sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O poder da conexão


AULA EM 9 DE SETEMBRO DE 2012 – LIÇÃO 11
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “O Poder da Conexão”

Texto Áureo: Jo 15.2

INTRODUÇÃO
- Professor(a), lembre-se do objetivo dessa lição, não desvie o foco.
- Você pode começar falando que uma conexão de internet permite receber e enviar dados online, assim a nossa conexão com o Senhor permite enviar e receber informações, que podemos comparar a oração.

- Comente que existem obreiros que começam muito bem e de repente começam a esfriar, isso se ocorre porque em algum momento eles perderam a conexão com a videira verdadeira.

1. RAMOS LIGADOS
 
1.1. A dependência dos ramos
- “procede de um tronco”, dentro do tronco da planta corre o líquido que dá vida as plantas, a seiva, que mantém as folhas bem verdes e bonitas.
- “pessoas...cheias de virtudes”, se refere a pessoas que fazem grandes coisas, ajudam muita gente, e até tem a boa intenção de ajudar ao próximo, porém se eles não tiverem ligados a Jesus nos moldes da Palavra de Deus, então estão mortos espiritualmente.

1.2. A incapacidade dos ramos
- “um crente não se produz”, alguns crentes enganam as pessoas com a aparência de servos de Cristo, mas por dentro estão cortados da videira.
- Assim como uma planta de plástico que é muito semelhante original, também é o falso crente muito semelhante ao original. Estão em muitas igrejas, cantam e até pregam.
- “ser produtivos quer dizer”, dentro desse tópico vimos que ser produtivo não é encher a igreja de crentes, veja o que é:
1º) ter o fruto do espírito, é demonstrar as qualidades encontradas no fruto do Espírito, detalhe, é um fruto só com várias características, por isso o crente não pode demonstrar só uma característica e não ter as outras, ele precisa ter todas. Gl 5.22
2º) ganhar almas, é ganhar vidas para Cristo, discipulando e ajudando-as a caminhar em santidade.
- “acomodação”, é deixar de fazer o que se fazia no começo da caminhada.
Muitos crentes deixam de orar ou de ler a Bíblia e vam se enganando, depois se desviam e ainda culpam os outros.

1.3. O segredo de dar frutos
- “negar-se a si mesmo”, é deixar nossas próprias vontades e viver pela obra de Deus, nos passos de Jesus. A maioria dos obreiros e pastores deixaram sonhos de se formar, deixaram hobes, deixaram carreiras promissoras para seguir a Jesus.
-“extensão”, é a continuação, somos continuação da obra de Jesus, como se Ele tivesse dito, “eu paro por aqui, vocês prossigam e eu vou ajudando.” mas ao invés disso Ele disse: “Ide por todo mundo...”    
-“imitação”, imitar Jesus é saber o que Ele faria em nosso lugar, e tentar tomar uma atitude parecida com a que Ele tomaria. Vivemos num tempo em que não há essa preocupação em grande parte dos servos de Deus. 
- “convém vigiarmos”, estarmos atentos, existe um tripé para manter o crente de pé na presença do Senhor: oração - palavra – vigilância
- Esses três devem estar juntos, faltando um, o crente não ficará de pé por muito tempo ou então ficará cambaleando, sempre capenga.
- “algum acidente”, se refere ao pecado. Sobre isso, é impossível nós não pecarmos, porém você deve orientar aos alunos que caso eles pequem, devem se esforçar para não se desconectar da Videira, pois se perder a seiva, então tudo estará perdido.  

2. A MANUTENÇÃO DOS RAMOS
- Para introduzir esse tópico eu sugiro passar essa ilustração:
“Um jardineiro quando cuida de uma planta um dos cuidados que ele tem é o de fazer uma boa poda. Essa técnica milenar consiste em cortar os ramos infrutíferos e limpar os que estão frutificando, isso para que os ramos infrutíferos não sorvam a seiva sem produzir nada, eles são cortados para que toda seiva flua para os ramos que dão fruto e assim possam dar mais frutos.” ISSO NÃO É LINDO?

2.1. A proteção dos ramos
-“no tempo certo”, a poda representa a retirada da pessoa que não quer nada com a obra de Deus, do corpo de Cristo. Detalhes: isso é feito somente pelo lavrador, que é o Pai, ninguém deve tentar tirar o irmão da obra de Deus. E também é feito no “tempo certo”, ou seja, no tempo de Deus.
- “penetração dos raios solares”, você pode comparar isso assim: os raios solares são o calor da presença do Todo Poderoso, os ramos ruins são aqueles que não querem trabalhar para o Senhor, o problema é que eles acabam atrapalhando os irmãos que trabalham, de terem comunhão com Deus. Ficam reclamando de tudo, fazendo rebeliões, organizando grupinhos, manifestando inveja e etc.
- “executar a poda”, alerte de novo e com ênfase, que só o Pai pode fazer a poda. Muitos irmãos acham que podem retirar outros do corpo de Cristo, pensam que tem esse direito, não tem paciência com os fracos na fé.

2.2. A frutificação
- “é doloroso”, a limpeza que fala aqui, é a retirada de tudo que impede a obra de Deus, isso pode ser doloroso, porque são coisas que nos apegamos, assim como a desintoxicação do viciado faz ele sofrer, a nossa também é dolorosa.
- “coisas que vinham dando certo”, podem ser projetos, sociedades, negócios e outros. Certas coisas que podem vir a atrapalhar a obra de Deus em nossa vida, às vezes um emprego que nos tira da igreja, Deus permite que venhamos a perder para que possamos nos dedicar mais.
- “amizades que se esfriam”, existem muitos casos de crentes que abandonam a obra do Senhor influenciados por amizades ímpias. Às vezes é necessário que o Senhor pode nossas amizades também.
- “temos que confiar”, o que Deus faz hoje não entendemos agora mas entenderemos depois, por isso é necessário ter confiança.

2.3. O poder da Palavra de Deus
- “instrumento de cortar”, quando lemos a Palavra de Deus e meditamos nela, nos sentimos exortados a buscar a santidade e largar tudo nos influenciam mal.
- “palavras específicas”, ensine que Deus fala tanto ao povo como a uma só pessoa, na Bíblia as vezes encontramos aquelas palavras que falam diretamente a nossa situação.
-“rhema”, quer dizer revelado, é a palavra revelada, onde Deus fala no particular de cada um.

3. RAMOS FRUTÍFEROS

3.1. Há orações respondidas
- “respostas de Deus”, lembrando sempre que oração respondida não é o mesmo que pedido atendido. Nem sempre Deus realizará o que pedimos. Algumas vezes a resposta será aguarde.
- “não são realizadas”, ás vezes nos dá algo que nem pedimos em oração, mês Ele nos surpreende.
- “nem certas coisas desejadas”, às vezes nem desejamos algo e de repente nos chega a mão, para socorro da nossa família, de nossas igrejas e etc.
- Tudo isso ocorre porque não sabemos pedir como convém Rm 8.26.

3.2. O Pai é glorificado
- “se manifesta em nós”, nós somos o reflexo da Glória de Deus, no mundo pelo brilho do Espírito Santo. As pessoas que se aproximam de nós devem sentir algo diferente.
-“bagagem desnecessária”, é o peso extra que levamos, que ainda trazemos lá do mundo, mas quando temos um real encontro com o Senhor, deixamos o vinhateiro nos podar, então Ele tira esse peso extra e nos livra para caminharmos melhor.

3.3. Somos discípulos do Senhor
- Atualmente podemos dizer que existem muitos crentes que não são discípulos de Jesus, pois estão fora da conexão com Ele, não recebem a seiva logo perdem o ânimo e escandalizam a obra de Deus.

CONCLUSÃO
- “desígnios”, quer dizer plano, projeto e a intenção de Deus para nossas vidas. Compreender esses planos não é fácil, só com muito  esforço.
- “não regressou ainda”, o Senhor é paciente com esse mundo mau, ainda muitas vidas se salvarão pela espera de Deus. Enquanto isso vamos trabalhando para resgatar o máximo de vidas para o Senhor.

Fonte: Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário