípulos que
foram comprar comida, apenas mais um detalhe. Todavia, em unção do resultado da
comunicação com aquela mulher e do testemunho dela aos homens da cidade, o.
Senhor Jesus teve o seu programa alterado. Foi, pois, necessário, em função
disso, Ele permanecer ali com seus discípulos mais dois dias. Agora observe
como Jesus era eliminador de barreiras, ao travar diálogo com a mulher, ela
conduziu os homens da cidade a um forasteiro que jamais prestariam atenção.
Porém, no final, eles mesmos lhes pedem para que Jesus permaneça com eles.
Jesus via como era necessário ali permanecer para firmar o seu trabalho entre
eles e, de boa vontade, o fez. No reino de Deus é assim, temos em mente uma
meta a atingir, mas devemos ser flexíveis o suficiente para a própria
preservação dos resultados já alcançados e até ampliá-los.”
- Vemos em
Jesus um quebrador de barreiras, antes odiado pelos samaritanos por ser judeu
agora, eles imploram para que permaneça e os ensine mais sobre o reino dos
céus;
- Temos sido
convidados a permanecer e ensinar mais sobre Cristo?
-
Interessante, pois vemos aqui que a obra é de Deus, Ele muda os planos, altera
as estratégias de nossa mente conforme a Sua vontade;
- Observamos
também que o maior evangelizador que este mundo conheceu, era agradável,
socialmente acessível, alegre e despertava em todos o desejo de estar pertinho
dEle. Será que todos os pregadores da atualidade são bem quistos, são
agradáveis, trazem alegria ao local?
3.3. Os samaritanos creem que Jesus é o salvador (Jo
4.42):
“João
descreve o resultado positivo daquilo que começou com o estabelecimento de uma
comunicação com a mulher. Utilizamos aqui a palavra comunicação
intencionalmente por traduzir com peso a importância da mesma na evangelização
das pessoas. Observe que comunicação é simultaneamente pelo menos oito coisas
diferentes: concessão, doação, conversação, convívio, diálogo, entendimento,
difusão e transmissão. O que o mestre da evangelização fez, foi impedir que as
barreiras sociais do preconceito, do etnocentrismo, de gênero, etc., impedissem
de determinar a sua forma de trabalhar a fim de conduzir aqueles homens ao
conceito e experiência que eles alcançaram: sabemosque este é verdadeiramente o
Salvador do mundo.”
- Independente
da raça, cor, religião, posição social, etnia... Para o salvo em Jesus existem
apenas 2 tipos de pessoas, os salvos e os não salvos.
- Os salvos
são nossos irmãos em Cristo, devemos ter comunhão com eles e lutarmos juntos
contra o mal;
- Os nãos
salvos são o alvo da nossa comunicação, da proclamação do evangelho. Devemos em
todo tempo abominar o pecado, mas amar o pecador e apresentar a eles a salvação
que só existe em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO
“Temos, em
Jesus, o supremo exemplo de ir ao nível dos homens, seja qual for. O de
Nicodemos, um notório mestre de Israel; ou da samaritana que era de outra etnia
e de conduta duvidosa. O mais importante que aprendemos é amar as pessoas
independente do que elas são, e a elas demonstrarmos esse amor através da
comunicação do Evangelho, com todo o vigor para possibilitar a transformação
delas: espiritual e social também.”
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