sexta-feira, 28 de junho de 2013

A IGREJA DE CRISTO VENCENDO OS DESAFIOS

A IGREJA DE CRISTO VENCENDO OS DESAFIOS

LIÇÃO 13 – 30 de Junho de 2013

TEXTO AUREO
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18

VERDADE APLICADA
A igreja é o corpo vivo de Cristo e ativo no mundo, agindo em prol do conhecimento de Deus para a humanidade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  • Explicar o que é e o que não é igreja;
  • Enfatizar quem é o fundamento da igreja;
  • Ensinar que o preconceito existe, porque falta conhecimento.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

  • Mc 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
  • Mc 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
  • Mc 16.17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
  • Mc 16.18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
  • Mc 16.19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.


INTRODUÇÃO
Há dois significados fundamentais no Novo Testamento para a palavra igreja. Em um número grande de ocorrências, a palavra igreja significa congregação, pois a ênfase está num grupo de pessoas que acreditaram no evangelho de Cristo, foram batizadas, e que se reuniam para a adoração, companheirismo e serviço cristão. Em outras partes das Escrituras, a palavra igreja foi usada para descrever todas aquelas pessoas que aceitaram Jesus como Salvador de suas vidas. Esse segundo tornou-se o sentido global e mais amplo para a palavra igreja.

  • O sentido real do termo igreja refere-se as pessoas que aceitaram a Jesus.
  • A igreja não se determina por uma placa, por um templo ou por uso e costumes, antes a igreja é composta por pessoas marcadas por Cristo, que foram compradas, lavadas e remidas pelo precioso sangue do cordeiro e tornaram-se estrangeiros nesta terra pois aguardam o dia em que irão morar com Deus.
  • Quando membros da igreja se juntam, forma-se uma congregação, termo este que quer dizer ajuntamento.


1. ENTENDENDO MELHOR O QUE É A IGREJA
Uma instituição ou uma organização se tem por definição de igreja nos dias de hoje. No entanto, nas páginas do Novo Testamento, ela era identificada mais como um organismo vivo e dinâmico, do que uma estrutura de poder e concentração de riquezas. No grego clássico, a palavra igreja (ekklesia) significa “ajuntamento popular” e designava as assembleias locais da Grécia antiga, em que os magistrados decidiam a vida jurídica dos cidadãos (At 19.32,39). Mas, no Novo Testamento, essa expressão indica dentre outras uma congregação local de redimidos em Cristo (Rm 16.5; ICo 16.19; Cl 4.15; Fm 2).

  • A igreja em sua origem era um organismo vivo e dinâmico, isto é, ela crescia e multiplicava por meio da pregação do evangelho;
  • Hoje não é diferente, a igreja viva é aquela que prega o evangelho. A igreja que se acostumou com o mundo e vive uma relação social com as pessoas esta morta e ainda não percebeu.
  • Nunca foi objetivo da igreja ser uma estrutura de poder e concentração de riqueza. Historicamente vemos que a igreja romana dominou a terra por muitos séculos e ainda hoje ostenta uma riqueza incalculável.
  • Por outro lado, vivemos em uma época de denominações evangélicas bilionárias, líderes cada vez mais ricos e menos preocupados com o verdadeiro evangelho que liberta.


1.1. A IGREJA É UM GRUPO DE COMPANHEIROS (AT 2.42)
O único livro, considerado histórico do Novo Testamento, Atos dos Apóstolos, começa a descrever os atos da igreja, como uma comunidade praticando o que os apóstolos ensinaram, na comunhão, no partir do pão, e na prática constante das orações. Esse grupo de companheiros chamados de igreja tinha no relacionamento um estilo de vida particular. Por isso a palavra comunhão descreve bem aquele estilo de vida que os crentes tinham. Eles se consideram iguais e se amavam mutuamente. Eles pertenciam a uma nova família, a família de Deus.

  • Cabe ressaltar que a igreja do primeiro século esperava a volta iminente de Jesus, por isto venderam tudo o que tinham e passaram a viver em uma grande comunidade onde tudo era de todos;
  • Vemos aqui o plano de Deus para espalhar o evangelho pois, uma vez vindo a perseguição romana, os crentes não tinha mais casa para voltar e foram dispersos levando as boas novas por onde passaram;
  • Não podemos desprezar porém o exemplo de amor fraternal e comunhão entre eles, principalmente no partir do pão (refeições feitas em conjunto semelhantes a de Jesus com seus discípulos) e nas orações.
  • Não havia espaço para intrigas, dissenções e invejas, antes todos consideravam a todos em alta estima e desejavam apenas o bem para a comunidade.


1.2. A IGREJA É COMPARADA A UM CORPO
Em uma definição cientifica, “o corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, uma depende da outra”. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida. Movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Isso mostra que mesmo o corpo humano se dividindo em cabeça, tronco e membros, nenhuma das partes tem vida própria ou são independente uma da outra. Todas trabalham juntas (Rm 12.3-9).

  • Esta explicação do corpo é a beleza da igreja, como esta escrito, nem todos tem a mesma função, antes todos somos diferentes na igreja, temos nosso próprio DNA, nossa impressão digital de maneira que somos únicos.
  • A igreja como um corpo também é assim, cada um de nós representa um órgão, um membro ou até mesmo uma pequena célula. Por menor que seja a estrutura no corpo, ela é importante para a manutenção da vida.
  • De nada adianta um coração bater se não há sangue para correr nas artérias e veias. De nada adianta o sangue se este não leva consigo oxigênio, nutrientes e células de defesa para preservar a saúde de todo o corpo. Os músculos não funcionam sem o estômago que tem que começar a digestão para que a comida vire energia para este músculo...
  • Poderíamos dar muitos exemplos, mas a ideia é esta, todo membro tem valor na igreja e é parte fundamental da existência dela.


1.3. A IGREJA É UM TEMPLO ESPIRITUAL.
No Antigo Testamento, essa imagem do povo de Deus como edifício do Senhor ensinava que Deus permanecia no meio do seu povo (Tabernáculo/Templo). No entanto. Deus. cuja presença é encontrada em todo o universo, não está limitado a um templo. Assim no Novo Testamento, os cristãos passam a representar o templo de Cristo. Ele é a pedra fundamental (ICo 3.11; Ef 2.20), em que a igreja de Cristo é edificada como santuário do Altíssimo (ICo 3.16), e habitação do Espírito (Ef 2.22).

  • Tabernáculo era uma tenda conhecida como a casa de Deus. Esta tenda era desmontável e acompanhava o acampamento em seus deslocamentos.
  • A adoração a Deus deveria ocorrer no tabernáculo, bem como os sacrifícios a Ele realizados;
  • Um grande templo foi erguido para abrigar a arca da aliança e servir de local de adoração a Deus. Acreditava-se que o templo era o lugar da adoração, porém Jesus em um ato profético determinou que esta forma de adoração acabaria quando teve aquele diálogo com a mulher samaritana como segue abaixo:
  • Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
  • Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
  • Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
  • Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
  • Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
  • Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
  • João 4:19-24
  • Hoje a adoração deve ocorrer em Espírito e em Verdade. O templo é um ótimo lugar para que a liturgia do culto ocorra, para que os irmãos possam disfrutar da comunhão uns com os outros, para que os testemunhos sejam compartilhados dentre várias outras funções. Porém, a verdadeira adoração se faz em Espírito de maneira que, existem muitos “crentes” que estão dentro do templo, mas os corações estão fechados para Deus.
  • De nada adianta ir ao templo se o nosso coração esta inundado com as preocupações deste mundo.


2. O FUNDAMENTO, A MISSÃO E O FUTURO DA IGREJA.
Os historiadores entendem que desde o início, havia uma forte igreja em Jerusalém dirigida e organizada pelos apóstolos. No entanto ela tem seu início já nos primeiros movimentos de pregação e ensinos de Jesus Cristo, que é de fato o fundador da igreja. Durante seu ministério, Jesus viveu como quem tinha a missão de começar uma nova comunidade. Ele, antes de qualquer nova proposta, dirigiu-se à antiga comunidade (a nação de Israel), mas esta o rejeitou (Jo 1.11-12). Então, começou a chamar um grupo de novos alunos, ou seguidores e deu-lhe os princípios normativos dessa nova comunidade (Mt 5.1-10). A partir daí, Ele designou doze homens como liderança daquele novo grupo. Esses homens ensinaram e pregaram em vários lugares os seus ensinos. E, até hoje, continuadamente Jesus está convocando os pecadores, a fim de que desfrutem das bênçãos do reino de Deus.

2.1. A IGREJA E SEU FUNDAMENTO
Apesar de sua constituição humana, a igreja de Cristo tem procedência divina, pois ela foi pensada pelo próprio Deus que a sustenta e faz com que tudo quanto projetou para ela, em sua jornada de peregrinação rumo ao Céu, realize-se. Ela é uma edificação de Deus, e como tal tem um fundamento, sem o qual não pôde ser construída e não poderá se manter de pé ou suportar a ação do tempo em suas estruturas (Mt 7.24-27). E esse fundamento é Jesus Cristo (Mt 18.13-20).

  • Se a igreja fosse obra das mãos de homens ela não resistiria ao inferno, mas por ser obra de Deus e por Ele sustentada, as portas do inferno não prevalecem contra ela;
  • Temos que entender, pregar e ensinar que Jesus é o criador da Igreja e também o sustentador dela. Além disto, a igreja existe para glória dEle e trabalha em Sua obra.
  • Há hoje muitas igrejas voltadas a um evangelho de homens, preocupada em agradar os desejos carnais, em enriquecimento e vida boa nesta terra, estão esquecendo que o centro é Cristo e o alvo é o céu;
  • Muitos hoje não desejam mais fervorosamente a volta de Jesus, ficam preocupados com as coisas deste mundo e não se consideram mais peregrinos nesta terra, antes fizeram aqui morada definitiva e estão assim acomodados e confortáveis;


2.2. A MISSÃO DA IGREJA
Antes de qualquer coisa, a igreja existe essencialmente para adorar a Deus (Jo 4.24). O ensino, a comunhão e o serviço na comunidade cristã têm exatamente essa finalidade, glorificar a Deus em toda a sua grandeza. A igreja proclama o evangelho e faz missões em todos os níveis para que o Senhor seja exaltado entre todas as pessoas e todas as nações. Então, a igreja é um grupo de pessoas redimidas que existem e vivem para a glória de Deus. Jesus disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16). Portanto toda ação da igreja na terra é para glorificar a Deus.

  • Como falamos no tópico anterior, tudo que existe, toda a criação inclusive a igreja foi criada para glorificar a Deus.
  • Partido desta premissa, tudo o que a igreja faz, em qualquer departamento tem que ter como finalidade a glorificação a Deus;
  • Quando surgem escândalos, quando pessoas agem de má fé e exploram os membros, vemos a igreja descumprindo o seu papel principal de glorificar a Deus.
  •  

2.3. O FUTURO DA IGREJA
A igreja de Cristo, em sua jornada neste mundo, mesmo influenciada pelos poderes das trevas, tem um futuro de vitória. Ela aguarda ansiosamente, o retorno de Cristo para buscá-la. Será um maravilhoso evento. A transitoriedade histórica da igreja terá sido consumada naquele dia. A igreja estará para sempre com o Senhor Jesus, nas mansões celestiais, aproveitando o gozo e alegria do futuro celeste. A igreja não está sem direção, ela tem um caminho (Jesus), ela participa do projeto de restauração de Deus para a humanidade. A ela resta apenas a fidelidade até o dia final (Mt 10.22)

  • Esta é a nossa maior vitória, ter o nome escrito no livro da vida e ouvir o som da trombeta naquele grande dia;
  • Nada substitui esta glória, não há dinheiro, conquistas pessoais, grandes feitos que se compare a este dia.
  • Infelizmente, muitos não estão mais desejando o arrebatamento. Há pastores que estão pregando que o arrebatamento é uma grande utopia, algo imaginário e fantasioso e que na verdade o arrebatamento é individual que chegará com a morte de cada crente. Que Deus nos livre destas pregações heréticas dos últimos dias.


3. A MULHER, A POLÍTICA E A DISCIPLINA NA IGREJA
A mulher, a política e a disciplina na igreja são assuntos que ainda são difíceis de discutir com alguns cristãos. Tudo porque alguns perpetuam conceitos preconceituosos.

  • Segundo o Wikipedia: Preconceito (prefixo pré-e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
  • As mulheres estão ganhando seu espaço na obra de Deus, mas a duras penas.
  • No Brasil e nos EUA, já existiram igrejas ditas Cristãs que não aceitavam negros em seu rol de membros.
  • Todos foram criados por Deus e estão aptos a exercer o trabalho em Sua obra.
  •  

3.1. O MINISTÉRIO FEMININO NA IGREJA
Apesar de estarmos no século XXI, ainda existe muita resistência ao ministério feminino na igreja cristã brasileira; evidentemente, por existir muitos preconceitos da parte de alguns. Entretanto, encontramos no ministério de Jesus, muitas mulheres presentes com sua relevante contribuição para a vida comunitária e a expansão do reino de Deus (Lc 8.1-3). Jesus, de certa forma, proporcionou melhores condições para a mulher na sociedade. Ele a colocou no lugar que merecia. Destacou sua importância e a necessidade de tê-las presentes, na igreja, com suas funções e habilidades. Elas aparecem na genealogia de Jesus (Mt 1.3,5,6,16), e como mulheres de destaque na preservação da história de Israel (Gn 38.12-39; Js 2.1; Hb 11.31; 2Sm 11.1-4); e ficou subtendido que mesmo as transgressoras se arrependeram de suas práticas pecaminosas, e creram na obra redentora de Cristo (Hb 11.1,2,32-40).

  • Estamos no século XXI, Jesus veio no século I, na época de Jesus a sociedade era muito mais machista do que hoje, podemos notar isto pela própria Bíblia Sagrada, mas mesmo assim Jesus fez questão de mostrar o quanto as mulheres eram importantes em Sua obra;
  • Biologicamente a capacidade do homem e da mulher em fazer a obra de Deus é o mesmo, não há distinção, mas os costumes ainda barram a maior atuação da mulher na igreja e isto só traz prejuízo para a obra de Deus.
  • O que seria da igreja sem as esposas de obreiros, das irmãs do círculo de oração, do trabalho social por elas desenvolvido. Agora imagine o quanto mais a igreja cresceria se estas irmãs pudessem assumir cargos de gestão e eclesiásticos...


3.2. O PODER POLÍTICO E A IGREJA
Erra quem pensa que não deve se envolver com a esfera política. É preciso estar a par dos assuntos civis que afetam a vida. Participar dos debates da sociedade e se envolver através do voto e da opinião emitida, é muito importante para que o crente contribua contra as impunidades e injustiças praticadas na sociedade. O crente tem que contribuir para a prosperidade de seu país, com motivações positivas e ideias inteligentes (Rm 13.1-17). O que se tem que fazer como igreja, é se manter fiel andando na verdade denunciando o pecado, seja em que esfera for, ajudando a promover a justiça, praticando através da vida a espiritualidade sadia e combatendo o mal (lPe 2.9,10).

  • Vivemos em sociedade, por este simples motivo somos seres políticos. Discutimos os rumos do país, exercemos o direito do voto, reclamamos quando o preço da carne sobe ou a lâmpada do poste em frente nossa casa queima... Devemos sim nos inteirar da política e saber o que acontece em nosso redor;
  • A igreja como agente político tem o dever de denunciar o pecado e os abusos contra os menos favorecidos, tem que ser exemplo de honestidade e transformação de vidas, mas não pode se envolver nas falcatruas tão comuns no meio político.
  • Elias, João Batista e muitos outros denunciaram os abusos dos governantes, mas não se envolveram com a corrupção que tão de perto os rodeavam.


3.3. A DISCIPLINA NA IGREJA
A disciplina cristã tem a função clássica de assegurar o bem-estar na igreja e o seu bom funcionamento. Sendo ela uma instituição divina quanto humana, ela necessita de normas para o seu bom desempenho. Em seu caráter temporal, dispõe de personalidade jurídica e obriga-se a explicitar em estatuto, e, em alguns lugares, o seu regimento interno. Na verdade, a disciplina é um pressuposto em qualquer área da vida. Além das normas, a disciplina ajuda as pessoas em seu caráter preventivo, com o ensino adequado, protegendo os cristãos para que obedeçam as Escrituras. E, é nessa rotina que a Bíblia sempre será a fonte cristalina da disciplina, ela é a base, o parâmetro, a verdade absoluta, com autonomia espiritual, para qualquer assunto que for tratado no seio da igreja de Cristo (2Pe 1.19-21).

  • Vivemos dias em que não se pode disciplinar. O pai não pode disciplinar o filho pois causa nele trauma psicológico, o professor não pode “chamar a atenção” de um aluno e muito menos reprová-lo pois isto não contribui em nada, antes o prejudica pedagogicamente.
  • Esta linha de pensamento tem chegado a muitas igrejas que não mais disciplinas seus membros quando estes pecam. Isto é grave pois esta sendo criada uma cultura de banalização do pecado e consequentemente perda de temor a Deus.


CONCLUSÃO

A igreja de Cristo tem muitos desafios a vencer. Com conhecimento necessário das Escrituras, uma vida de santidade, de comunhão com o próximo e com Deus será possível vislumbrar a vitória diante dos assuntos da atualidade. É preciso se contextualizar sem abandonar as doutrinas elementares das Escrituras. Dialogar com o mundo sem negociar os pontos cardeais de nossa fé. A vida simples, a prática das disciplinas espirituais, é do que precisamos para cumprir o nosso papel de igreja de Cristo no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário