quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PAULO E A RELEVÂNCIA DE SUAS CARTAS


PAULO E A RELEVÂNCIA DE SUAS CARTAS

Lição 13 – 30 de Dezembro de 2012


TEXTO ÁUREO

“Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos”. lTs 5.27

VERDADE APLICADA

Uma obra feita por um coração sincero e dedicado a Deus resiste ao tempo, às provações, e permanece para sempre na história.

 OBJETIVOS DA LIÇÃO


  • Mostrar a importância das cartas de Paulo;
  • Ensinar o propósito de Paulo através das suas cartas;
  • Verificar os níveis de influência da correspondência paulina.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

2Ts 2.15 – Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

2Ts 2.16 – E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,

2Ts 3.14 – Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.

2Ts 3.15 – Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

2Ts 3.16 – Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.

 INTRODUÇÃO

As cartas de Paulo são notáveis, pois respondem às questões de sua época, e a situações dos dias atuais. Suas epístolas são influentes, mantendo a igreja sempre firme e constante na obra do Senhor e em sua, difícil, mas compensadora peregrinação rumo ao céu. De modo mui excelente, seus textos são importantes e fundamentais para a consolidação do cristianismo.


  •  A palavra de Deus continua atual, mesmo após passar séculos em que foi escrita;
  • Observe o que diz o texto: “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”(Is.40.8);
  • Ainda em Hebreus 4:12 lemos: " Porque a palavra de DEUS é viva, e eficaz,e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas


1.  A importância da correspondência paulina

O Cristo revelado a Paulo se tornou a sua mensagem de vida, quer ensinada de maneira verbal ou escrita. Aproveitando-se das facilidades oferecidas pela administração do Império Romano, no tocante ao envio da correspondência e à relativa segurança nas estradas.


  •  O tempo era certo para divulgar o evangelho, uma vez que Roma construiu estradas ligando todo o império e possuía um moderno sistema de correios.






1.1. UM GRANDE VOLUME

As várias neo-igrejas espalhadas pelo Império não podiam contar com a presença física de Paulo, embora os destinatários sempre gostassem das cartas, preferiam a palavra verbalizada. Em virtude das necessidades locais, um bom volume de cartas foi produzido. Paulo tanto recebeu quanto enviou cartas, mas, para a nossa perda, nenhuma das cartas que recebeu, chegou até nós. Dos 27 livros do Novo Testamento, 13 são da autoria de Paulo, um embora seja o seu estilo, não se pode atribuir com certeza a ele, que é a Carta aos Hebreus, e o Livro de Atos foi escrito sob a sua influência. Já imaginou se Paulo fosse vivo hoje com telefone, fax e internet, como seria o volume de sua correspondência?


  •  13 dos 27 livros, fora as cartas recebidas e as perdidas no tempo...
  • O evangelho crescia e as igrejas nasciam e junto com o crescimento vinha às heresias, as dissenções os falsos mestres...
  • Paulo, se pudesse, gostaria de estar presente em todas as igrejas, mas na impossibilidade disto, escrevia suas cartas para ensinar o povo no caminho em que deveriam andar;
  • Se Paulo estivesse na terra, ficaria assustado com as dificuldades de comunicação que existe entre o povo de Deus em meio a tantas ferramentas tecnológicas.


1.2. PAULO ESCREVEU RESPONDENDO ÀS SITUAÇÕES

Atualmente, há aqueles que escrevem capítulo de um determinado assunto numa revista ou jornal, e depois, transformam aquele conteúdo em um livro. Não se deve imaginar que Paulo idealizou uma estratégia de elaboração assim. Na época de Paulo, havia um modelo de carta iniciada com a indicação do destinatário, seguida de saudação e com uma mensagem em tomo de 90 palavras. Todavia, as cartas paulinas não se ajustam a esse modelo. Elas eram de fato cartas particulares, mas endereçadas a comunidades que precisavam de fortalecimento e orientação específica, cujo teor era para ser exposto publicamente na assembleia local. Tais cartas eram mais parecidas com um tipo de “cartas abertas”, essas “eram escritas para informar o público acerca de certos itens dignos de nota”.



  • Qual interesse de Paulo em escrever as cartas? Edificar a igreja de Cristo;
  • Jamais Paulo pensou em transformar suas cartas em livros, nem tão pouco lucrar com isto ou ainda se promover, ficar famoso;
  • Paulo seguia a orientação do Espírito Santo;
  • Imagine se todos os pregadores do evangelho seguissem o exemplo de Paulo, talvez tivéssemos menos mercantilismo nas igrejas.

 1.3. NOTABILIDADE DE SUAS CARTAS

Da conversão de Paulo a Cristo até a sua primeira carta escrita levaram vários anos, logo ele estava maduro o suficiente para tratar de questões peculiares a igreja local com profundidade. A sua primeira Carta que temos em mãos e que se sabe é Gálatas, a data mais remota possível e provável de sua autoria é de 48 d.C., levando-se em conta o primeiro Concílio em Jerusalém, evidentemente ela foi escrita após esse evento. Possivelmente, a última foi 2a Timóteo, pouco antes de sua morte entre 62-65 d.C. Grande foi a notabilidade delas visto que refletiam o cuidado pastoral através das instruções que as igrejas precisavam na ausência do apóstolo, mas também refletiam o seu carinho por elas.


  • Paulo se valeu da experiência para escrever as cartas, observe que se passaram anos para que ele deixasse seus escritos registrados;
  • Note também que a experiência veio do trabalho missionário que Paulo realizava com afinco;
  • Vemos hoje ministérios meteóricos e obreiros querendo ter o título sem o trabalho, preferem estar atrás de uma mesa sobre uma cadeira do que ir à campo batalhar o combate do Senhor.


2.  ALGUNS DETALHES DA CORRESPONDÊNCIA PAULINA

Desde a invenção da escrita pelos sumérios a mais de 4.000 anos a.C., ela tem sido um poderoso aliado na promoção da vontade de Deus entre os seres humanos. Lembremos que os dez mandamentos foram escritos em pedra pelo dedo de Deus, para que ficasse para a posteridade. Paulo reconhecendo o valor da palavra escrita tratou de escrever o que pôde para ajudar às igrejas.

2.1. O QUE PAULO ESCREVEU E CHEGOU ATÉ NÓS

Por que será que o que Paulo escreveu perdurou a ponto de chegar a nossos dias? Evidentemente, houve uma série de cuidados que proporcionaram isso com o passar dos séculos, o cuidado no manuseio dos escritos, as cópias feitas pelos amanuenses e sua proteção em tempos de perseguição, de maneira que temos a palavra de Paulo conosco hoje. O seu assunto nas suas Cartas pode ser resumido com uma palavra - Cristo. E esse foi o grande segredo naquele primeiro momento das jovens comunidades cristãs espalhadas pelo Império afora, quer dizer, Paulo escreveu assunto de interesse deles e permanente, “a salvação”, que envolve o reinar em vida no tempo presente e a eternidade com Cristo no porvir. Ninguém melhor do que Paulo, o fundador dessas igrejas, para responder a questões tão cruciais que se repetem pelos séculos.


  •  O principal guardião da palavra de Deus é o Espírito Santo, pela sua atuação a palavra de Deus chegou até nós;
  • Pela atuação do Espírito Santo, e o temor a Deus fizeram com que homens preservassem estas cartas, as tratassem com carinho, fizessem cópias de segurança por meio dos amanuenses (pessoas que transcreviam a carta manualmente) e as protegessem nas perseguições;
  • Cristo – Nisto se resume as cartas de Paulo, isto não soa controverso para os dias de hoje? Vivemos dias em que durante um culto inteiro não se fala da salvação e renúncia é um tema praticamente extinto em nossos púlpitos. Há um interesse exagerado do homem em reinar nesta terra, por isto tanta confissão positiva e teologia da prosperidade nas mensagens hodiernas.

2.2. DE PAULO ÀS IGREJAS E AS IGREJAS ENTRE SI

Paulo enviava suas cartas para a leitura pública nas reuniões da comunidade cristã local, era uma ordem expressa dele com toda a sua autoridade apostólica. As cartas paulinas tinham função instrutiva, mas era também uma forma dele se fazer presente pela palavra escrita, receber as correspondências delas, e desenvolver uma tradição cristã local (ITs 5.27; 2Ts 3.6). Em certa altura de seu ministério, chegou uma época que o próprio Paulo ordenou uma leitura alternada das suas cartas entre algumas igrejas. Por exemplo, a leitura da carta enviada à igreja de Colossos, pediu que a enviasse para leitura na igreja em Laodicéia, e que a carta de Laodicéia fosse lida na igreja de Colossos, ou seja, que houvesse uma alternância. Percebe-se com isso que Paulo tinha em mente criar e desenvolver uma tradição cristã, caso alguém não obedecesse, deveria ser advertido (Cl 4.16; 2Ts 3.14-15).


  •  Observe que Paulo preocupava-se com a unidade da igreja e queria instituir uma posição consolidada do verdadeiro evangelho, contra os ventos de doutrina que surgiam na ápoca;
  • Era desejo de Paulo que as igrejas se ajudassem, como no caso de Laodicéia e Colossos, mas não vemos Paulo com intuito de querer ser o “dono” da igreja, queria sim estabelecer alicerces para que elas crescessem e multiplicassem.

2.3. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CARTAS PAULINAS

O que determina as certas características nas cartas de Paulo é a necessidade de seus destinatários. Sempre em grego koiné o seu linguajar, dependendo do assunto, obviamente o tom de Paulo pode ser afetuoso, triste, imperial ou vitorioso. Porém, sempre quando escreve sua doutrina, escreve embasando-se no Antigo Testamento, sem deixar de se contextualizar com a época em que vive. Paulo também retira ilustrações do comércio de escravos que conhecia, para falar sobre compra e resgate do Senhor Jesus em relação aos fiéis. Utiliza-se de figuras de soldados, atletas e até parada militar. Escreve com base nas tradições militares romanas. Há momentos de abatimento nas suas cartas, narrativas de experiências pessoais, mas também de poesias e cânticos em vários lugares (ICo 13; Fp 2.5-11).



  • Paulo, inspirado por Deus, escrevia suas cartas e estas alcançavam com sucesso seus destinatários;
  • Como conseguia isto? Paulo conhecia o povo ao qual escrevia, sabia dos seus costumes, valores e cultura, sendo assim escrevia de forma que eles compreendiam muito bem e logo assimilavam o conhecimento;
  • Infelizmente temos hoje em dia um grande número de pregadores com mensagens enlatadas e frases de efeitos que são pregadas de norte a sul do país causando emoção em quem ouve, mas não transformação de vidas;
  • O bom pregador recebe de Deus a mensagem e a entrega na linguagem do povo;
  • Outro fato importante, a base da pregação de Paulo era a Bíblia da época, a Torá, conhecida hoje como velho testamento; Existe uma séria de novos pregadores com novas teologias e teorias que passam longe da Bíblia e da inspiração do Espírito Santo – Fuja destes!


3. CORRESPONDÊNCIA PAULINA E SUA INFLUÊNCIA

Paulo colocou os seus dons e capacidades a serviço do Mestre, e utilizou-se eficientemente deles para a propagação das boas novas do reino através dos séculos. Sem qualquer exagero, o cristianismo cresceu e se consolidou através da influência de sua pessoa e de suas cartas preservadas.

3.1. SUA INFLUÊNCIA SOBRE OUTROS ESCRITORES

O fluxo da influência da correspondência paulina (Corpus paulinum) foi algo que começou como um grande rio, de forma pequena e constante. As igrejas por Paulo fundadas são as primeiras a usufruírem dela, tempos depois, outros autores como Pedro, Tiago, Judas e João entraram em cena. Mesmo os evangelhos, curiosamente foram escritos depois dos escritos de Paulo. Pedro faz comentário positivo às cartas de Paulo (2Pe 3.15,16); Tiago explica o lado prático que se deve acompanhar a justificação, pois não existe fé sem atitudes, e qualquer leitor das cartas paulinas entende perfeitamente que se trata de uma alusão indireta à doutrina da justificação em Paulo, quando escreveu a Carta aos Romanos.

  • Por ter sido inspirado pelo Espírito Santo, os escritos de Paulo influenciaram as igrejas primitivas e a medida que estas iam crescendo, sua influência crescia também, semelhante a um rio como  foi proposto pelo comentador da lição;
  • Interessante notar que os escritos de Paulo são anteriores aos 4 evangelhos;
  • A história de Jesus era muito conhecida entre os povos, somente depois foram escritas por Marcos, seguido de Mateus, Lucas e por fim João.


3.2. SUA INFLUÊNCIA NA IGREJA PRIMITIVA

A influência do corpus paulinum atravessava os tempos e muitos sentiam falta de novas circulares de Paulo, vendo a sua influência diminuir. Com isso certo obreiro da Ásia resolveu escrever um livro apócrifo em sua homenagem por volta de 160 d.C., um escrito lendário (Atos de Paulo e Tecla). Não se sabe o nome desse presbítero, mas sabe-se que ele foi chamado para dar explicações do seu escrito e, sendo repreendido, perdeu seu cargo a seguir por causa desse escrito. O tempo foi passando e comentários e citações do corpus paulinum foram sendo feitos pelos líderes e pais da igreja. O tempo continuou passando, e grandes homens interpretaram e fundamentaram a sua teologia a partir das Cartas de Paulo, gigantes como Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Lutero e Calvino entre tantos outros se apoiaram nos ombros gigantes do Apóstolo dos Gentios. O que aprendemos com isso? Era que os elementos trabalhados ou produzidos por nós devem ser agradáveis a Deus e inspirar os homens, mesmo depois de nossa morte.

  • O termo corpus paulinum citado agora e no tópico 3.1 refere-se a versão no latim do conjunto de cartas atribuídas a Paulo;
  • Como queremos ser lembrados? Como Deus nos vê? Quais obras deixaremos para a posteridade? Paulo, deixando-se usar pelo Espírito Santo, influencia a igreja a mais de 2000 anos e seus ensinos são exemplos eternos de como ser cristão e agradar a Deus;
  • Paulo nos deixa um belo exemplo de que, dedicando-se a Deus com fé e ousadia, seremos por Ele usados poderosamente e nosso nome ficará como exemplo dos fiéis.


3.3. SUA INFLUÊNCIA HOJE

A obra de um autor é posta à prova não só em vida, mas principalmente depois da sua morte. Por vezes, escritores vigorosos fazem sucesso em sua geração, mas com o passar do tempo ficam esquecidos. Há uma regra entre os estudiosos das Escrituras que diz que tudo aquilo que é de Deus tende a aumentar a sua influência, mesmo com a sua morte e o passar do tempo. Muitos dos não cristãos, é claro, tem mais ódio de Paulo de Tarso do que o próprio Senhor Jesus. Por ter sido ele o grande propagador do cristianismo. Outro teste de fogo são os livros produzidos em torno da biografia e pensamento daquela pessoa importante. No tocante a Paulo, anualmente, publicam-se diversos tipos de materiais citando seu nome, suas obras e pensamentos.

  • Interessante notar que a Bíblia, mesmo tendo passado por várias perseguições, tendo sido queimada em praça pública, proibida em vários países e odiada por muitos, continua sendo o livro mais vendido da história da humanidade;
  • Muitos autores bíblicos eram desprezados em suas épocas e não possuíam fama alguma, mas até hoje são lembrados pelos seus escritos;


CONCLUSÃO
Ainda que possamos lamentar que nenhuma carta que Paulo recebeu chegou até nós, e muitas delas se perderam com o passar dos anos, perseguição, desgaste, etc. Cremos que o que temos é exatamente aquilo que precisávamos. Deus preservou exatamente naquilo que é útil para gerar e consolidar a fé salvadora no coração humano.

Referências bibliográficas

3 comentários:

  1. que Deus continui te abencoando neste ano de 2013 e que vc continui nos ajudando nestes comentarios. sou da assembleia de Deus madureira Campo de Itapuranga _go

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido irmão, fico feliz em poder contribuir com você. Um grande abraço aos irmãos de Itapuranga.
      Que Deus abençoe todos vocês.
      A paz do Senhor...

      Excluir
  2. obrigado pela oportunidade de crescimento na minha caminhada com cristo.

    ResponderExcluir