domingo, 6 de janeiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CRISTÃO


A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CRISTÃO

Lição 2 – 13 de Janeiro de 2013

TEXTO ÁUREO

“Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir”. Dt 6.1

VERDADE APLICADA

A educação cristã deve promover entusiasmo, ânimo e vida cristã em abundância.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar que não existe genuíno cristianismo senão através do ensino prático de Jesus Cristo;
  •  Indicar quais as esferas em que o ensino cristão deve ser aplicado;
  • Revelar a necessidade de desenvolvermos um caráter, à semelhança de Jesus mediante o ensino.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

Dt 6.6 - E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
Dt 6.7 - e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Dt 6.8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
Dt 6.9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

INTRODUÇÃO

O ensino cristão atua na vida como um todo. Ele abarca todos os aspectos da vida humana, tanto para o presente como para a eternidade. Na família ou no indivíduo, o seu impacto é sempre positivo. Sua fonte de autoridade são as Escrituras, e seus propósitos são fundamentais para promover progresso social. Na lição de hoje, estudaremos sobre a natureza, os propósitos e os resultados desse ensino.

  • Meu primeiro comentário esta em Oséas 4:6 (NIV) Meu povo é destruído por falta de conhecimento;
  • Temos aqui um assunto de extrema importância para todo cristão, muitas heresias, desvios da verdade e quedas de crentes ocorre pela falta de conhecimento;
  • Conhecer a bíblia é ter base para esta vida e esperança para a eternidade.
  • A bíblia nos ensina mais que o caminho do céu, nos ensina a ser cidadãos com postura ética e que agrada a Deus.


1. O ENSINO CRISTÃO E SUA NATUREZA.

Desde o nascimento, entramos num circuito de constante aprendizado, que caso nos empenhemos, seguir-nos-á em toda a nossa existência. Aprendemos a falar, andar, relacionar-mos com as pessoas, a partir das nossas famílias e depois enfrentamos longos anos escolares, cursos, etc. A inserção do indivíduo na sociedade é possível também graças a este incessante ato de aprender. A educação cristã deve ser compreendida como um elemento que deve permear e nortear, desde o mais cedo possível, a vida de um indivíduo por causa da importância que ela tem como veremos abaixo.

  • Desde o nascimento: A mente é como uma folha em branco em que se pode escrever uma história de sucesso ou não; Aprendemos aqui a importância do ensino correto desde a infância.
  • Esta folha pode ser apagada e escrita de novo, graças a transformação pelo Espírito Santo, mas este processo costuma ser doloroso, melhor é aprender o correto desde o início.
  • Note que o comentador fala sobre o incessante ato de aprender, isto é, um desejo constante de aprender mais de Deus.
  • Aqui em Catalão nosso Pastor Presidente – Eurípedes Pereira de Souza – é um dos alunos mais assíduos da EBD, mesmo tendo mais de 50 anos de ministério.


1.1 E UMA ORDEM SUPERIOR (Dt 6.6)

Moisés foi muito claro quanto às instruções e mandamentos que ele passava aos filhos de Israel; eram da parte do Senhor Deus (Dt 6.1). E que assim tais palavras deveriam ser observadas e postas em práticas com o coração (Dt 6.6). Quando o Senhor Jesus deu os seus mandamentos que constam no sermão do monte frisou a praticidade dos mesmos (Mt 7.24). Bem como recomendou que todos eles fossem ensinados integralmente no campo do discipulado (Mt 28.20). Logo, todo o ensino cristão deve ser posto em prática a partir do coração por ter em sua fonte uma ordem superior, caso contrário poderá ser entendido apenas como preceito humano.

  • Eram da parte do Senhor: Não é uma opção para o crente que decide a seguir e obedecer ao seu Senhor é uma ordenança!
  • O crente deve aprender a palavra de Deus, observá-las e coloca-las em prática (Não basta conhecer, tem que praticar);
  • As crianças por sua vez devem ser ensinadas no caminho em que deve andar. Observe que na referência em Dt 6.1 era dever das famílias o ensino às crianças;
  • Observe que o comentador relata o sermão da montanha dado por Jesus onde as referências citadas são todas para a prática de vida diária, enfim, a bíblia deve ser estudada para ser colocada em prática.


1.2. É TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS (Dt 6.7)

Evidentemente entendemos que todo ensino de vida cristã é transmitido por via humana, conquanto se tratem de princípios universais e eternos. Quer dizer que se aplicam a todos os homens, com efeitos eternos, capaz de salvar perfeitamente os que o aprendem. Não há vida cristã sem instrução, pois só é possível obedecer a Jesus Cristo mediante a assimilação consciente e esforço próprio do ouvinte. Aí fica claro os dois polos dessa questão: primeiro o compromisso de se transmitir conhecimento com modo teórico e prático; segundo, a responsabilidade de, com paciência ouvir e praticar.

  • Transmitido por via humana: Nada mais é do que participar da EBD, cultos de ensino, estudos bíblicos... A bíblia se aprende com “gente como a gente” ensinando.
  • Infelizmente vemos cultos de milagres e vitórias cheios e cultos de ensino vazios;
  • Lembre-se o ensino é que nos faz aprender o caminho do céu.
  • Não há vida cristã sem instrução: Há muitos em cima do muro achando que estão no caminho do céu, tudo porque não dão ouvidos ao aprendizado, antes estão atrás de pregação de homens que estão mais voltados a autoajuda do que a verdade que liberta.
  • Aos professores fica o alerta, a teoria deve estar atrelada a prática, quem ensina doutrina, deve ser exemplo prático na sua vida diária.


1.3. O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO SOCIAL CRISTOCÊNTRICO (Dt 6.7b)

Ao observar o texto que diz, “e delas falarás assentado em tua casa” entende-se que a família deve ser a primeira fonte de aprendizado cristão. Ainda que haja ensinadores nos templos e escolas que desenvolvam tal trabalho, este deve ser visto como educadores adjuntos e não a base principal. Tal magistério cincumbência prioritária dos pais, capaz de transformar e conduzir em paz qualquer sociedade em qualquer tempo, é só uma questão de experimentar. Quando se falha nessa missão os prejuízos são inevitáveis: a falta da alegria do Senhor, que vai sendo substituída por falsas alegrias; uma vida vazia, sempre a busca do preenchimento impossível; e, finalmente, a caminhada transitória debaixo de um enorme peso espiritual. Lembre-se de que não foi por acaso que o Messias disse, “aprendei de mim... e achareis descanso para a vossa alma...” (Mt 11.29)(.

  • Cristocêntrico: Que tem Jesus como centro das nossas vidas;
  • Quando leio o comentário acima, lembro-me que os cultos domésticos estão fora de moda;
  • A leitura bíblica em família, o louvor (com hinos da harpa de preferência) foi e anda é a base para que muitas famílias permaneçam no Senhor;
  • Cuidado com a transferência de responsabilidade: Pastores, Professores seculares, Professores da EBD não educam os filhos, podem ser vistos como auxiliares, mas o principal responsável por isto são os pais.
  • O ensino bíblico é rico em valores morais e éticos e evita que filhos cresçam sem valorizar a vida, os bens tornando-se pessoas moralmente sadias e não mesquinhas, fúteis que valorizam os objetos e não as pessoas e seus sentimentos.


2. O ENSINO CRISTÃO E SEUS PROPÓSITOS

Os propósitos do ensino cristão são bem diversificados e, dada a natureza relevante e extensa desse assunto, selecionamos alguns tópicos trabalhados a partir do texto bíblico de Deuteronômio 6, considerados de suma importância para uma reflexão prática. Tal ensino deve abranger três esferas de relacionamento, isto é, que apontam para o desenvolvimento espiritual e individual do ser, sem jamais negligenciar as atividades sociais que visam o bem estar do próximo.

2.1. EM SEUS ASPECTOS RELACIONAIS

As Escrituras sabiamente nos trazem os principais aspectos relacionais que foram ensinados pelo Senhor Jesus. As três direções de seu ensino são: Deus, o próximo e a si mesmo (Mt 22.37-39). O amor é um sentimento para ser aprendido nos seus mais variados aspectos que estão contidos no fruto do Espírito, (Gl 5.22; ICo 13). Pela prática do amor nessas três direções é que se está resumido tudo o que consiste os mandamentos de Deus. Por exemplo, quando somos fiéis, quando nos alegramos e somos pacientes na tribulação por amor ao evangelho, estamos amando a Deus. Quando demonstramos paciência diante das fraquezas alheias, ou perdoamos alguém assumindo determinado prejuízo emocional ou não, estamos amando nosso próximo. Ainda há um outro exemplo e está relacionado a nós mesmos: quando cultivamos o pudor, a honestidade e a decência, não é apenas porque não queremos prejudicar os outros, é porque somos ensinados a nos amar e ter uma auto-imagem positiva e respeitosa de si mesmo.

  • O homem é um ser relacional e sendo assim, deve ter harmonia na sua relação com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
  • Excelente comentário da revista (parte grifada), aconselho a ler com seus alunos.


2.2. EM RELAÇÃO AO MÉTODO PEDAGÓGICO (Dt 6.7)

O método bíblico pedagógico a ser aplicado em nada deixa a desejar à moderna ciência da pedagogia. Além do aspecto familiar, há curiosamente três aspectos em que o ensino cristão deve se debruçar: o pessoal, em que os pais devem ensinar diretamente aos filhos. Tal incumbência não poderia ser adiada ou transferida sem prejuízos. Houve um tempo em que se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor, evidentemente porque a educação religiosa foi desprezada e abandonada (Jz 2.10b). O segundo método diretamente ligado ao pessoal é o demonstrativo, onde os pais devem exemplificar com a própria vida o ensino. E por último, a saturação, quer dizer que deveria falar em todas as oportunidades com os filhos, quando estivesse descansando em casa, no caminho da lavoura, pela manhã quando se levantava ou ao dormir.

  • Pedagogia nada mais é do que a ciência relacionada à educação de crianças. Do grego vêm os vocábulos paidós (criança) e agogé (condução).
  • Andragogia seria o ensino de adultos, porém é comum se usar o termo pedagogia para se referir a educação como um todo;
  • Comente sobre os 3 aspectos citados.
  • Aspecto pessoal: Ensino bíblico dado pelos pais (principais responsáveis por esta etapa);
  • Aspecto demonstrativo: Podemos resumir como exemplo. Os pais devem ser exemplos dos filhos, daí Salomão escrever: Ensina o filho NO CAMINHO, isto é profundo pois no caminho significa ao lado dele, encorajando e servindo de exemplo. Nada tem a ver com mostrar O caminho;
  • Aspecto da saturação: Podemos dizer do ensino constante das escrituras, em todo o tempo e em qualquer situação. Perguntas como, nesta situação o que será que Jesus faria? Devem permear a vida da família cristã. Além disto, lembrar-se das escrituras e falar sobre ela em oração pelo menos 4 vezes ao dia com a família (se possível for), Pela manhã (café da manhã), no almoço, na janta e antes de dormir, além do culto doméstico que já foi mencionado anteriormente.


2.3. EM RELAÇÃO AO TEMPO E MEMÓRIA

O tempo do ensino é hoje, e seu propósito é para a geração vigente. Não se pode preterir, toda oportunidade é oportunidade de se ensinar aos filhos, discípulos ou responder a razão da fé aos infiéis. No Antigo Testamento, os mandamentos de Deus deviam estar atados à mão dos filhos de Israel, escrito nos umbrais e nas portas das suas casas como um sinal mnemónico para o próprio fiel e quem mais pudesse ler as leis (Dt 6.9). Ainda hoje, vê-se nas ombreiras das portas das residências de certos judeus, tais sinais mnemónicos. Devemos entender tal orientação não apenas para a lembrança da vontade de Deus, mas para a sua prática (Dt 11.20-22).

  • O tempo é hoje, por mais que se chegue cansado em casa, por mais que o programa de TV esteja interessante, ou que os filhos queiram ficar na internet, há que se ter um tempo destinado a Deus nas famílias e ele deve começar a vigorar já;
  • Conheço um grande numero de pais arrependidos e que vivem uma vida de remorso por não ter educado seus filhos no passado por preguiça ou falta de interesse e estes hoje vivem perdidos no mundo;
  • Cristo deve ser trazido a memória o tempo todo, num momento inesperado, o filho ensinado pelos pais, clama o sangue de Jesus, enquanto o que não desenvolveu temor a Deus profere xingamentos terríveis na hora da surpresa desagradável.
  • Costumo brincar com meus alunos que um teste para o crente é quanto ele dá com a canela na cama, ou martela o dedinho ou ainda enfia o dedinho do pé debaixo da porta sem querer, o que sai da boca dele nesta hora??? A boca fala do que o coração esta cheio, o crente ensinado nas escrituras clama o sangue de Jesus!
  • Quando o comentador fala sobre responder a razão da fé aos infiéis, leia com eles 1Pe 3.15 e comente sobra a importância da resposta branda.


3. RESULTADOS DO ENSINO
Aquele que planta uma semente espera, dela, algo colher para sua satisfação. Em toda atividade, espera-se que dela se obtenha resultado, tal coisa não é diferente quando se ensina os caminhos do Senhor. Instruir é um trabalho vigoroso, que exige humildade, paciência e esperança quanto aos resultados, que se podem ver a curto ou longo prazo. Basta lembrarmos de Jesus, que, nos evangelhos, é chamado de Mestre, mais do que qualquer outra coisa, então nos sentiremos motivados a ensinar. Foi a Sua docilidade, conhecimento e sabedoria que o tornaram inesquecível.

  • Ensino é algo realizado com paciência, é uma semente que pode brotar logo ou dar frutos em um futuro longínquo (talvez nem estejamos mais aqui para ver a semente que plantamos pelo ensino bíblico)
  • MESTRE: Este é o título dado a Jesus, se você ler o sermão da montanha, perceberá a pedagogia de Jesus. Não vemos ele gritando, esbravejando, usando frases de efeito ou iludindo as pessoas com promessas que não irão se cumprir. Jesus pedia que as pessoas sentassem em grupos, fizessem silêncio e posicionava-se em um local alto para poder falar (ensinar) com calma, usando para isto, coisas do cotidiano.
  • Jesus mas se parece com um professor da EBD do que um conferencista.


3.1. DESFAZENDO EQUÍVOCOS

As promessas de Deus aos filhos de Israel eram alcançadas no tempo oportuno mediante obediência. Elas aludiam à respeito da entrada na terra prometida, de paz e prosperidade. Por causa disso, alguns alegam que as promessas de Deus para as tribos de Israel eram terrenas, e que as promessas para a Igreja seriam futuras, para o reino no céu. Esse tipo de pensamento peca contra a unidade do Antigo e Novo Testamento, além de transformar o cristão num elemento indiferente e alienado quanto a sua atuação social e aos fatos que sucedem no mundo hodierno. Embora a educação cristã seja uma semeadura constante, devemos esperar os resultados a curto e a longo prazo, o que nos responsabiliza a um empenho incessante no ensino da Palavra de Deus.

  • A obediência ao ensinamento bíblico permite ao cristão alcançar os frutos de sua semeadura no tempo presente (como Israel nos tempos do velho testamento) e também na vida eterna;
  • Não se deve pensar que o ensino nos garante a vida eterna apenas sem nenhum beneficio nesta terra;
  • Aqueles que dão ouvidos a palavra de Deus são abençoados nesta terra e no porvir terão a vida eterna;
  • Se pensarmos só na vida eterna, desprezaremos a ação social do ensino bíblico no que tange a formação de homens e mulheres íntegros e consequentemente a criação de famílias tementes a Deus e obedientes às leis.


3.2. LONGEVIDADE (Dt 6.2)

Uma pessoa que conduz a sua vida dentro dos padrões divinos, por ele se organizará de tal forma que terá crédito para viver longos dias. Afinal, basta observar que os rebeldes a Deus, aos pais e à estrutura social não duram muito. Muito menos ainda naquela sociedade antiga. Embora a existência de impiedosos aflija o justo, e ele tenha consequências de seus atos, a vida deles é como a névoa cujo sol a desfaz pela força de seu brilho. A longevidade é um prémio para os obedientes a Deus, porém não significa que todas as pessoas genuinamente comprometidas com o evangelho viverão 90 anos ou mais.

  • Não há como não citar o versículo: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá (Ex 20.12).
  • Quantos filhos morrem por acidente de veículos, overdose, brigas... por não dar ouvidos aos ensinamentos dos pais;
  • Da mesma forma as palavras ensinadas por Jesus por meio da bíblia nos ensina a viver na Sua vontade de forma feliz e intensa.
  • Lembremo-nos do hino: As palavras do Senhor, São palavras de vigor, Me ensinam, me guiam, Me trazem a luz, as palavras de Jesus.


3.3. PROSPERIDADE (Dt 6.3)

Ser bem sucedido e próspero é um tema nas Escrituras sempre associado ao aprendizado (Dt 6.2). Salomão buscou sabedoria, e Deus, além desta, premiou-lhe com riquezas simultaneamente. Vivemos hoje um momento muito especial, aqui no Brasil, de muita prosperidade em função de vários fatores, que inclui principalmente o interesse pela educação. A verdadeira riqueza de um povo não jaz nos recursos naturais de seu país, mas na mentalidade que possui. O ensino da Palavra de Deus tem participação efetiva em nossa prosperidade, visto que a Bíblia foi uma poderosa aliada na alfabetização de muitos, nunca se aprendeu tanto a Bíblia Sagrada como nos últimos anos através dos diversos meios disponíveis. O ensino bíblico junto ao secular tem contribuído eficazmente para elevar a estima e a autoconfiança de milhões de jovens cristãos que estão alcançando patamares inimagináveis por suas famílias e amigos.

  • Devemos ter cuidado ao comparar prosperidade com riquezas, infelizmente é isto que temos visto na igreja atual, pessoas querendo prosperar, mas achando que isto significa apenas enriquecer;
  • Prosperar é ser bem sucedido naquilo que se propõe a fazer, há famílias ricas que não são prósperas.
  • Salomão foi próspero, no sentido literal da palavra, apenas em uma parte de sua vida, no final, quando ele permitiu cultos pagãos em Israel, podemos dizer que, mesmo sendo o rei mais rico conhecido, ele não prosperou na segunda parte do seu reinado.
  • É interessante comparar a evolução profissional de quem estuda com a evolução espiritual de quem aprende a bíblia;


CONCLUSÃO

O coração do ensino cristão pode se resumir pelo fato de Jesus Cristo viver através de nós, a sua igreja; e que isso é demonstrado quando desenvolvemos o sentimento de amor em nós mesmos nas três direções como falamos acima. E dessa maneira que não vivemos meramente, mas que espelhamos o Filho de Deus para que todos vejam e tenham oportunidade de viver segundo a sua graça, amor e poder.

5 comentários:

  1. Professor Boa noite, parabéns pelo seu blog não sei se o Senhor tem ele a muito tempo, sou Professor de EBD já tem 5 anos na classe dos jovens, sou formado em Biologia e curso Física atualmente, ao longo desses anos venho buncado na internet um blog ou material com estes cometário para incorporar no meu plano de aula que elaboro antes das aula, gostei muito e irei utilizar seus comentários na classe, gosto de promover debates(diálogos) na classe para saber a visão dos alunos, para construir saberes e ideias na classe. Parabéns e estarei sempre aqui agora buscando mais informação para o crescimento espiritual da obra de Deus... José Mendonça- Araruama - RJ...

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  2. A aula hoje foi maravilhosa com o apoio do blog, foi edificante na presença de Deus, debatemos a luz da bíblia, forma levantados vários pontos importantes e depoimentos do ensino cristão... Parabéns, e espero o comentário da lição seguinte!!

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  3. Obrigado a todos, continuem conosco e ajudem-nos a divulgar esta ferramenta.

    Deus abençoe vocês.

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  4. Oi Humberto,
    Li toda a lição e gostei muito. Parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em prol da obra do Senhor.
    Grande abraço

    Cibelle Formiga

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