LIÇÃO 10 – 09 de
Junho de 2013
A IMPORTÂNCIA DA
CEIA DO SENHOR
TEXTO AUREO
“Porque o que come
e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o
corpo do Senhor”. ICo 11.29
VERDADE APLICADA
Quando julgamos a
nós mesmos, não precisamos ser julgados e disciplinados pelo Senhor.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar os riscos que correm os que participam da Ceia do Senhor indignamente;
- Conscientizar de que o autoexame é necessário antes de participar da Ceia do Senhor;
- Ressaltar que só os que confessam e deixam alcançam misericórdia.
TEXTOS DE
REFERÊNCIA
- ICo 11.27 - Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
- ICo 11.28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
- ICo 11.29 - Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
- ICo 11.30 - Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.
- ICo 11.31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados.
INTRODUÇÃO
Como fundamento
primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade
inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. A Bíblia é fundamental
para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o
conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior
dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela
é infalível, não contém erros e é necessária para todos.
- Meus queridos irmãos, geralmente passamos rápido pela introdução, mas há algo aqui de extrema importância que deve ser comentado na aula, a importância das escrituras como verdade inegociável.
- O crente tem primeiramente que crer na Bíblia, não há como ser cristão e duvidar da Bíblia ao mesmo tempo;
- Segundo, o crente tem que seguir os princípios bíblicos, confessá-la como verdade absoluta e inegável;
- Terceiro, o crente tem que ler, estudar e meditar na Bíblia com a inspiração do Espírito Santo. Este livro não foi escrito para os sábios interpretarem e sim para os cheios do Espírito Santo, então quando for ler a Bíblia “tire as sandálias do seu pé pois este território é santo”. Isto é, prepare-se espiritualmente para ler a Bíblia e peça o auxílio do Espírito Santo.
1. QUEM PARTICIPA
INDIGNAMENTE ESTA CRUCIFICANDO JESUS DE NOVO
Esse peca contra o
Senhor e será culpado da crucificação e da morte de Jesus, do corpo dilacerado
e do sangue derramado (ICo 11.27). Não esta discernindo o corpo do Senhor. É
como uma criança brincar com arma de fogo: o fim pode ser uma tragédia.
- O que é NÃO discernir o corpo do Senhor? Seria o mesmo que não valorizar o Seu sacrifício, como se a morte de Cristo não fosse nada de mais.
- A pessoa participa da ceia, come o pão como se fosse apenas um pedaço de pão e não atenta para a simbologia daquele momento e nem para a ordenança de Jesus.
1.1. EXAMINE-SE,
POIS, O HOMEM A SI MESMO.
Os insensatos
pensam que podem ficar escondendo seus pecados. Quando perdemos o temor a Deus
é porque a nossa consciência já esta cauterizada e não nos acusa mais. Nessa
situação, tudo é lícito e relativo, porque a insensibilidade espiritual já
avançou muito. A falta de respeito às coisas sagradas e a de discernimento
espiritual levam ministérios e vidas a um esfriamento sem precedente. Muitos
crentes estão mais afiados para examinar o próximo do que para avaliar a si
mesmos. Mas a recomendação bíblica é que cada um prove a si próprio, isto é, se
já não estiver reprovado (ICo 9.27; 11.28; 2Co 13.5).
- Sabe frio na barriga, aquele aperto no coração, aquela sensação de que estamos fazendo algo errado, ou ainda aquele arrependimento e sensação de vergonha quando fazemos algo que não agrada a Deus? Isto nada mais é do que o Espírito Santo nos mostrando quando estamos saindo do “aprisco” do Senhor.
- Infelizmente de tanto negarmos o Espírito Santo, de tanto dizermos não para Ele, de tanto desprezá-lo e exercer o direito do livre arbítrio, Ele educadamente se afasta de nós. Neste momento nossos corações endurecem, e o que antes nos ofendia espiritualmente, agora é tolerado e até desejado.
- Só o arrependimento e a humilhação quebra um coração endurecido.
1.2. SE NÓS NOS
JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS, NÃO SERIAMOS JULGADOS.
Se isto
acontecesse não precisaríamos ser julgados, mas, quando somos julgados, somos
repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Logo, o
julgamento divino é por amor (ICo 11.31-32). Antes que alguém nos julgue
devemos corrigir os nossos erros, falhas e pecados cometidos. Precisamos ter a
consciência sadia, sem qualquer temor e acusação. Julgar os outros é muito
fácil, mas antes de fazê-lo precisamos corrigir a nós mesmos. Jesus diz:
“Hipócrita, tira primeiro a grande trave de madeira do teu olho, e então, verás
claramente para tirar o pequeno cisco de palha do olho do teu irmão” (Mt 7.5).
- O auto julgamento nada mais é do que o reconhecimento das nossas falhas e do quão dependentes somos de Deus. Geralmente temos a tendência de achar que estamos certos, ou que “desta vez passou mas, sou humano e errar é humano”.
- Lembre-se, toda alma que pecar, esta morrerá, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia;
- Temos dificuldade em julgar a nós mesmos, mas uma grande facilidade em julgar o próximo;
- Uma certa vez em uma porta de um Igreja em Uberlândia chegou um homem, maltrapilho e cheirando a bebida alcóolica. Ao se aproximar da porta, ele intencionou entrar, mas uma irmã na portaria o repreendeu perguntando se ele não tinha vergonha em estar daquele jeito, bêbado e querendo ainda entrar na igreja. Ele respondeu para ela à vista de todos. Irmã, tira primeiro a trave que esta no teu olho para depois julgar o seu irmão...
1.3. QUEM CONFESSA
ALCANÇA MISERICÓRDIA
“O que encobre as
suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará
misericórdia” (Pv 28.13). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e
justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo
1.9). A grande dificuldade neste item é não ver o próprio erro ou mesmo vendo
não assumi-lo. Muitos acham que ao confessar as transgressões estarão sendo
depreciados ou não serão mais os mesmos na opinião pública. Mas é melhor estar
bem com Deus, ter a consciência em paz e ganhar a salvação do que viver
mascarado de hipocrisia e sem a aprovação de Deus.
- Muitos estão presos em seus pecados pois tem uma reputação a zelar e não podem expor suas fraquezas;
- Isto é pior do que estar em uma prisão!
- O homem que confessa é por Deus justificado e limpo por seu sangue precioso;
- Confessar é se humilhar na presença de Deus e este é o melhor caminho para ser honrada perante os homens.
- Jesus falou claramente dos crentes mascarados, comparando-os com “sepulturas de granito” que por fora são belas obras de arte, dignas de serem admiradas, mas por dentro só há podridão.
- Ps: Jesus referiu-se a sepulcro caiado (pintado com cal), mas se fosse nos dias de hoje, referiria com certeza a mausoléus de granito, mármore Carrara e até pedras preciosas.
2. QUEM PARTICIPA
INDIGNAMENTE SE EQUIPARA A JUDAS, PILATOS E CAIFÁS.
Se dissermos que
não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e não há verdade em nós (lJo 1.8).
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a Sua Palavra não esta em
nós (lJo 1.10). Torna-se fácil fazer o que estes homens fizeram, não se comprometendo
ou querendo passar por bonzinhos diante do povo. Porém nada pode tirar a culpa
ou os pecados cometidos, a não ser pela confissão com pedido de perdão através
do arrependimento e coração quebrantado diante de Deus.
2.1. SÓ JOGAR AS
MOEDAS FORA, NÃO ADIANTA, NÃO TIRA O PECADO.
‘‘Então, Judas,
atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar” (Mt
27.5). Não adianta jogar as moedas fora nem se enforcar. Para tirar o pecado
precisa confessá-lo e deixá-lo. “Vai, e não peques mais”, disse Jesus à mulher
adúltera, depois de perdoá-la (Jo 8.11b). “Não peques mais, para que te não
suceda alguma coisa pior”, disse Jesus ao homem ex-paralítico, de Betesda (Jo
5.14b).
- Conheço um hino muito bonito do Grupo Prisma Brasil intitulado Graça, se tiver tempo ouça este hino, ele é facilmente encontrado no youtube.
- Nele existe uma frase que diz assim: “Graça simples assim. Perdão se recebe se aceita e fim. Pecado não se explica. Pecado se paga e Cristo pagou por mim.”
- Creio que, após a queda, somente a graça para nos ajudar. A graça é simples, não precisa de promessa, penitência, fórmulas, ela simplesmente age em nosso favor. Pela graça somos perdoados, pela graça o abismo que existia entre nós e Deus acabou, pela graça fomos reconciliados, pela graça temos vida abundante em Cristo.
- Pecado, como esta na letra da música, não se explica, não se justifica, não se troca por outra coisa, pecado se PAGA e Cristo já pagou por nós!
2.2. SÓ LAVAR AS
MÃOS, NÃO ADIANTA, NÃO SE INOCENTA.
“Então, Pilatos,
vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as
mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo;
considerai isso” (Mt 27.24). Não adianta lavar as mãos nem falar que não faz
parte do processo. Para tirar o pecado e implantar a inocência não é tão fácil
assim. Pilatos pensa que não tem participação, que pode ficar com a consciência
tranquila diante das barbáries, que nunca se meteu em nada errado, que tudo é
intriga da oposição, nunca assume a responsabilidade das coisas malfeitas ou
erradas. O covarde é assim: não assume o erro que pratica e insiste em sua
“inocência”. A este filme estamos assistindo todos os dias.
- A culpa é do Diabo! Já ouviu esta frase? Muitas pessoas (crentes) quando caem põe a culpa no anjo caído. Aprendemos isto com Adão. Quando ele foi questionado por Deus, pois a culpa em Eva (A mulher que me destes me deu e eu comi), Eva por sua vez pois a culpa na Serpente. Ninguém quis assumir seu erro e desde Adão e Eva o homem continua colocando a culpa em terceiros.
- Temos que assumir a culpa de nossas falhas e humildemente pedir perdão à Deus pelas nossas falhas. Assumir a culpa é um ato de coragem. Transferir a culpa é um ato de covardia.
2.3. SÓ RASGAR AS
VESTES, NÃO ADIANTA, NÃO TIRA A CULPA.
“Então, o sumo
sacerdote (Mt 26.57) rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que
precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes. agora, a sua blasfêmia”
(Mt 26.65). Não adianta rasgar as vestes nem dar sinal de tristeza; é melhor
rasgar o próprio coração endurecido e tirar a pedra escondida nele. Culpar os
outros não resolve nem tira o seu próprio pecado; nada justifica sua falha:
você não pode acusar ninguém, pois cada um dará conta de si mesmo a Deus (Rm
14.12).
- Rasgar as vestes mais do que colocar a culpa em alguém, era a simbologia da indignação ante a algo que ofendia a Deus. O problema é que muitos rasgavam as vestes em protesto somente para aparecer pois seus corações estão longe do arrependimento;
- Não adianta fazer penitências, pagar promessas, subir escadarias de joelho ou chicotear as próprias costas, Deus não quer sacrifício e sim obediência.
3. QUEM PARTICIPA
INDIGNAMENTE TRAZ CONSEQUÊNCIAS PARA SI MESMO
O texto diz que o
risco é por conta da pessoa. Por isso, cada um deve examinar a si próprio. Se
você participar indignamente estará procurando sofrimento contra si mesmo. Há
riscos que não compensa correr. É melhor procurar a porta do perdão enquanto a
mesma ainda esta aberta. A decisão é sua! Paulo estava muito atento a esta
situação. Ele dizia que precisava conservar-se puro para que pregando aos
outros, não viesse de alguma maneira a ficar reprovado (ICo 9.27).
- Esta questão do perdão é algo que intriga muitos crentes.
- O homem é por natureza orgulhoso. Existem situações em que a pessoa está com a razão mas seu irmão está “emburrado” com ele. Ele diz, “quem me ofendeu foi ele, ele é que tem que me pedir perdão”.
- Do ponto de vista da “justiça” ele até está correto, mas do ponto de vista de Deus até quem está certo deve pedir perdão.
- Se a situação esta ruim e a culpa não é sua, nada impede de procurar o irmão e dizer para ele. “Olha, nós não estamos nos entendendo bem e, independente de quem for a culpa, queria que esta situação acabasse e que você me perdoasse caso tenha te ofendido em alguma coisa”.
3.1. FICA SUJEITO
A JUÍZO E CONDENAÇÃO
“Porque o que come
e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o
corpo do Senhor" (ICo 11.29). "Muitos me dirão naquele Dia: Senhor,
Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios?
E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi
abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniquidade” (Mt 7. 21-23). Não podemos esperar pelo juízo de Deus para ser
condenado com o mundo, é melhor nos corrigir antes (ICo
11.32). Se você sabe que esta errado, não espere ser chamado
atenção, se antecipe e comece a fazer o certo.
- Há pouco tempo comentamos em uma lição sobre esta passagem de Mateus. Você já imaginou que surpresa para alguém receber esta mensagem de Jesus? Que pessoas seriam estas? A passagem diz que eram profetas usadas na igreja, profetizavam e se cumpria, diz também que tinham autoridade espiritual ao ponto de expulsarem demônios e ainda faziam maravilhas no meio do povo e ainda assim foram chamados de malditos...
- Sabe porque foram chamados de malditos? Por que, mesmo fazendo várias obras na casa de Deus, ainda assim praticavam iniquidade, tinham negócios suspeitos, sonegavam impostos, faziam a obra por ego e por orgulho e não por amor às almas...
- Mesmo que tenhamos cargo na igreja, que façamos algo na casa de Deus, temos que atentar para nossa condição espiritual pois trabalho não garante salvação.
3.2. FICA FRACO,
DOENTE E PRECISA DE UTI ESPIRITUAL.
Quantos irmãos
estão enfermos espiritualmente dentro das igrejas?! Não sentem mais nada, vão
aos cultos e voltam da mesma maneira, sem nenhuma mudança! A mensagem não arde
mais nos seus corações (Lc 24.32); os hinos não fazem diferença: não exercitam
os dons espirituais: não glorificam mais a Deus: não abrem a boca nem para
cantar os hinos sacros. Alguns nem estão indo mais aos cultos, não têm força,
porque ficaram fracos demais, outros são verdadeiros murmuradores e precisam de
ajuda espiritual urgente.
- A fraqueza é traduzida no comodismo, há crentes que se acostumaram a ir a igreja no domingo, não vão por gratidão a Deus, mas porque isto faz parte da rotina de sua vida;
- Estas pessoas perderam a sensibilidade ao Espírito, seus ouvidos se fecharam para o evangelho e o coração endureceu para Deus.
- Infelizmente perdem tempo, mas pelo menos estão no lugar do bálsamo, no lugar da cura. Se quiserem ser curados e restaurados, o Senhor que sara esta presente.
3.3. DORME
ESPIRITUALMENTE
Quantos irmãos
estão dormindo espiritualmente dentro e fora dos templos! Quem dorme não
enxerga, não escuta, não come, não anda, não vive com Deus. Em algumas
passagens bíblicas, dormir significa estar morto (ICo 11.30; Ef 5.14). Quantas
pessoas estão desviadas do Evangelho e nem se dão ao luxo de lembrar-se de seus
erros! Frequentaram por um tempo as reuniões da igreja tomando a ceia
regularmente estando em pecado e enfraqueceram-se. Atraíram consequências
espirituais desagradáveis para suas vidas. Cuidado irmão! Indignamente nem
pensar.
- Quantos mortos espirituais!
- Há uma coisa que me preocupa em nosso país. É claro a todos que o evangelho tem crescido em nossa nação e isto é bênção de Deus, porém em meio aos novos crentes, tem surgido uma geração de evangélicos não praticantes, pessoas que se dizem crentes mas que não largam os velhos hábitos e acham que isto é normal.
- Para estas pessoas não há mais a necessidade de carregar a cruz e muito menos renunciar a si mesmo, antes tem no evangelho um amuleto para a prosperidade financeira e sentimental.
- Lembremos do que disse Jesus: “Quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo e segue-me”.
CONCLUSÃO
A Ceia do Senhor é
algo sagrado de que não se pode participar com irreverência. É preciso ter
cuidado para evitar sempre a indiferença, falta de conhecimento do seu real
significado, de comunhão com os irmãos e de perdão dos pecados cometidos.
Muitos descuidam e participam da ceia com exaltação espiritual como se fossem
mais crentes do que os outros. A comunhão envolve santidade e simplicidade
diante de Deus e da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário