quinta-feira, 28 de março de 2013

A Urgência de Um Avivamento Genuíno


Lição 13 - 31 de Março de 2013 

TEXTO ÁUREO

Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 
Habacuque 3:2

VERDADE APLICADA

Avivamento não é desprezo pelo conhecimento e nem alienação social, por isso precisamos crescer em graça e conhecimento das Escrituras. 


OBJETIVOS DA LIÇÃO


  • Definir e apresentar características gerais de um verdadeiro avivamento;
  • Mostrar como podemos alcançar o genuíno avivamento;
  • Manter os cuidados que se deve ter em meio ao avivamento.


TEXTOS DE REFERÊNCIA


  • Jr 29.11 - Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
  • Jr 29.12 - Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
  • Jr 29.13 - E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
  • Jr 29.14 - E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.




INTRODUÇÃO

O nosso tema em apreço não visa atacar ninguém. É nosso propósito definir, demonstrar como se expressa o avivamento e alguns cuidados principais que se devem ter com ele. Esse cuidado é para todos aqueles que estão envolvidos nesse fenômeno religioso quanto aos excessos que se deve evitar. Aproveitemos esse momento, pois o assunto é muito interessante em si.


  • Caros professores e alunos, primeiramente entenda que o mais importante neste momento é entender o que realmente é avivamento. Há uma ideia errada, principalmente entre nós pentecostais de que avivamento é igreja que "pega fogo", muita língua estranha etc e tal. Sabemos que tudo isto é importante e necessário mas isto não é avivamento.
  • Veremos a seguir o que realmente é ser avivado no meio dos anos.


1. BASES DE UM AVIVAMENTO GENUÍNO

Antes de falar das características gerais de um avivamento, vejamos o que ele é. Avivamento é o ato ou efeito de avivar, trazer vida, produzir ânimo. Quer dizer, buscar e receber vida espiritual em Deus; ter o ânimo renovado por meio da ação do Espírito Santo e da busca pessoal. Seja buscando ou recebendo o avivamento consiste numa concentração especial da presença de Deus (At 2.1-4).


  • Como foi dito na revista, avivamento significa trazer a vida de volta, ou seja, parar a morte.
  • Observe que o versículo usado como referência fala sobre avivar sua obra, então avivamento verdadeiro é aquele que influencia a obra de Deus.
  • Qual o sinal de que a obra esta avivada? Quando os membros da igreja tem real interesse em fazer a obra de Deus, isto é, os crentes tornam-se empolgados, dispostos e contentes em trabalhar na obra. O pastor não tem dificuldade para conseguir professores da EBD, obreiros, voluntários, evangelizadores... Todos estão prontos a trabalhar.


1.1. AS ESCRITURAS SAGRADAS

O avivamento espiritual genuíno deve ter plena harmonia com as Escrituras, jamais ser contrário a elas. Em verdade, o avivamento deve proceder sempre das promessas de Deus e da meditação continuada da sua Palavra. Quando ele chega, há um apego maior à leitura bíblica, à meditação, à prática e à sua divulgação. O Espírito Santo sempre agirá em consonância com a sua Palavra, aliás, nesse momento em que há uma concentração especial de sua presença, determinados aspectos da Escritura ganham uma vida especial. Avivamento sem Bíblia é como um povo sem história, sem lei e sem poesia, apenas um fenômeno religioso.


  • As escrituras dizem que o povo de Deus peca pois não conhecem Sua palavra. Baseado nisto é impossível um avivamento genuíno sem conhecimento da palavra.
  • Avivamento sem palavra não é avivamento, pode ser emocionalismo, obras da carne ou coisas do tipo.
  • Não tenho medo em afirmar que o verdadeiro avivamento começa nos cultos de ensino e na EBD, o povo que passa por um avivamento é tocado a orar mais e a ler mais a Bíblia. É esta leitura que transforma a realidade de uma igreja;
  • Cuidado para não confundir momentos de êxtase espiritual como em congressos em que muitos vão assistir cantores e pregadores famosos com avivamento genuíno.
  • O verdadeiro avivamento não age momentaneamente, mas permite um agir profundo do Espírito Santo de Deus que causa transformação efetiva e permanente na vida dos santos.



1.2. O AGIR DO ESPÍRITO SANTO

Num ambiente de avivamento, o Espírito Santo conduz as pessoas ao arrependimento de seus pecados. Certas coisas consideradas socialmente banais são abandonadas, visando manter uma comunhão profunda com Ele, mantendo uma vida de santificação constante. A devoção se torna algo vivo evidenciado pelo fervor, pela oração, pelos louvores, enfim tudo é cheio de vida naturalmente e não uma obrigação tradicional e religiosa, pois ganharam um novo valor. Sua presença é tão real que é quase tangível com as mãos, assim quebrantamentos são comuns. A libertação de pessoas oprimidas, às vezes, acontecem muitas curas e milagres, muitas reconciliações, mudanças sociais e a pregação ganha um novo valor (At 8.1-40).


  • A atuação real do Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, isto cumina em uma transformação real começando pelo arrependimento dos pecados e renúncia das velhas coisas;
  • Quando o comentador diz que coisas banais são deixadas para trás, ele refere-se a coisas triviais que consideramos normais mas que em nada edifica (Tudo me é lícito mas nem tudo me convém). Poderíamos citar certos programas de TV, jogos, conversas infrutíferas, internet (rede sociais) dentre outras coisas;
  • Uma igreja avivada tem prazer em adorar ao Senhor e esta adoração é espontânea e não forçada. Não há a necessidade da equipe de louvor insistir para que os membros adorem a Deus, fiquem em pé...
  • O pastor não precisa se angustiar quanto aos cultos de ensino, EBD e oração pois os avivados fazem questão de frequentar estes cultos.
  • Em meio a tudo isto, curas ocorrem, muitos são libertos, problemas são resolvidos.



1.3.BUSCA E ORGANIZAÇÃO HUMANAS

Um avivamento espiritual não acontece por acaso, sempre será resultado de uma busca. Essa busca faz parte da necessidade que se tem de ter vida espiritual renovada, dessa maneira alguém começa uma busca intensa por Deus, como o salmista que disse, “como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus (Sl 42.1). “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13). Trata-se de uma busca com intensidade de coração e de atitudes. Pois há coisas que imprescindivelmente precisam ser feitas pelo crente e que estão reveladas: humilhar-se, orar, buscar intensamente, converter-se dos maus caminhos. Aí, então, Deus se deixa achar (Dt 4.29; 2Cr 7.14; Jr 29.14). No aspecto coletivo, Paulo orienta que se tenha ordem no sentido de organização, e decência, a fim de evitar alguma coisa que traga vergonha. Para isso ele dedica todo o texto de I Coríntios 14.


  • Resultado de uma busca: Não há como receber um avivamento sem uma busca sincera de renovação.
  • Entenda que não é uma busca por milagres, por bênçãos, por vitórias ou algo do tipo, estas coisas são importantes porém o avivamento vem de quebrantamento, vem da busca sincera por uma transformação, vem da humilhação aos pés do Senhor e sincera vontade de mudar e voltar ao primeiro amor.
  • No aspecto coletivo, isto é, na atitude congregacional, de toda a igreja, é necessário ordem e decência conforme ICo 14 (é imprescindível ler este texto). Hoje muitas igrejas pensam que avivamento é a manifestação dos crentes na hora do culto, manifestação esta que as vezes confundem e assustam os visitantes e que causam desordem na liturgia do culto.

2. EXPRESSÕES DE UM VERDADEIRO AVIVAMENTO

Não raro temos concepções erradas acerca de um avivamento verdadeiro, atribuímos nossos conceitos à luz daquilo que ouvimos ou de nossa experiência e esquecemo-nos de que avivamento é a vida plena de Jesus Cristo em nós demonstrada por meio de frutos e graça Deus, como veremos a seguir.


  • A Bíblia é um livro qualquer se não for interpretada pelo Espírito Santo. Este é um problema muito comum, crentes que estão lendo a Bíblia como um livro e não meditando nela como a palavra de Deus.
  • Quando apenas lemos, criamos nossos conceitos que são caminhos mais fáceis para o homem em detrimento da palavra imutável de Deus e Seus conceitos eternos.


2.1. EXPRESSÃO DE RENOVO ESPIRITUAL

Sabemos que tudo o que possui grande valor sofre o plágio da alma humana. Certos cultos movimentados, acompanhados de barulhos, certo emocionalismo e inteiração presente, etc., podem evidenciar um avivamento ou não. As evidências posteriores à reunião confirmarão isso, por exemplo, se tal movimento é sucedido por sentimento de vazio, falta de caráter transformado e ausência contínua de conversões, os indícios são de irmãos animosos, mas não avivados. Por outro lado é claro que o avivamento se expressa por meio de poder espiritual. Não podemos dizer que estamos em avivamento, se não há presente em nossas vidas e reuniões o poder do Espírito Santo conforme prometido (Lc 24.49). Esse poder é demonstrado através de uma nova dinâmica espiritual, conforme vemos na igreja primitiva, ousadia na pregação, unção e graça abundante, manifestação dos dons, curas e milagres, e conversão de almas. Eis aí as diferenças demonstradas, cujo ponto fundamental são os resultados, eles são prova de renovo espiritual verdadeiro.


  • Plágio da alma humana pode ser definida como imitação (plágio) daquilo que é puro e valoroso. Em outras palavras, muitos crentes tentam imitar os frutos do espírito e dons espirituais sem viver aquilo realmente. É algo grave e que apenas traz engano aos que vivem esta falsa experiência.
  • "Certos cultos movimentados, acompanhados de barulhos, certo emocionalismo e inteiração presente, etc., podem evidenciar um avivamento ou não". Aqui esta um grande perigo, nem sempre onde há barulho há um avivamento verdadeiro. Como foi dito, as experiências posteriores, as atitudes dos crentes no dia após o congresso, após o movimento, é que vai evidenciar se começou de fato um avivamento.
  • Avivamento traz alegria no culto e transformação no lar, nos relacionamentos, na honestidade nos negócios, no temperamento...
  • Como foi dito pelo comentador, há que se ter poder do Espírito Santo em um culto avivado, isto é importante e necessário, porém junto com o poder, há pregação eficaz, curas, milagres, conversão e transformação de vida.


2.2. DEMONSTRAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO

No item acima, falamos de modo sucinto da expressão de um avivamento num ambiente coletivo, mas agora trataremos de forma mais pessoal, posto que a igreja é formada por indivíduos que se agregam. Um avivamento do Espírito Santo é demonstrado por uma transformação de caráter. Todos aqueles que experimentaram ter um encontro genuíno com Deus foram transformados, Jacó, quando lutou com o anjo, disse, “tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Gn 32.30); Isaías quando viu Deus assentado num alto e sublime trono, disse: “ai de mim, que vou perecendo!... Meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6.5); dali em diante Isaías deixou de falar o que não devia. Reuniões de avivamento onde se há muito barulho, línguas estranhas, mas quando acabam há discórdias, brigas, xingamentos e falta ânimo para evangelizar, é um contrassenso, depõe contra o verdadeiro avivamento e o próprio cristianismo.


  • Podemos resumir este tópico na última frase: "Reuniões de avivamento onde se há muito barulho, línguas estranhas, mas quando acabam há discórdias, brigas, xingamentos e falta ânimo para evangelizar, é um contrassenso, depõe contra o verdadeiro avivamento e o próprio cristianismo."
  • Avivamento transforma o caráter, muda o linguajar, cessam os palavrões, a ira que vem cedo agora tarda em aparecer...

2.3. TESTEMUNHO COM GRAÇA RENOVADA
                  
A igreja que passa por um avivamento se torna muito ativa na pregação, no evangelismo, no discipulado e missões. Todos com um amor renovado querem contribuir não apenas financeiramente, mas querem participar da multiplicação dos fiéis. Lembremos que a igreja de Jerusalém tinha graça para com a sociedade (At 2.42-47), não antipatia, o mesmo exemplo deve ser seguido por nós.


  • Como já foi dito, quando há um avivamento verdadeiro, temos uma reação unânime entre os crentes, todos querem contribuir e não estamos falando de contribuição financeira apenas, estamos falando de serviço, de desejo de trabalhar na obra, de participar do quadro de cooperadores, professores da EBD, evangelizadores...

3. CUIDADOS PRINCIPAIS QUANTO O AVIVAMENTO

O avivamento deve ser preservado, mas o excesso de zelo pode acabar por extinguir o agir do Espírito, quer dizer, ter um efeito contrário. Por exemplo, alguns líderes tem tanto medo de que as manifestações não sejam do Espírito de Deus que acabam por extingui-lo. Outros ficam tão preocupados em perder as rédeas do culto, por causa das manifestações espirituais que desestimulam os irmãos e entristecem o Espírito Santo. Devemos ter cuidados sim é o que abordamos aqui, mas, sobretudo, este é um trabalho de fé, Aquele que começou o avivamento com o passar dos dias o aperfeiçoará.


  • Excesso de zelo seria o mesmo que um cuidado excessivo para que algo que não seja manifestação de Deus (isto é, manifestação da carne) não aconteça na hora do culto.
  • O problema é que este excesso as vezes esfria o culto porque interfere também na atuação verdadeira do Espírito Santo de Deus entristecendo-o;
  • Como equilibrar isto? A única forma é agir com fé e pedir a Deus discernimento espiritual para saber o que é de Deus e o que não é.

3.1. ÊNFASE EXAGERADA AO ESPÍRITO SANTO

Devemos cuidar para que não seja por nossas atitudes ou conceitos doutrinários errôneos que venhamos dar ênfase exagerada a pessoa do Espírito Santo. E isso se manifesta de muitas maneiras, por exemplo, alguns dizem: “aqui o Espírito é superior a qualquer um, Ele é maior que a Palavra e é Ele quem manda”. Isso não é verdade, a Palavra foi inspirada por Ele, ela é o meio de julgarmos de onde procede uma manifestação tida como espiritual, se dele, do espírito humano ou do maligno infiltrado. Na verdade, todo avivamento traz consigo seus exageros que devem ser administrados com sabedoria e temor a Deus. Há lugares que dão ênfase exagerada à busca de visões, a revelações, nada fazem senão abrirem a Bíblia em algum lugar. Sejamos sábios irmãos, mesmo que Deus tenha começado um avivamento, quando se inicia essas coisas, elas são indícios da sua ausência ativa. Deus não opera contra si mesmo, pois não é de confusão.


  • Aqui temos um problema sério que particularmente já ouvi muitas vezes. "O pastor me deu a oportunidade para dar uma palavra de 5 minutos mas o Espírito Santo me mandou falar meia hora". Se pensarmos que o pastor dirige o culto pelo Espírito Santo, como pode ele dar uma oportunidade errada a um membro? Onde fica a ordem no culto?
  • Da mesma forma, há pessoas que atribuem tudo ao Espírito Santo e Ele não recebe toda a honraria, principalmente quando esta deveria ser dedicada a Jesus. João 16.13 nos fala sobre a missão do Espírito Santo onde diz "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."
  • Anunciará o que há de vir esta falando de Jesus. Além disto, Jesus é anunciado pela palavra (Bíblia) que é interpretada pelo Espírito Santo, não há como a palavra ser inferior a atuação do Espírito de Deus.
  • Outro fator importante é que crentes que vivem apoiados em busca de profecias e visões apenas, não experimentam a transformação que vem pela palavra de Deus. A Bíblia porém não é um livro de adivinhação, é um perigo o tal de abrir a Bíblia em algum lugar para ver o que vai sair. A Bíblia deve ser estudada como um todo, inclusive no seu contexto e não apenas versículos isolados.



3.2. A FALTA DE EXPOSIÇÃO DAS ESCRITURAS

Uma grande contradição em um suposto avivamento é não haver exposição das Escrituras, seja ensinando, pregando ou evangelizando numa reunião. Os hinos, corinhos, profecias, revelações e demais participações devem fazer parte da liturgia do culto, tal como era na igreja primitiva e tal como o movimento pentecostal procura resgatar. Todavia não se pode prescindir a Palavra como se fosse um tempero a menos naquela reunião. Devemos, com sabedoria, preparar com fervor e aproveitar esses momentos para ministrar a Palavra. Lembremos que Pedro agiu assim na primeira reunião “pentecostal” (At 2.14-36). Ele aproveitou o momento de modo que a sua atitude se tornou um modelo para todos os avivamentos subsequentes. Assim, cuidemos para que em cada reunião, tenhamos um verdadeiro aprendizado na pregação da Palavra de Deus.

  • Temos dois problemas aqui:
  1. Existem igrejas que conseguem ficar 2 horas no movimento com louvores, choro, danças e muitas outras formas de adoração, mas dedicam menos de 15 minutos para a ministração da palavra;
  2. Existem igrejas que dedicam um bom tempo para a ministração da palavra mas os pregadores estão fazendo uso errado deste tempo ao escolher temas que as vezes nada tem a ver com a Bíblia. Pregam mensagens de auto ajuda, muitos centrados em vida financeira, vida de "vitória" e esquecem de pregar a simplicidade do evangelho de Jesus que aponta para o arrependimento, ao perdão, a renúncia e a vida eterna.

3.3. O FANATISMO

Foi num ambiente de “avivamento”, em Corinto, quando houve muitas meninices, arrogâncias, liberação dos instintos carnais que Paulo teve que corrigir. Pois, em alguns momentos, a situação era mais parecida com um pandemônio do que com um culto a Deus. Os exageros não foram diferentes dos de nossos dias, todos falando em línguas ao mesmo tempo, vários profetizando simultaneamente, disputas internas que já não mais evidenciavam o amor, uma dependência contínua das emoções, o que levou Paulo a escrever longamente sobre o assunto conforme podemos ver em 1 Coríntios 12 a .14.


  • Meninice é algo comum em crentes novos que estão em crescimento, porém não podem permanecer para sempre.
  • A igreja de Corinto estava tão ligado as meninices que seus cultos eram um grande tumulto (pandemônio), sendo que todos falavam em línguas ao mesmo tempo em momentos não apropriados, disputavam profecias, e davam mais valor as emoções do que a palavra pregada.
  • Devemos lembrar que a manifestação do Espírito Santo é sadia e importante, porém deve ser balanceada com a racionalidade do culto.

CONCLUSÃO

Nós brasileiros temos a fama evangélica de vivermos num continuo avivamento, que causa admiração nas igrejas dos outros países. Há um número de igrejas que, a cada tempo, surge das mais variadas denominações, curas e milagres, mas infelizmente não temos profundidade escriturística. Somos acusados por alguns de termos a grandeza de um oceano, mas a profundidade de uma piscina, posto que a Palavra tenha sido muito prescindida

Nenhum comentário:

Postar um comentário