sexta-feira, 14 de junho de 2013

A BÊNÇÃO DA BOA E SOBERANA VONTADE DE DEUS - LIÇÃO 11 – 16 DE JUNHO DE 2013

A BÊNÇÃO DA BOA E SOBERANA VONTADE DE DEUS - LIÇÃO 11 – 16 DE JUNHO DE 2013

LIÇÃO 11 – 16 de Junho de 2013

A bênção da boa e soberana vontade de Deus

TEXTO AUREO
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rm 12.2

VERDADE APLICADA
Fazer a vontade de Deus é a mais sábia decisão que podemos tomar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Aceitar que Deus tem um plano para os seus filhos;
  • Discernir a vontade de Deus em cada área específica da vida;
  • Sujeitar-se à vontade de Deus como a melhor opção.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
  • SI 143.7 - Ouve-me depressa, ó Senhor! O meu espírito desfalece; não escondas de mim a tua face, para que eu não seja semelhante aos que descem à cova.
  • SI 143.8 - Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
  • SI 143.9 - Livra-me, ó Senhor, dos meus inimigos; porque em ti é que eu me refugio.
  • Sl 143.10 - Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terra plana.
  • SI 143.11 - Vivifica-me, ó Senhor, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia.
  • SI 143.12 - E, por tua misericórdia, desarraiga os meus inimigos e destrói a todos os que angustiam a minha alma, pois sou teu servo.


INTRODUÇÃO

O nosso valor diante de Deus, tem maior compreensão, a partir do estudo sistematizado das Escrituras Sagradas. Percebemos o quanto somos importantes para o Senhor. E nesse sentido, é que descobrimos que Ele tem um Plano especial para cada um dos seus filhos. Ao navegar pelas águas da Bíblia, encontramos o quanto a palavra “melhor” é uma das preferidas de Deus. Surge a pergunta: por que Ele insiste tanto nesta palavra? Cremos que é para nos revelar o quanto Ele deseja o melhor para o seu povo. E, se muitas vezes nos encontramos na pior, não é porque seja da responsabilidade de Deus, mas única e exclusivamente da nossa.
  • Temos a mania de justificar nossos erros, de preferência colocando a culpa em alguém. Foi assim com Adão que colocou a culpa em Eva e esta por sua vez colocou a culpa de sua desobediência na Serpente.
  • Não que este erro se justifique, porém tem pessoas que agem de forma ainda pior, quando colocam a culpa de seus problemas e do mundo em Deus.
  • Quando acontece uma tragédia diz, porque Deus permitiu isto? Algo não sai conforme o planejado, diz que Deus poderia ter evitado que isto acontecesse...
  • Não reconhecemos nossos erros, não entendemos que o mundo caminha cada dia mais para longe de Deus. As pessoas pedem indiretamente para Deus não fazer parte de suas vidas, não o querem mais em suas casas, mas quando algo trágico ocorre, colocam a culpa no criador.


A história abaixo é bem interessante para ilustrar o que o tópico diz, se achar interessante pode contá-la aos seus alunos:

Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa vai, conversa vem, e eles começaram a falar sobre Deus.
O barbeiro disse: Eu não acredito que Deus exista como você diz.
Por que você diz isto? O cliente perguntou.
Bem, é muito simples. Você só precisa sair na rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, você acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas!
O cliente pensou por um momento, mas não quis dar uma resposta, para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o trabalho e o cliente saiu.
Neste momento, ele viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia um bom tempo que ele não cortava o cabelo ou fazia a barba e ele parecia bem sujo e arrepiado.
Então o cliente voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
Sabe de uma coisa? Barbeiros também não existem!
Como assim eles não existem? Perguntou o barbeiro.
Eu sou um!
Não! O cliente exclamou.
Eles não existem, pois se eles existissem não haveriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está ali na rua.
Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas. Responde o barbeiro.
Exatamente! – Afirmou o cliente. É justamente isso! Deus existe, o que acontece é que as pessoas não o procuram, pois é uma opção delas e é por isso que há tanta falta de amor, dor e sofrimento no mundo.

1. O QUE É PRECISO PARA SABER A VONTADE DE DEUS?

Para saber a vontade de Deus, há, pelo menos, três movimentos importantes a serem dados. O primeiro é fundamental para que os outros aconteçam: é o novo nascimento, que acontece a partir de uma entrega real e irrestrita ao Senhor Jesus, reconhecendo-o como o único Senhor e Salvador de sua vida. O segundo é passar a ter compreensão espiritual, evidentemente fruto do primeiro movimento, sem novo nascimento não há percepção espiritual verdadeira. O terceiro e não menos importante, seria a obediência a Palavra de Deus.

1.1. NASCER DE NOVO

Em primeiro lugar, para que haja uma compreensão da vontade de Deus, a pessoa precisa reconhecer sua condição de pecador e, a partir do arrependimento, se tornar uma nova criatura (2Co 5.17), pelo incomparável poder do Senhor Jesus Cristo. O homem é denominado pecador, não só porque comete atos pecaminosos, mas porque a sua natureza interior é pecaminosa. O salmista disse: "‘Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (SI 51.5). Então, a solução única para esse problema humano é ter a sua natureza transformada. A isso a Bíblia chama de novo nascimento (Jo 3.1-7). Sem essa transformação, não se pode viver uma vida segundo a vontade de Deus, pois só as pessoas nascidas de novo saberão de fato qual a direção que Deus tem para as suas vidas.
  • Nascer de novo vai muito além do simples fato de aceitar Jesus como um ato exterior, é preciso transformação interior.
  • Note que Pedro, mesmo andando com Jesus ainda não tinha nascido de novo. Ele foi inclusive duramente repreendido por Jesus que ainda disse a ele que "quando" se convertesse...
  • Será que realmente nascemos de novo, o velho homem com seus pecados e manias realmente ficou pra trás? Se isto não acontecer, não há como ter perfeita comunhão com Deus.
  • O ato de nascer de novo gera um novo homem que passa a ter um novo relacionamento com Deus. É importante porém frisar que o nascer de novo gera um novo relacionamento com o mundo também, a nossa forma de agir perante o mundo muda e isto deve servir de testemunho para com os demais.


1.2. TER COMPREENSÃO ESPIRITUAL

Assim como os homens entendem as leis da natureza através dos sentidos humanos (tato. visão, gustação, olfato e audição), o Senhor nos revestiu de compreensão espiritual para termos uma vida altaneira na sua presença. É uma compreensão da certeza da existência de Deus, da sua presença e atuação em cada filho. Revelando a Sua vontade em cada decisão que se toma. É na verdade uma percepção espiritual que os crentes passam a ter, como bem disse o Apóstolo Paulo: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (ICo 2.14,15).

  • Falamos sobre isto na lição passada, o homem que aceita a Jesus alcança uma graça maravilhosa que é a salvação de sua alma, porém a salvação traz benefícios imerecidos ao homem, dentre eles podemos citar a morada do Espírito Santo em nossos corações.
  • Quando o Espírito Santo começa a agir em nossa vida, passamos a ter esperança na vida eterna e a certeza da existência de Deus. Isto é inexplicável e só pode ser sentido por quem já nasceu de novo;
  • Além disto, temos agora alguém que nos consola, nos dá força em meio as lutas e ainda no mostra quando estamos nos desviando do caminho do Senhor.
  • Enfim, Jesus nos criou, depois deus Sua vida por nós, ressuscitou, enviou o Espírito Santo para habitar em nós e ainda voltará para nos buscar.


1.3. OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

Ao contrário do que os mais simples possam pensar, o Senhor não revela a Sua vontade simplesmente para satisfazer a curiosidade das pessoas. Ele faz para que as pessoas possam orientar suas vidas. Por isso, para saber da vontade de Deus, é preciso antecipadamente decidir se vai ou não ter uma vida de obediência ao que o Senhor nos revelar, não importando a que circunstância vai nos encaminhar. Isso sempre envolve uma significativa medida de fé e confiança da sabedoria de Deus. Sabendo que a sua vontade é revelada progressivamente, à medida que caminhamos com Ele no estudo da Palavra de Deus.
  • Comunhão com Deus se adquiri com falta de comunhão com o mundo. Deus só revela Sua vontade para aqueles que estão em comunhão com Ele;
  • Importante ressaltar que as revelações são dadas para que se tenha um fim espiritual, isto é, por uma revelação o crente têm sua fé renovada, seu espírito consolado, sua alma impedida de cair em pecado... É preciso separar profecia de profetada, Deus revela Sua vontade para crescimento do crente, par Sua glória e para que Sua vontade seja feita, o que passar disto de nada serve.



2. INSTRUMENTOS CONFIÁVEIS PARA SABER A VONTADE DE DEUS

Os indicadores seguros da vontade de Deus são muitos, mas alguns fundamentais não podem faltar na vida dos cristãos que desejam conhecer os conselhos de Deus.

2.1. A PODEROSA PALAVRA DE DEUS

Como Palavra de Deus, a Bíblia é portadora dos conselhos de Deus para os homens. Por isso, para uma vida de orientação, faz-se necessário examiná-la constantemente. Jesus disse acertadamente: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Isso não quer dizer que, ao se abrir as Escrituras aleatoriamente, conhecer-se-á todo o conselho de Deus, e assim, concluir que o primeiro texto encontrado é a resposta de Deus para aquela situação específica. É claro, que não se quer aqui discutir a experiência particular das pessoas, mas, em geral, essa é uma atitude de muito risco. O normal é que, através de um estudo sistemático das passagens, o cristão passe a ter uma compreensão do todo, e não apenas das partes.
  • Quem nunca passou por uma situação desta? Antes de uma oração uma irmã ou irmão abre a Bíblia aleatoriamente para ver o que Deus quer falar para aquela pessoa naquele momento. Não duvido que Deus possa falar com alguém por intermédio desta prática, mas o “saber” a vontade de Deus vem de conhece-lo cada dia mais.
  • A bíblia diz que em Oséias 4:6 (NIV) que “Meu povo é destruído por falta de conhecimento”, então é o estudo sistemático da Bíblia e uma vida de oração e obediência que leva o crente a compreender a vontade de Deus para sua vida.
  • A Bíblia é um livro que NÃO foi escrito para ser lido, foi escrito para ser meditado.


2.3. O BOM SENSO E OS SÁBIOS CONSELHOS
O bom senso é primordial para todas as decisões. É sinônimo de prudência, circunspecção, de bom julgamento, de sentir, de apreciar, de ter entendimento. Quando o raciocínio humano está orientado pelo Espírito, o bom senso há de indicar a vontade de Deus, pois a igreja possui a mente de Cristo (ICo 2.16). A partir daí a mente estará pronta para reter os sábios conselhos, que evidentemente, serão dados por alguém mais maduro espiritualmente de sua confiança. Como bem disse o sábio Salomão: “Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança” (Pv 11.14). Os conselheiros mais adequados são aquelas pessoas salvas em Cristo, que possuem não somente maturidade espiritual, mas são merecedoras de sua confiança.
  • A Bíblia diz em Tiago 1:5 (NIV) que Se qualquer de vocês tiver falta de sabedoria, peça a Deus que dá generosamente a todos sem achar falta, e será dado ao que pedir;
  • Bom senso e sabedoria andam juntas, a pessoa sábia sabe falar na hora certa, não provoca o outro à ira ou desanima aquele que esta passando por luta, antes sempre tem uma palavra correta para a hora correta;
  • O sábio sabe também a hora de não falar nada, há momentos em que o silêncio é a única ferramenta eficaz de comunicação.
  • Prov. 13:20 (NIV) Aquele que caminha com o sábio, se torna sábio, mas um companheiro de tolos sofre dano. Lembra aquele provérbio popular “Diga-me com quem tu andas que te direi quem és”. A pessoa sábia procura andar com pessoas sábias pois isto a ajudará quando precisar de um conselho...


3. QUAIS OS RESULTADOS DA VONTADE DE DEUS?
Antes de comentar sobre os resultados da vontade de Deus, é preciso dizer que há uma distinção muito importante quando se trata de outro assunto: a vontade objetiva de Deus e a vontade permissiva de Deus. Há situações que Deus determina na vida dos cristãos, por Sua vontade objetiva. Valendo lembrar que sempre são coisas positivas e boas. No entanto há momentos na vida dos cristãos que não se constituem a vontade objetiva de Deus, mas a sua vontade permissiva, isto é, Ele não planejou que fosse desta forma, mas permite que o seja em favor de seus propósitos eternos e sábios.
  • Uma coisa importante de se destacar no texto acima é que Deus deixou para o homem a capacidade de decidir a quem seguir e o que fazer da sua vida. Isto chamamos de “livre arbítrio”;
  • As vezes queremos dar uma “forcinha” para Deus. Como se Ele precisasse de ajuda de alguém! Digo isto pois as vezes não queremos aguardar o agir de Deus, antes criamos algumas situações na expectativa de se ter uma resposta de Deus, na maioria das vezes isto não dá certo;
  • Nesta de querer a resposta rápida, acontecem situações que não são vontade de Deus, mas que por escolha do homem (e sua insistência), Deus permite que aconteça.
  • Seria semelhante a uma criança que de tanto insistir consegue algo do Pai, mesmo que aquilo não seja o melhor para a criança naquele momento.


3.1. UMA VIDA DE PAZ
A Bíblia diz assim: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15). Aqui está o desejo de Deus, que em cada vida a tranquilidade dos Céus esteja no interior de cada um. No entanto, isso só é possível enquanto estamos dentro da vontade de Deus. Quando algo nos incomoda, tirando a tranquilidade, a paz interior e a alegria de continuar a jornada de fé, é por que alguma coisa está errada. E o momento em que o Espírito Santo nos incomoda, sinalizando que não estamos dentro da vontade de Deus.
  • Tem uma frase do filme Desafiando Gigantes que acho bem interessante que é “Nas palavras de Deus Ele disse 365 vezes diferentes: não tenha medo! Com tantas vezes assim Ele devia estar falando sério, não é mesmo? "
  • Temos que ter segurança da salvação pois a segurança traz a paz que excede todo entendimento;
  • Quanto mais o crente pensar no céu, mas paz ele terá e maior a esperança de um dia estar no céu com Deus;
  • Quanto mais o crente se envolve com as coisas deste mundo, bem como com estas teologias modernas do viver bem nesta terra e prosperar por aqui, mas ele ficará ansioso pelo dia de amanhã e menos paz irá sentir no seu coração.


3.2. UMA VIDA BEM SUCEDIDA
A vontade de Deus é que seus filhos sejam bem sucedidos. Nas Escrituras, há um número grande de declarações para uma vida de sucesso (Sl 1.3; Gn 39.3,23). Deus não fica feliz por ver seus filhos viverem uma vida de derrotas constantes. Fracassos após fracassos. No entanto uma vida bem sucedida só poderá ser experimentada a partir da obediência consciente à voz do Espírito Santo.
  • Se estamos ligado na árvore que é Cristo, temos que dar frutos;
  • O maior fruto é o da obediência a Deus e a Sua vontade;
  • Os que agem assim são abençoados e prosperam em tudo quanto coloca a mão;
  • Esta prosperidade a que me refiro não é só a financeira, muito pelo contrário. O crente próspero é aquele em que tudo quanto ele coloca a mão prospera. Desta forma sua família é próspera, sua relação com os filhos é próspera, o pagamento de suas contas, o cumprimento de suas obrigação, Sua obediência a Deus, tudo isto é próspero;
  • Lembre-se porém, não há como ser abençoado estando meio convertido, com Deus é assim, ou você esta 100% com ele ou esta 100% longe dele, não há meio termo.


3.3. UMA VIDA DE CONVICÇÃO
Quando se decide fazer a vontade de Deus há um alto preço a pagar. Muitas pessoas vão discordar de você, outras vão ridicularizá-lo e poderão ser chamados de loucos ou alienados. Às vezes, você poderá até ser perseguido. Os resultados positivos dessa obediência nem sempre surgirão de imediato. Para manter-se firme, será preciso uma vida plena de convicção - aquela certeza de que se está fazendo o que deve ser feito, mesmo que tudo indique ao contrário. E aí que experimentamos um crescimento pessoal progressivo, através de uma vida plena no Espírito, vivendo em fé (Hb 11.1-6), até que cheguemos à maturidade cristã. E passaremos a orar como Jesus ensinou “Seja feito a Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).
  • Uma vida de obediência nem sempre produz todos os frutos nesta vida, muitos deles serão colhidos na vida eterna com Deus;
  • Infelizmente estamos vivendo tempos de uma pregação fácil, descompromissada e com ausência de verdade, precisamos resgatar nossa identidade cristã de homens e mulheres que não se conformam com este mundo, mas luta para transformá-lo por meio das conversões de almas a Cristo.


CONCLUSÃO
O segredo da felicidade e da paz perfeita não são as circunstâncias que estão ao redor, mas a certeza de que se está exatamente no centro da vontade de Deus. Isto é, sem sombra de dúvidas o melhor da vida. Pode ser até que alguém lhe pergunte: “Como você sabe que esta é a vontade de Deus?”. E talvez a única resposta coerente seja: “Como eu sei, eu não sei; eu só sei que eu sei”. Pode ser estranho, porém esta é a resposta de quem tem uma convicção íntima muito definida, que não pode ser explicada humanamente, mas simplesmente ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário