sexta-feira, 15 de março de 2013

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO E AS LIÇÕES PARA A IGREJA ATUAL



LIÇÃO 11 – 17 de Março de 2013

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO E AS LIÇÕES PARA A IGREJA ATUAL

TEXTO AUREO

“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado”. Rm 11.22

VERDADE APLICADA

Quando compreendemos a misericórdia de Deus na restauração dos que se afastaram Dele, alegramo-nos com o seu retorno.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Destacar a misericórdia de Deus;
  • Mostrar a insensatez do filho pródigo;
  • Apelar para a vigilância quanto os nossos sentimentos, evitando um comportamento ciumento e excludente na casa do Senhor.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

Lc 15.1 - E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
Lc 15.2 - E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
Lc 15.11 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos.
Lc 15.12 - E o mais moço novo deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Lc 15.13 - E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.

INTRODUÇÃO

Nem todos os judeus aceitaram Jesus como Messias, todavia isso não fez com que Ele parasse a sua missão. O seu caráter não foi afetado, apesar de toda oposição da religiosidade de homens maus. Apesar de toda a pressão, continuou em direção ao triunfo da ressurreição, sem intimidar-se com a turba que o oprimia, tentando desviar de sua gloriosa missão. E, na rejeição de seu povo (Jo 1.11,12), foi buscado pelos que não perguntavam por ele, foi achado por aqueles que nunca o buscaram, pessoas que não conheciam o seu nome, receberam a oportunidade de serem recebido por Ele (Is 65.1).

É extremamente aconselhável que toda a história do filho pródigo seja lida, para que os alunos se atentem na narrativa e consigam retirar as importantes lições que aprendemos.
Grande parte dos judeus não aceitou a Jesus como o Messias, porém a vontade dEle era que todos se salvassem. Comente o que esta escrito em Lc 13.34: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?

1. CARACTERÍSTICAS DE DEUS PAI
Para tornar a sua denúncia efetiva contra os judeus, Jesus conta três parábolas, aqui nos ateremos a do filho pródigo. A discriminação contra os seguidores de Jesus tinha, como raiz, a inveja da liderança religiosa que o via como alguém que estava tomando para si, uma grande fatia do bolo social judaico da religiosidade dominante, inclusive penetrando nas camadas da alta sociedade desprezadas e taxadas maldosamente como “publicanos e pecadores”. A fim de combater aquele mal, Jesus evoca a figura de um pai magnânimo, ilustrando a pessoa do Pai celestial, como veremos a seguir.

1.1. A LIBERALIDADE DE DEUS
Aquele pai é rico fazendeiro, tem muitos trabalhadores a seu dispor, paga bem aos seus funcionários e tem dois filhos. Quando o filho mais moço pede sua herança, fere-lhe a alma, mas liberalmente ele concede. Não era ético um pedido daquele, além do mais, o pai estava vivo. E depois disso, o filho sai pelo mundo extraviando a sua herança. Mas o pai espera que ele volte, ao retornar, o recebe e faz festa. O mais velho, austero, responsável, legalista e intolerante reclama, mas o pai esclarece sua posição e tenta convencê-lo a participar de sua alegria agora. A generosidade de Deus se desabrocha em liberalidade, Ele quer que estejamos em sua casa por amor. De tudo, ele nos dá e não gostaria jamais que esbanjássemos nada, todavia se quisermos partir, teremos a nossa própria “grande experiência”, para nos provar que junto a ele é sempre melhor (Lc 15.16,17).

O que significa pedir a herança? Significa querer gozar dos prazeres deste mundo ao invés de aproveitar o que esta reservado no céu. Significa literalmente desviar, sair da igreja. Temos em Cristo uma herança que será desfrutada no céu, se quisermos desfrutar agora, abriremos mão do nosso tesouro celestial;
Porque Deus dá liberalmente mesmo a Seu contra gosto? Por que não é pela força que Deus nos quer nos Seus caminhos, mas por amor a Ele. Quando alguém decide abandonar a Deus, o faz conscientemente. Quem escraviza é o diabo, Deus nos dá liberdade e livre arbítrio, inclusive para servi-lo ou não;
Interessante observar que tanto o filho que partiu quanto o que ficou (na igreja) não agradou ao Pai. Ambos necessitavam de conversão! Um por abandonar os caminhos do Senhor, outro por não se alegrar com a volta e restauração daquele que se havia perdido;

1.2. O PERDÃO DE DEUS
Deus nos é revelado no perdão de pai, ilustrada na parábola em que o filho mais moço não conhecia bem, mas o pai lhe estava a esperar para esse fim (Lc 15.2). Quando o filho chega, ele o recebe calorosamente, trata dele e decreta feriado na fazenda e faz um grande festejo com música, danças e muita carne por conta da casa. Todo mundo fica feliz, menos um, o filho mais velho quando sabe o que está acontecendo na fazenda (Lc 15.25-28). Os publicanos e pecadores arrependidos de todos os tempos que recebem Jesus experimentam o perdão do Pai celestial, a alegria da salvação e a restauração da humanidade verdadeira (Gn 1.26).

O filho mais moço achou que para ele não haveria perdão, ou se houvesse, ele teria um tratamento bem inferior ao de quando saiu. Deus revela em Jesus Cristo o Seu perdão quando aceita todo aquele que caiu pelo caminho de volta com honras e festas;
O filho mais velho representa muitos crentes em nossas igrejas, irmãos e irmãs que não toleram ver um desviado se arrependendo e retomando sua posição na igreja. Quantas vezes ouvimos frases como: “Este ai estava lá no mundo, reconciliou e agora já esta com cargo na igreja”. Aprendamos com a parábola do filho pródigo.

1.3. A COMPREENSÃO DE DEUS

O pai foi compreensivo com ambos os filhos: com o que saiu perdoando, pois entendeu que aquilo fez parte do aprendizado para toda a vida. E foi compreensivo com o que ficou, apesar de austero e intolerante. Porém, não deixou de fazer nada por causa da queixa do mais velho. Deus jamais porá seus planos de lado por causa da insatisfação de alguém, os festejos não serão abortados por causa da incompreensão de alguns (Is 43.13). Devemos meditar nas obras de Deus e nos alegrar com o que Ele se alegra, e não morrer de ciúmes como crianças mimadas com medo de perder o espaço na sua casa. Se a metade dos pródigos desse mundo retornarem, teremos muitos problemas com aqueles que acham que estão perdendo espaço.

Compreensão foi a tônica deste dialogo do pai com o filho que ficou em casa. Ele o perdoou, foi paciente com ele e o reconciliou com seu irmão. Não é desejo de Deus que seus filhos vivam em desunião;
O filho que ficou se queixou rispidamente com o pai, porém este não deixou de festejar a volta do filho. Meus queridos, quantas vezes estamos alegres e alguém reclama se põe contra nosso desejo e tenta acabar a com festa? Não permita que pessoas negativas acabem com Sua alegria, olhe sempre pra Jesus;
O comentador fala de ciúmes de alguns crentes que temem perder posição na igreja quando um desviado retorna. Eu penso que, como diz o hino 93: “Há trabalho pronto para ti cristão Que demanda toda a tua devoção”. Trabalho tem e muito os trabalhadores que são poucos. Neste caso, se os de casa não trabalharem, Deus trará trabalhadores de fora.


2. A INSENSATEZ DO FILHO PRÓDIGO
O Senhor Jesus denunciou dois comportamentos que demonstraram falta de temperança. O filho mais novo que pediu a herança e a consumiu inutilmente, e do filho mais velho que permaneceu em casa, mas agiu intolerantemente, não demonstrou afeto, pois tinha uma imagem do Pai - até ali equivocada - de intolerância também. Jesus quer nos fazer perceber que ambos os filhos estavam sob aprendizado: Deus estava corrigindo o mundanismo do que saiu e o legalismo do que ficou.

Interessante a descrição feita pelo comentador sobre os dois irmãos (tipos de crentes que temos na igreja).Um era mundano, o outro legalista. Ambos desagradam a Deus.
O irmão mundano é como diz aquele louvor do Elizeu Gomes: “Você conhece o crente girafa? corpo na igreja e a cabeça lá fora”. Infelizmente há muitos assim, são os que veem a igreja como um grande clube social, lugar de encontrar amigos e colocar o papo em dia, quase sem nenhum esforço estes irmãos são convencidos a partir em uma jornada triste pelo mundo e seus pecados;
O irmão legalista é aquele que se baseia unicamente em leis e costumes, chega ao ponto de afirmar que só sua igreja vai para o céu, pois a igreja do vizinho tem costumes diferentes. Não aceitam que uma pessoa que caia, volte a ocupar sua posição na igreja, prefere antes a condenação (lei) do que o perdão.

2.1. A LOUCURA DO FILHO PRÓDIGO
Ninguém sai de casa sem antes pensar longamente no que está fazendo. O governo brasileiro, através de pesquisas; descobriu que grande parte de crianças e de adultos desaparecidos são de pessoas que deliberadamente deixam as suas famílias. Muitos desenvolvem mentalmente a possibilidade dessa realização por mágoas, brigas e também aventuras. O filho mais jovem do fazendeiro, influenciado pelas histórias das belezas “de uma terra distante”, lançou-se numa aventura quase sem retorno. Quando dissipou seus bens, perdeu seus amigos, passou necessidade e humilhação de tornar-se um porqueiro (algo abominável ao judeu e que nunca imaginara fazer) percebeu o quanto caiu. Há muitos na casa do Pai cheios de fantasia com um mundo distante, outros hoje querem ficar na fazenda (igreja), mas gozar dos seus bens e trazer todas as abominações para dentro dela.

Este filho pensou muito no mundo ao ponto do mundo lhe encher ao coração. Como nos enchemos do mundo? A resposta é pelos olhos! O que os nossos olhos estão vendo? Por onde nossa mente anda passeando? O que estamos deixando subir aos nossos corações?
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Mateus 6:22.
Comente que o porco é considerado até hoje animal imundo para os judeus, o filho pródigo em seu desespero por comida chegou a trabalhar alimentando porcos. A fome era tanta que ele desejou comer as bolotas que eram dadas aos porcos. Observe que ele DESEJOU, mas não comeu!
Interessante refletir sobre o que disse o comentador: Muitos não têm coragem de deixar a igreja (seja por tradição, comodismo, medo de ser mal falado ou magoar alguém), mas querem e lutam para que os prazeres do mundo venham para dentro da igreja. São pessoas que nas rodinhas falam mal dos costumes adotados, dogmas e doutrinas seguidas sempre dizendo que tinha que liberar isto ou aquilo... Você conhece alguém assim?

2.2. A HUMILHAÇÃO DO FILHO PRÓDIGO
Ele só pensava em desfrutar sua vida de forma licenciosa, dissipando seus bens e longe de casa (Lc 15.13). A princípio, em sua loucura, pensava ele... Isso que é vida! Comida e bebida farta, mulheres e vários amigos, do que preciso mais? Todavia, a falta de dinheiro, a humilhação e a dor foram os agentes que fizeram aquele pródigo refletir a condição miserável daquele momento (Pv 27.8). Em sua mente era difícil o retorno, mas o seu interior lhe dizia que seu terno pai o receberia, nem ao menos como um trabalhador. E assim se dispôs e foi. É necessário reconhecer a própria condição e se humilhar para poder ser restaurado (Lc 18.14; Pv 11.2; 29.23).

Interessante que quando alguém sai da igreja, perde o juízo e em muitos casos se torna pior do que aqueles que nunca aceitaram a Cristo. Porque isto acontece? Por 3 motivos: 1) Ele perde a mente de Cristo e consequentemente o discernimento do certo e errado; 2) Ele perde o Espírito Santo que nos dá também discernimento, encorajamento contra o pecado e conforto nos momentos de angústia; 3) A Bíblia fala que uma casa vazia atrai mais demônios tornando-a pior do que antes.
“E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má”. Mateus 12:43-45.
Humilhação: Palavrinha difícil de engolir esta não é mesmo? Mas não há outro caminho para o retorno a Cristo a não ser pelas asas da humilhação.

2.3. A RECEPÇÃO CALOROSA DO PAI
De volta para casa, o pai estava a sua espera e corre ao seu encontro. Arrependido, ele reconhece seus erros e quer ser admitido como um funcionário, mas o seu pai lhe surpreende com um tratamento “vip”. Declara feriado na fazenda e promove uma festança. Ilustrando assim a boa vontade divina com os pecadores (Mt 9.10-13). Mostrava o Senhor que os excluídos da religiosidade, marcados socialmente e taxados de pecadores, que se voltam para Deus, entram no Reino precedendo assim os líderes religiosos, (Mt 21.31-32). O homem não conciliado com Deus sente uma guerra interior, ele sente a falta de paz interior, até o momento da sua reconciliação com Ele através de Cristo Jesus. O Espírito Santo testemunha o perdão, a filiação divina e também dá garantia de vida eterna (Tt 3.5; Ef 1.13; 4.30).

A postura do pai, em pé, na varanda, olhando atentamente para ver se o filho aponta lá no fim da estrada me vem a mente neste instante. Imagine a alegria, a emoção do pai ao ver o filho apontando e retornando ao lar.
Esta é a postura de Deus, Ele aguarda ansioso o retorno do filho. Não devemos temer o retorno, antes confiar que Deus esta a nossa espera.


3. PARADIGMAS DO FILHO MAIS VELHO
Quando Jesus fala do filho mais velho, está tratando diretamente com os judeus críticos em geral, e mais especificamente com os seus críticos escribas e fariseus (Lc 15.1). Eles ilustravam o filho mais velho que não entrou na festa de comemoração do retorno de seu irmão. Na verdade, essa liderança não aceitava esse comportamento inclusivo de Jesus, porque gostava do conservar costumes antigos, como por exemplo a exclusão dos que não eram judeus, e ainda procurava impedir que os outros entrassem . Com muita sabedoria Jesus estava chamando-os de estúpidos e grosseiros.

Judeus legalistas podem ser substituídos por crentes legalistas que estão arraigados em tradições e costumes e agem sem piedade com aqueles que caem. Formam grupos dentro da igreja e consideram-se superiores espiritualmente aos demais, principalmente em relação àqueles que um dia caíram. É importante observar que este tipo de crente exclui outros, esta atitude não agrada a Deus.

3.1. A VISÃO DA VIDA DO FILHO MAIS VELHO
Há muitos que têm conceitos errados sobre Deus e sua graça e procuram se opor ao trabalho do Reino. Na verdade, Deus está querendo dar uma nova configuração através da manifestação da sua graça e poder, mas “o filho mais velho” não desfruta do que tem, porque quer permanecer no vinho velho de paradigmas antigos que perderam o efeito. Outros imaginam por que “há tantos anos” servem a Deus sem transgredir, estão sendo injustiçados, porque os mais novos em algum momento foram pródigos e agora tem um banquete preparado. Sem contar os que usam a prodigalidade de antigos pecados de alguns para mostrar que eles, na verdade são mais dignos, porque dizem, “nunca transgredi o teu mandamento” (Lc 15.29; Mt 23.23-27).

Conceitos errados sobre Deus: Será que a igreja não é responsável por passar estes conceitos errados? Quando vemos pastores na mídia e na política dando declarações polêmicas, envolvidos em escândalos e principalmente fazendo campanhas financeiras incompatíveis com os propósitos divinos, vemos ao mesmo tempo propagar o ódio aos crentes e a igreja de Cristo.
Deus quer que os que reconciliaram gozem dos seus direitos de filhos, mas também quer que os que nunca se afastaram da igreja gozem também dos mesmos direitos. Muitos crentes antigos estão tão presos nos costumes e ritos por eles criados que não conseguem desfrutar das bênçãos que Deus tem para o presente momento.
A parábola do filho pródigo deixa claro que o mesmo direito do crente antigo, tem o crente novo, a salvação do ladrão da cruz é a mesma daquele que ficou a vida inteira na igreja.

3.2. RECUSOU PARTICIPAR DOS FESTEJOS
Festejos para uns e indignação para outros, o texto diz que “ele se indignou e não queria entrar” e o pai foi tão humilde que tentou conciliar a situação conversando com o filho mais velho. Mas não adiantou, o mais velho permaneceu irredutível. Devemos entender que Deus tem as suas maneiras de agir, e Ele sabe como fazer (Is 55.8.). Coberto de ciúmes em sua atitude, estava demonstrando que o Pai não sabia o que estava fazendo. Note aqui um precioso princípio: As pessoas são mais importantes do que coisas, elas tem valor por mais que tenham descido no pecado, são preciosas almas.

Interessante observar que tem muitos crentes com esta mesma atitude, não querem entrar na festa, não querem participar da alegria daquele que estava morto e reviveu, não aceitam estar na festa da vitória sobre o pecado do filho pródigo, tudo por um ciúme infantil e descabido.

3.3. A DUREZA DE CORAÇÃO DO FILHO MAIS VELHO
Apesar do apelo do pai, entendem os que ele não entrou nos festejos do irmão, porque os judeus continuaram endurecidos e fazendo oposição ao evangelho, basta observar o trabalho missionário de Paulo que constataremos isso. Para alguns, mais valem os seus pontos de vista, sua fidelidade e política interesseira do que a alma desse “teu irmão”. É uma lástima isso! Mas para o Pai, ele tem valor, porque estava morto “nos delitos e pecados”, mas reviveu em Cristo, estava perdido, mas foi achado. Mesmo que alguém, coisifique, despreze e não queira festejar. O crescimento do Reino vai continuar.

Os judeus como foi dito, continuaram com o coração endurecido e não aceitam as mudanças nas tradições. Infelizmente temos na igreja pessoas que se assemelham a estes judeus, preferem manter as tradições e costumes a aceitar um irmão que caiu. Devemos valorizar as almas, isto não significa abrir mão das doutrinas, mas o amor deve vir sempre em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário