quinta-feira, 7 de março de 2013

A BÍBLIA REVELA A SOBERANA VONTADE DE DEUS

LIÇÃO 10 – 10 de Março de 2013
A BÍBLIA REVELA A SOBERANA VONTADE DE DEUS
TEXTO AUREO
 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hb 4.12
 VERDADE APLICADA
 A Bíblia é a Palavra de Deus, por isso nela não há erros. Ela é fonte inesgotável de sabedoria e tem poder pra salvar a todos os que creem em suas palavras.
 OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Definir o que é inerrância;
  • Provar que a Bíblia não contém erros;
  • Mostrar o porquê, que a Palavra de Deus tem de ser conhecida por todos.


TEXTOS DE REFERÊNCIA 

Sl 119.7 - Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.
Sl 119.8 - Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
Sl 119.9 - Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Sl 119.10 - De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Sl 119.11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.


INTRODUÇÃO

Com o fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. A Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.

  • A Bíblia é a nossa lei maior, nossa regra de fé, nosso “manual de instruções”, por isto devemos crer nela como palavra inspirada por Deus e infalível em seus escritos.
  • Gosto muito da fala do Pr. Márcio Valadão da Igreja Batista da Lagoinha que transcrevo a seguir:

“Está é a minha Bíblia.
Eu sou o que ela diz que eu sou.
Eu tenho o que ela diz que eu tenho.
Eu posso fazer o que ela diz que eu posso fazer.
Hoje eu serei tocado pela palavra de Deus.
Eu audaciosamente confesso que minha mente está alerta, meu coração está receptivo.
Eu nunca mais serei o mesmo.
Eu estou pronto para receber, a indestrutível, sempre viva, semente da palavra de Deus.
Eu nunca mais serei o mesmo.
Nunca, nunca, nunca.
No nome de JESUS!”.
Amém!”


1. AS DIFERENTES FORMAS DAS ESCRITURAS

Há muitos tipos de revelação de Deus para a humanidade. Ele fala por meio da natureza (Sl 19.1-6; At 14.17), bem como por intermédio da consciência interna do certo e errado em nosso coração (Rm 2.15). Mas agora vamos tratar da revelação de Deus através de sua voz na Bíblia.

  • Professor, você pode ler o Sl 19. 1-6 com seus alunos mas nem sempre dá tempo de se ater a outros assuntos que não são específicos da lição.
  • Este Salmo mostra que a natureza proclama a Deus como criador e nenhum homem poderá se dar por inocente por não dar glória a Deus;
  • Em Rm 2.15 vemos que o homem tem em sua consciência o discernimento do certo e do errado, do bem e do mal, e também não pode se dar por inocente por escolher o caminho mal...

1.1. A PALAVRA DE DEUS COMO DECRETO

Algumas pessoas desavisadas usam erradamente a expressão “decretar as bênçãos de Deus”. É preciso aprender que os decretos de Deus, também chamados de conselhos divinos, é uma palavra divina que faz alguma coisa acontecer. E esses decretos incluem não somente os eventos da criação original de Deus. Como quando disse: “Haja luz; e houve luz” (Gn 1.3), ou “Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim se fez” (Gn 1.24), como também a existência ininterrupta de todas as coisas (Hb 1.3). São deliberações incondicionais que nasceram do desígnio e do propósito de Deus (Sl 135.6; Is 46.10; Ef l.ll).

  • Devemos ter muito cuidado com esta nova moda de “decretar as bênçãos de Deus”. Como foi estudado na lição passada, esta ideia vem da teologia da prosperidade onde o homem praticamente ordena que a intervenção divina aconteça. Não é mais Deus que deseja algo para nós, somos nós que ordenamos que Deus nos abençoe. Cuidado! Deus não dividi Sua glória com ninguém;
  • Certa vez ouvi uma história que tentarei replicar aqui:

Certo cientista conversando com Deus disse a Ele:
Deus, nós não precisamos mais do Senhor.
Deus, interessado na conversa perguntou: Porque não?
Por que nós conseguimos criar sua obra prima em nossos laboratórios, hoje somos capazes de clonar o ser humano, nada mais nos é impossível;
Interessante, disse Deus. Mostre-me como vocês fizeram isto.
O cientista respondeu, preciso de meu laboratório, alguns equipamentos e uma célula para fazer a clonagem.
Nesta hora Deus o interrompeu e disse: Espere, este material é Meu, Eu criei a célula, quero que me mostrem como você conseguem criar o homem do nada como Eu fiz!

  • Sabemos que pela vontade de Deus do nada, tudo passou a existir. Sua vontade, porém não para por ai, Ele dá limite ao mar, mantem o alinhamento dos planetas... Tudo esta sob seu controle.


1.2. A PALAVRA DE DEUS COMO APLICAÇÃO PESSOAL

Em algumas vezes, Deus fala com os homens diretamente. Temos exemplos nas Escrituras bem no início da criação, o Senhor falou com Adão: “E o Senhor Deus lhe deu essa ordem: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”  (Gn 2.16-17). Também depois do pecado praticado por Adão e Eva, o Senhor foi e falou pessoalmente a eles com palavras não abençoadoras (Gn 3.16-19). Também há outros casos como dos Dez Mandamentos (Êx 20.1-3); e no Novo Testamento (Mt 3.17). Wayne Grudem, conceituado teólogo protestante, diz que alguns estudiosos entendem que a linguagem humana é sempre “imperfeita”, então limitada na sua autoridade e veracidade. No entanto, essas passagens citadas e muitas outras são a prova de que as palavras de Deus, na aplicação pessoal, não apresentam nenhum limite de aplicação na sua veracidade e autoridade.

  • Adão, Abrão, Isaque, Jacó e muitos outros homens de Deus tiveram o privilégio de ouvirem a voz de Deus, mas nós não somos menos privilegiados uma vez que temos os escritos sagrados que nada mais é do que a voz viva e eficaz de Deus ao nosso alcance 24hs por dia.
  • Você respeita Sua Bíblia? Lembre-se de trata-la bem uma vez que ela é a palavra de Deus;
  • Quando o comentador usa o termo aplicação pessoal, vemos aqui a preocupação em deixar claro que a Bíblia se aplica ao nosso dia-a-dia em todas as situações.
  • Lembre-se, a Bíblia é a maior fonte da vontade de Deus, e o Espírito Santo o nosso maior intérprete, sendo assim não é necessário e nem sadio a procura desenfreada por profetas e suas profecias.

1.3. A PALAVRA DE DEUS DITA POR LÁBIOS HUMANOS E NA FORMA ESCRITA

Nas páginas da Bíblia, Deus também levantou homens e mulheres para falar por meio deles. Estes eram profetas que falavam da parte de Deus (Dt 18.18-20). A Homens como Jeremias, Ele disse: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras” (Jr 1.9); “Tudo quanto eu te mandar falarás” (Jr 1.7; cf. Ex 4.12; Nm22.38;  ISm 15.3; 2Cr 20.20; Is 30.12-14). Sendo assim, toda palavra comunicada por lábios humanos eram consideradas verdadeiras e com autoridade. Além das mensagens ditas por lábios humanos, também há nas Escrituras várias palavras de Deus colocadas em forma de escrita. O exemplo maior está no relato dos Dez Mandamentos: “E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testamento, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus” (Ex 31.18; 32.16; 34.1,28). Moisés não só recebeu de Deus escritas, mas também escreveu (Dt 31.9-13) Josué também contribuiu (Js 24.26); cf. Is 30.18; Jr 30.2; 36.2-4,27-31; 51.60;). Já no Novo Testamento, Paulo, com autoridade apostólica, diz que as palavras que escrevera aos cristãos que estavam na cidade de Coríntios eram “mandamentos do Senhor” (ICo 14.37).

  • Devemos deixar claro que Deus falava e fala por meio de homens para mostrar a Sua vontade, porém a profecia e o profeta devem ser analisados (Isto mesmo, a profecia deve se cumprir e o profeta pode ser investigado também, a Bíblia fala da honra do obreiro...). Devemos, porém temer o ato de profetizar de forma irresponsável, pois como esta escrito “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá”. Dt 18.20.

2. A BÍBLIA CONTÉM ERROS?

Muito se discute sobre a possibilidade de haver erros nas Escrituras. Muitas pessoas tentam acabar com a grande influência que as Escrituras têm sobre a história da humanidade, desmerecendo a sua autoridade questionando a sua inerrância. Mas para os cristãos, Ela é a Palavra de Deus preservada na história e apta para todos os tempos.




  • Não ficaria surpreso se alguém mostrasse algum erro gramatical na Bíblia, devido as suas muitas traduções e seus séculos de existência, ora livre, ora perseguida por muitos.
  • Cabe porém deixar claro que a Bíblia não tem nenhum erro doutrinário, muito menos de concordância. A Bíblia explica-se por si mesma de Genesis a Apocalipse, esta é a beleza da palavra de Deus.
  • "Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali". Isaías 28:10


2.1. DEFINIÇÃO DE INERRÂNCIA

Em termos simples, inerrância bíblica quer dizer que a Bíblia sempre diz a verdade, e que sempre diz a verdade a respeito de todas as coisas de que trata. Isso não quer dizer que as Escrituras nos comunique todos os assuntos que podem ser conhecidos de certo tema, mas confirma e afirma que tudo o que fala sobre qualquer coisa é verdade.

  • Enfim, a Bíblia não fala de tudo pois quando foi escrita muitas coisas que hoje nos é comum nem existiam, porém tudo o que esta nela é verdade. A maior verdade de todas é a soberania de Deus, a deidade de Jesus e a salvação por Ele conquistada para todos nós.


2.2. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A INERRÂNCIA

Podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, a partir de várias partes dela mesma. Primeiro que ela é inspirada por Deus (2 Tm 3.16). A palavra “inspirada” desse texto de Paulo significa soprado por Deus . Segundo ela é de natureza profética (Hb 1.1; 2 Pe 1.20,21). Esses homens do Antigo Testamento falavam aquilo que Deus lhes ordenava que falassem, pois Ele colocava as suas palavras em seus lábios (Dt 18.18; 2Sm 23.2; Is 59.21; cf Dt 4.2). Terceiro, ela tem autoridade divina, declarada pelo próprio Jesus (Mt 5.17,18; 15.3-6). Portanto é inconcebível afirmar que a Palavra de Deus possua erros ou qualquer tipo de dúvida provocado por homens e mulheres que querem tornar indignas as Escrituras.

  • Ótimo comentário do autor use-o na íntegra.


2.3. A BÍBLIA É A ÚNICA AUTORIDADE EM QUESTÃO DE FÉ E PRÁTICA

No Novo Testamento, estão registradas várias afirmações sobre a inerrância das Escrituras, mencionando a fidedignidade de todas as suas partes. O Apóstolo Paulo em Atos 24.14, diz que serve a Deus, “acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas”. Jesus afirma em Lucas 24.25, que os discípulos são “néscios”, porque são “tardios de coração para crer tudo o que os profetas disseram”. Na carta de Paulo aos Romanos 15.4, diz que “tudo quanto, outrora, foi escrito” no Velho Testamento, “para nosso ensino foi escrito”. Não menos importante em I Coríntios 10.11, Paulo menciona detalhes históricos secundários do Velho Testamento e diz que aquilo ocorreu para o nosso ensino.

  • Nunca despreze o Velho Testamento, há quem o considera coisas do passado que não tem mais importância depois do advento do Novo Testamento. Isto é um grande erro.
  • A Bíblia é tudo o que precisamos para nossa vida de fé, não é necessário nenhum outro livro adicional. Existem vários autores que eu poderia citar que escreveram livros para “completarem” a Bíblia sagrada, infelizmente são muitos os que seguem estas heresias.


3. A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS

A palavra de Deus é necessária para que a humanidade possa conhecer o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Também porque somente a Bíblia pode sustentar a fé espiritual dos cristãos. Ela revela, como fonte segura e com clareza, a vontade soberana de Deus. Ainda que Ela não seja necessária para dizer que Deus existe, é fundamental para que a igreja esteja protegida de toda sorte de ensino que tente adulterar os ensinos de Jesus Cristo.

  • Uma série de teorias e escritos surgiram para contrapor ou acrescentar à Bíblia sagrada.
  • Alguém disse que Jesus não morreu, casou-se com Maria Madalena e fugiu para a Índia (Código da Vinci);
  • Outro, que Jesus na verdade é um E.T (Extraterrestre) que viveu nesta terra e partiu em sua nave espacial;
  • Outros marcaram o dia da volta de Cristo, disseram que são a ressurreição de Jesus (Inri Cristo) dentre muitas outras heresias;
  • A Bíblia foi deixada justamente para isto, fortalecer nossa fé e nos livrar das heresias que existiram e sempre existirão.


3.1. PARA CONHECER O EVANGELHO

Só o evangelho pode transmitir a mensagem que salvará a humanidade (Rm 10.13-17). A fé que salva vem pelo ouvir e o ouvir a pregação de Cristo. Conclui-se, então, que se não ouvir a pregação do evangelho as pessoas não conhecerão o plano de salvação para ela. O Apóstolo Pedro, no julgamento do Sinédrio, disse: “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). É evidente que essa salvação, que vem por meio de Jesus Cristo, é fruto de sua morte na cruz, pois ele foi o único que morreu pelos nossos pecados (lTm 2.5-6).

  • De Gênesis a Apocalipse a Bíblia aponta para Jesus e a Sua grande salvação. Sem a Bíblia, esta comunicação poderia ser deturpada ao longo dos anos e não chegaria corretamente até nós.
  • Agora é importante deixar claro que a Bíblia foi deixada para que nós a manipulássemos , estudássemos e a ensinássemos. Somos nós os responsáveis por divulgar, pregar e anunciar a mensagem da salvação.
  • Outro ponto importante, a Bíblia afirma e reafirma que somente Jesus tem poder para salvar, não há outro nem no céu, nem na terra ou debaixo da terra capaz de salvar. Não há santo, guru, entidade, alienígena ou mesmo homem que possa salvar nossa alma.


3.2. PARA SUSTENTAR A FÉ ESPIRITUAL

A Palavra de Deus é necessária para sustento da vida espiritual e para o crescimento da vida cristã. Não há possibilidade de continuar na jornada cristã sem manuseio constante das Escrituras. Jesus disse “não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Ou seja, somente através da porção diária das Escrituras é que haverá possibilidade de uma fé espiritual verdadeira. Negligenciar a leitura regular da Palavra é tão prejudicial à saúde da nossa alma quanto à saúde do nosso corpo negligenciar o alimento físico.

  • A Bíblia não foi escrita para ser lida e sim meditada. Existe uma grande diferença nisto, ler as vezes não passa de algo mecânico, meditar é mergulhar nas verdades bíblicas, é abrir o entendimento para a revelação de Deus, é permitir que o Espírito Santo nos esclareça a Sua vontade.
  • Muitos gostam de ler livros evangélicos, isto é bom, mas não substitui a leitura da Bíblia. Ler a Bíblia é beber da fonte onde brota uma água pura, cristalina e sem mistura.
  • Devemos entender que a Bíblia é nosso alimento espiritual, da mesma forma que ficamos fracos fisicamente se não almoçarmos por exemplo, ficaremos fracos espiritualmente se não nos alimentarmos da palavra de Deus diariamente.
  • A falta de alimentação além de fraqueza física traz fraqueza espiritual, falta de discernimento, falta de raciocínio e pouca reação (diminuição nos reflexos). Espiritualmente não é diferente, o crente que não lê a Bíblia é fraco espiritualmente, não raciocina com a mente de Cristo, e não reage a temo às ciladas do Diabo.


3.3. PARA CONHECER A VONTADE DEUS

Todos concordam que as pessoas nascidas nesse mundo têm algum conhecimento da vontade de Deus na sua consciência. É um conhecimento instintivo, que não nos dá convicção do que de fato é verdadeiro. Por isso a Palavra Escrita de Deus é fundamental para alcançar a certeza da perfeita vontade do Senhor. Nesse mundo caído em que as impressões do pecado são cada vez mais fortes, causando distorção na percepção do que é certo ou errado, introduzindo raciocínios falhos nos nossos processos mentais e nos fazendo suprimir de tempo em tempo o testemunho de nossa consciência, é necessário as Escrituras (Rm 2.14-15; lCo 8.10; Hb 5.14; 10.22; lTm 4.2; Tt 1.15).

  • Consciência: Temos em nosso ser, em nossa alma, a impressão do certo e do errado, o senso da existência de Deus ainda que nunca tenhamos ouvido falar Dele. É importante lembrar que até a natureza proclama a glória de Deus;
  • A palavra escrita é necessária para que as pessoas tenham completa consciência de quem é este Deus que a nossa consciência já conhece; Quando dizemos palavra escrita, nos referimos exclusivamente à Bíblia sagrada. Antes da Bíblia a palavra era falada por meio dos profetas que as anunciava ao povo;
  • Percepção do certo e errado: Temos que ter cuidado com isto, a igreja tem aceitado cada vez mais o mundanismo na igreja e aceitado como certo o que antes era errado. A palavra de Deus não muda.


CONCLUSÃO

Tendo estudado sobre o tema as Escrituras como Palavra de Deus, todos nós estamos mais preparados para seguir nossa jornada dele rumo ao alvo que é Cristo. Não podemos esquecer que, somente através do estudo sistemático da Bíblia Sagrada, é que conseguiremos ter uma fé mais forte diante das grandes dificuldades que essa vida nos proporciona. Que possamos amar a Bíblia a semelhança do salmista que disse: “Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite” (SI 1.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário